segurança

Muitos empreendedores buscam saber sobre o sistema de detecção alarme e combate a incêndio, item imprescindível para segurança de qualquer empresa, independente do setor de atuação no mercado.

Entretanto, o que muita gente ainda não conhece é que existem inúmeros modelos e equipamentos de segurança, que tem como intuito promover tranquilidade, tanto para o gestor do setor como aos funcionários que ali ficam durante o expediente de trabalho.

A partir desse ponto de vista, produzimos este conteúdo especial com 3 itens que melhoram a segurança do prédio empresarial. Acompanhe o restante do artigo a partir dos demais tópicos.

1. Sistema contra incêndios

Tomando com base o exemplo dado acima, o sistema de alarme contra incêndios é um dos mais instalados nos prédios, tanto empresariais como residenciais.

Para se ter ideia, a quantidade de incêndios no Brasil cresce a cada dia e, na maioria dos casos, o acidente acontece em decorrência da falta de manutenção adequada no local.

Este ponto é um grande indicativo de que nem todos os estabelecimentos comerciais, industriais e residências possuem um sistema de detecção e alarme de incêndio.

Além da instalação, vale ressaltar que o equipamento necessita de manutenção periódica para, assim, continuar sempre em bom funcionando, assegurando a integridade do prédio e, sobretudo, dos funcionários do local.

Vantagens do alarme de incêndio

Além de garantir a segurança predial, bem como a qualidade de vida das pessoas que o frequentam, os sistemas que previnem incêndios promovem as seguintes vantagens:

  • Melhora a gestão de acidentes;

  • Contribui para a regulamentação do empreendimento;

  • Baixo custo de investimento;

  • Previne acidentes.

 

Sendo assim, a normas regulamentadoras – mais especificamente a NR-23 – é a Norma que determina o uso de equipamentos e métodos de proteção contra incêndios para empresas, prédios comerciais e residenciais.

2. Tela para proteção

tela de arame para portão é um dos itens mais simples e funcionais presentes na indústria, uma vez que garante a proteção de locais como campos de futebol, terrenos, obras de construção civil, dentre outros espaços que necessitam de proteção.

Este tipo de proteção é empregado em proteção perimetral e, mesmo há tanto tempo no mercado, ainda promove a devida segurança aos mais variados empreendimentos.

As grades são formadas por fios de aço galvanizado, promovendo proteção contra ações corrosivas, às famigeradas ferrugens.  Elas costumam apresentar facilidade no quesito instalação, levando no máximo um dia de serviço em grandes perímetros.

Ainda assim, o sistema de proteção por telas não exige muita manutenção, basta instalar e usufruir dos benefícios que elas proporcionam. Entretanto, é necessário tomar cuidado com o tipo de serviço prestado pelas empresas que fornecem a grade.

Sendo assim, o ideal é buscar por qualidade de material, solidez de mercado e verificar ainda se a empresa tem credibilidade no mercado.

Complemento para as grades de segurança

A grade de proteção pode contar com alguns complementos que potencializam a segurança dos espaços. Entre eles, destacam-se as lâminas, arame farpado ou até mesmo a cerca elétrica.

Deste modo, qualquer eventual invasor vai pensar duas vezes se deve ou não entrar em determinados locais.

3. Programa PPRA

Muitas empresas ainda não contam com o programa ppra para colaboradores, pois o tomam como algo desnecessário à organização. Entretanto, cabe ressaltar a importância desse tipo de serviço aos prédios empresariais.

Por sua vez, o PPRA – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais é um programa estabelecido pela portaria nº 25/94 do MTE/SSST, e deve ser desenvolvido e aplicado nas empresas para garantir a melhoria progressiva e gradual dos ambientes ocupacionais.

Todas as empresas que admitem trabalhadores regidos pela CLT são obrigadas a manter uma equipe responsável pelo PPRA, assim como determina o Artigo. 9.1.3 da NR nº 09 do Ministério do Trabalho.

O procedimento trata a parte integrante do conjunto mais amplo das iniciativas da empresa no campo da preservação da saúde, bem como a integridade dos colaboradores.

Qual é o objetivo do PPRA e como ele ajuda na segurança?

O objetivo principal do PPRA é preservar a saúde e a integridade física dos trabalhadores, por meio de ações de prevenção e controle dos riscos ambientais, tais como:

  • Ruídos;

  • Vibrações;

  • Calor;

  • Frio;

  • Radiação;

  • Gases;

  • Vapores;

  • Dentre outras complicações.

 

Geralmente, o serviço é comandado pela equipe de segurança do trabalho da empresa, que analisa, treina e orienta todos os funcionários do local sobre os possíveis perigos e riscos ocupacionais.

Portanto, esses são os três principais itens que mantém a segurança dos prédios empresariais em dia.