design

A decoração de interiores é uma área que cresce de acordo com a demanda da sociedade em personalizar suas residências de maneira que se tornem mais confortáveis, práticas e bonitas. Uma modalidade que ganhou força foi o design industrial, que traz consigo um conceito mais rústico.

Os decoradores, designers de interiores, fazem mais do que colocar mobília nova na casa, eles planejam o ambiente de acordo com a necessidade do cliente, e expandem a mente para as opções mais funcionais, modernas e também bonitas.

Quando se trata de decoração, uma casa agradável e bonita proporciona:

  • Melhora na qualidade do tempo em família;
  • Orgulho para os donos ao hospedarem amigos e parentes;
  • Um ambiente propício para confraternizações;
  • Melhor qualidade do descanso;
  • Satisfação pessoal;
  • Bom humor dos moradores.

A casa deve ser sempre o lugar mais confortável e agradável para estarmos. Ela deve ser um refúgio para os dias mais cansativos e difíceis, e um descanso para os dias de folga, férias ou aposentadoria.

Passamos grande parte das nossas vidas em casa, e se ela não for o melhor lugar para estar, então não está cumprindo seu propósito. O conforto de uma residência pode ser dividido entre funcionalidade e estética.

Conforto depende de estética e funcionalidade

Funcionalidade porque o ambiente da casa não pode ser trabalhoso, complicado e custoso demais. Vemos isso em projetos que possuem itens, que embora pareçam oferecer um conforto, na verdade geram dores de cabeça.

Por exemplo, uma casa com uma enorme piscina, em um local que faz frio a maior parte do ano, é melhor pensar se você está disposto a manter um gasto desse tamanho durante o ano todo, para só usufruir em uma época; caso a resposta seja positiva, vá em frente, caso não, melhor optar por algo menor e talvez aquecido.

Ou então, um exemplo clássico da falha de projeto: você monta o Loft dos seus sonhos e, então, percebe que as tomadas são poucas e longínquas, assim, cada vez que você precisar carregar seu celular enquanto usa, precisará usar uma extensão, ou então fazer uma reforma, ou até mesmo colocar paredes de drywall (gesso acartonado).

O segundo aspecto, a estética, é importante pelo motivo óbvio: todos querem que sua casa seja agradável ao olhar – é uma qualidade intrínseca ao ser humano: a beleza.

Tanto para as visitas quanto para você mesmo, uma casa bonita, de acordo com o seu gosto, fará com que você fique satisfeito e sem arrependimentos depois.

Mas cuidado, ainda que o seu gosto seja o aspecto mais importante, vale a pena contar com as outras opiniões para não acabar com uma casa cheia de detalhes sem sentido.

Dicas para decoração com design industrial

Nem sempre temos a plena convicção do que queremos. É como ir a um restaurante e pedir o cardápio para poder escolher.

Então, veremos agora uma série de cinco itens de design industrial para que você cogite, pois, sem dúvidas, eles deixarão sua casa com um ar de modernidade.

1. Painel wall cimentício

O painel wall cimenticio é um painel formado por um miolo de madeira e exterior de cimento. Ele é ótimo para áreas externas e internas. Esses painéis dispensam acabamento e dão um aspecto de concreto aparente.

Combinado com a decoração moderna e outros itens, o painel dá uma aparência urbana, moderna e muito bonita para sua casa.

2. Piso de madeira

O piso de madeira colocado nas casas gera um excelente contraste com o concreto aparente e os demais itens de design industrial. Além disso, eles são bem resistentes, bonitos e duráveis.

Por serem de madeira, é um tipo de piso quente, o que gera mais conforto. O detalhe, porém, é sua restrição à lavagens com água em abundância. A instalação de piso laminado é uma alternativa mais barata, e esteticamente agradável também.

3. Luminária de inox

As luminárias de aço inoxidável são excelentes nos quesitos durabilidade e beleza. Elas se complementam bem com os outros itens e conferem um ar muito contemporâneo aos ambientes.

4. Mezanino

O mezanino é um nível entre o térreo e o primeiro andar. Uma espécie de meio nível formado por plataformas.

Mas na arquitetura industrial, o significado se estende a um primeiro andar que não ocupa toda a área do térreo, deixando algumas áreas com o pé direito do térreo chegando até o teto do primeiro andar. Para ter uma melhor visualização, podemos compará-lo a uma “sacada interna”.

5. Escada caracol

A escada caracol é muito funcional e compacta. Ela pode ser de metal ou concreto, sendo que a escada caracol de concreto preço custa em torno de R$1.500,00, dependendo da altura, tipo e região. Esse tipo de escada de concreto pode acompanhar, também, corrimões metálicos.