trabalho

Morar sozinho é um dos principais objetivos de muitas pessoas, mas é claro que é necessário um  planejamento adequado para evitar grandes transtornos. 

Afinal, é um passo importante, e mobiliar uma casa com os utensílios domésticos certos  pode parecer uma tarefa complicada no início, mas com as dicas certas, os resultados podem ser satisfatórios. 

As prioridades devem ser rigorosamente definidas para manter um custo-benefício e evitar perdas. Por isso, é preciso ficar atento às coisas que parecem simples à primeira vista, bem como às coisas que são essenciais para o dia a dia, como comprar luvas de segurança

Qual é o item doméstico mais importante? 

Por mais que existam particularidades evidentes no cotidiano das pessoas, é válido observar que há alguns elementos cruciais e que consequentemente, não podem ser esquecidos por quem vai morar sozinho, tais como:

1) Cama 

Claro que uma cama é essencial e podem surgir dúvidas sobre qual modelo colocar no quarto. No entanto, depende basicamente do tipo de espaço, das preferências dos ocupantes, do  conforto proporcionado e das medidas tomadas. 

Isso se deve ao fato de que modelos box e até mesmo tradicionais podem apresentar grandes divergências. Independentemente da compra, deve-se ter o cuidado de garantir que seja uma opção confortável e adequada para o uso diário

2) Fogão

Garantir um recurso para o preparo de alimentos é de grande importância e uma das vantagens de escolher um fogão pode ser a presença do forno. 

Assim como os outros tópicos do texto, o morador pode se deparar com diversas opções, inclusive menores para atender suas necessidades e ao tipo de investimento desejado. 

A opção a gás de quatro bocas funciona bem se o espaço for apertado e o equipamento for pouco usado, mas o fogão maior é mais indicado para quem tem muitas visitas e quer cozinhar com mais frequência. 

3) Armários

Os armários são um importante elemento de organização, especialmente na cozinha. Com um grande número de opções, os templates prontos são uma solução prática e barata. 

Se pretende uma solução mais específica, pode contar até mesmo com uma fábrica de móveis de fibra sintética área externa e escolher um que se adapte ao seu ambiente em termos de funcionalidade e espaço. 

4) Geladeira 

Ao escolher uma geladeira, é muito importante analisar cuidadosamente as suas necessidades de tamanho. Para quem mora sozinho, é comum um modelo com capacidade em torno de 300 litros com freezer e com apenas uma porta. 

É interessante avaliar a praticidade e avaliar o consumo de energia, além dos recursos oferecidos. Por fim, existem opções com mais portas e mais capacidade, com múltiplas funcionalidades como: filtro de água, compartimento para latas, verduras, entre outros.

5) Utensílios de cozinha 

Por mais que alguns eletro domésticos sejam cruciais para a cozinha, há outros utensílios que merecem destaque e que não podem faltar em uma cozinha de quem pretende morar sozinho, principalmente ao considerar a frequência do uso no dia a dia.

Por exemplo, a mesa, jogos de talheres, panelas e pratos. No caso da mesa, opções como o vidro, madeira e até mesmo as mesas de inox são muito visadas devido à durabilidade e valor agregado à estética que apresentam. 

No caso de pratos, talheres e panelas, hoje em dia é possível encontrar jogos dos mais variados tipos e tamanhos e podendo encontra até opções de equipamentos para cozinha industrial para serem colocados em sua cozinha. 

Como tornar o ambiente mais funcional? 

 Além de garantir utensílios domésticos, para  melhor aproveitamento do espaço em geral, é interessante se ater a elementos que possam contribuir para que o ambiente possa atender aos seguintes requisitos: 

  • Conforto;
  • Usabilidade;
  • Acessibilidade;
  • Segurança.

A mobília sob medida citada anteriormente se enquadra nesse cenário, porém, há possibilidade de recorrer também a uma fabricante de móveis de madeira para contribuir com a funcionalidade do ambiente. 

Os elementos decorativos também têm um grande impacto na funcionalidade de uma divisão. Assim, na hora de escolher os itens, é interessante ajustar os pilares e dicas dadas no texto, principalmente para evitar transtornos do dia a dia. 

Ao longo do tempo outros itens são adquiridos e a residência adquire cada vez mais a identidade do novo morador. Portanto, o importante é que desde o princípio exista planejamento  e escolhas cautelosas.