decks

A decoração de uma residência ou estabelecimento comercial é fundamental, tanto para o dono quanto para os visitantes, isto se estende para os decks.

O aspecto funcional e estético de um ambiente é igualmente importante. Isso porque o aspecto prático mostrará quanto trabalho o ambiente demandará; e o aspecto estético mostrará o retorno disso.

Praticidade, manutenção e uma bela estética

Isto se torna ainda mais nítido quando se trata de um estabelecimento comercial, como um hotel ou clube.

Pois para que o estabelecimento possa ter lucro, e valha a pena, os gastos não devem ser maiores do que os ganhos, isso é óbvio.

Todavia, a estética dos ambientes de estabelecimentos comerciais, ao contrário das residências, não serve apenas para satisfação pessoal do dono, mas sim como investimento.

O estabelecimento com ambientes esteticamente bonitos e elegantes, tornam-se mais agradáveis, atraindo mais clientes.

Mesmo para as residências, muitas vezes, alguns itens, ainda que belos, não compensam ao dono, pela demanda de trabalho e manutenção que trazem.

Portanto, tanto para os negócios, quanto para o lazer pessoal, é necessário equilibrar: estética com praticidade; o útil ao agradável.

Tipos de deck para sua área de lazer

Pensando nesses fatores, veremos três tipos de decks que podem ser utilizados na sua área de lazer, dependendo de suas necessidades (de espaço e orçamento) e também gosto pessoal.
Os decks são plataformas com certa elevação que podem ser usadas de diferentes formas, como veremos a seguir.

1. Deck para varanda

O deck de madeira para varanda é formado por um conjunto de plataformas de madeira que são ligadas umas às outras para fornecer um piso quente vazado e mais elevado do que o piso da varanda.

Pisos quentes são aqueles com mais capacidade de isolar calor (como madeira, por exemplo).
Esse tipo de deck pode ser usado também em conjunto com o pergolado de madeira para formar um ambiente aconchegante em áreas externas.

Caso colocado debaixo de uma cobertura, o deck de madeira possibilitará uma sensação de conforto semelhante a um ambiente interno, com as vantagens da área externa.

2. Deck para piscina elevada

Caso a propriedade do imóvel não permita a criação de uma piscina escavada, ou caso a criação desta não compense por causa do trabalho e gastos, uma boa solução é uma piscina elevada.

A piscina elevada com deck é como a piscina comum, porém acima do nível do solo, onde não é necessária escavação.

Ela pode ser instalada ainda em terrenos com desnível, onde o desnível é compensado com estruturas, e com o deck de madeira.

3. Deck flutuante

Perfeito para lagos, artificial ou não, e regiões costeiras. O deck flutuante é uma plataforma, assim como as outras, a diferença está na forma de fixação.

Enquanto os outros decks, suspensos, são fixados em terra firme, no fundo dos lagos e mar, o deck flutuante é suspenso pela própria água. Ele funciona semelhante a uma balsa imóvel.

Possui um aparato que possibilita que ele boie e fique estável. Geralmente são usadas âncoras para que a parte em cima da água não saia do lugar, enquanto a parte perto da terra é presa ao solo.

Esse tipo de deck é uma ótima opção de paisagismo e é muito usada em propriedades na beira de lagos.

Elas podem ser usadas para pesca, embarque e desembarque de barcos, canoas e pedalinhos, e também é um bom lugar para se passar tempo admirando a paisagem natural.

É bastante usado por ter uma instalação mais fácil e simples do que os decks suspensos, pois não necessitam de fundações para sustentação.

Construir um bom deck depende, além do projeto, de materiais de qualidade e bons profissionais.

Sendo que a madeira de qualidade, com um bom tratamento, pode potencializar muito a vida útil do seu deck. Essa não é uma tarefa nada fácil para amadores.

Por isso é altamente indicado a escolha de uma empresa com experiência no ramo de itens de madeira para paisagismo.

Assim se poderá ter confiança de que seu deck durará o máximo possível, com o mínimo de manutenção necessária e sem oferecer nenhum tipo de risco aos usuários.

As empresas que trabalham com decks de madeira, geralmente trabalham com outros itens de paisagismo em madeira como:

  • Pergolados;
  • Mezaninos;
  • Bancos e mesas para ambientes externos;
  • Choupanas;
  • Casas de madeira pré-fabricadas;
  • Portas e janelas.