Galvanização, ou zincagem, consiste no processo de recobrir um metal, geralmente ferro ou aço, com uma camada fina de zinco. Isso é feito para que o material tenha melhores propriedades de resistência à corrosão.

A galvanização pode ser feita através de galvanoplastia, banho de zinco, entre outros.

A zincagem protege o material de duas formas: a primeira é pela formação da camada resistente que reveste o material; e a segunda é ao se tornar um ânodo de sacrifício, o que quer dizer que, ainda que a camada de zinco seja rompida, a corrosão que deveria ocorrer no material exposto ocorre no zinco que sobrou.

Galvanização é um processo antigo que continua sendo utilizado por sua eficiência

Revestir materiais metálicos com outros metais mais resistentes não é um recurso novo. Na verdade, os indícios dos primeiros usos da zincagem datam do século XVII.

Desde a antiguidade os povos vêm elaborando ligas metálicas e revestimentos para os materiais metálicos com características mais fracas.

Um tipo de revestimento metálico é o banho a ouro ou prata, usado para oferecer características de um metal mais nobre a um metal menos nobre.

A diferença do banho para a galvanoplastia, é que a galvanoplastia é baseada em reações químicas que ligam fortemente as moléculas do metal na superfície do outro.

Em peças mecânicas é utilizada a Galvanoplastia de níquel. Já para joias e semijoias a Galvanoplastia banho de prata é muito frequente, porém a galvanização está muito presente na construção civil também.

Galvanização na construção civil

A galvanização é muito utilizada na construção civil em áreas externas. Ela pode ser encontrada na janela de alumínio ou em portas.

Isso se deve ao fato dos metais serem mais resistentes do que a madeira e, no caso do alumínio, formam estruturas mais leves.

Mas para que possam ficar expostos, esses itens precisam ser revestidos, ou seja, galvanizados e, então, tornam-se resistentes à corrosão, podendo lidar com as variações do tempo.

Por conta disso, o pergolado de aluminio vem ganhando o espaço da madeira podendo, inclusive, ser um pergolado de aluminio com policarbonato, o que lhe confere uma resistência ainda maior.

Os materiais galvanizados, na construção civil, tendem a ser:

  • Muito mais resistentes ao tempo;
  • Mais resistentes a impactos;
  • Visualmente contemporâneos;
  • Economicamente viáveis, pois têm custo baixo e sua manutenção é quase nula.

Por essas razões, os processos de galvanização são tão utilizados, ainda nos dias de hoje, mesmo existindo uma variedade enorme de ligas metálicas diferentes e tecnológicas.

A exemplo disso, o aço inoxidável, que é usado em grande escala para itens menores, fica para trás em relação aos itens de construção civil, quando comparado ao alumínio galvanizado ou anodizado.

Essas ligas, ainda que muito resistentes, por vezes custam mais caro do que o metal revestido por zinco ou níquel.

Tornando, assim, o processo de revestimento dos materiais metálicos totalmente viável e comercialmente competitivo por que, ao adquirir produtos dessa linhagem, tem-se a certeza de que durarão pelo tempo que é necessário, sem surpresas desagradáveis, como infestações de insetos, por exemplo.