Para que uma obra seja feita de forma eficiente e com qualidade, são necessários diversos pontos, como equipamentos de qualidade, uma equipe eficiente e um planejamento adequado. Mas não é só isso. Uma das áreas que precisa estar funcionando corretamente é a eletricidade.

De modo geral, muitas das máquinas que são utilizadas necessitam da eletricidade para funcionar. Um exemplo disso é a empilhadeira elétrica. Independente do tipo que ela seja, é essencial para muitas obras e necessita de energia.

Seu objetivo é carregar e descarregar materiais, principalmente paletes. Assim, ao invés de conter um motor movido a combustível, essa empilhadeira é movida por um motor elétrico.

Tipos de empilhadeira

Além da elétrica, existem outros tipos de empilhadeira, que também são essenciais. A primeira delas é a empilhadeira manual elétrica, que funciona de acordo com a força braçal desempenhada. Elas possuem roldanas e rolamentos, que facilitam sua utilização.

A segunda que podemos citar são as empilhadeiras portuárias. Elas são feitas para atuar em portos, carregando e descarregando grandes cargas dos navios.

Em terceiro lugar, temos outro tipo: a empilhadeira elétrica patolada. Ela é a junção da transpaleteira com a empilhadeira comum. Por fim, em quarto lugar, tempos a empilhadeira à combustão, que pode ser tanto à gás quanto à diesel.

Outros equipamentos que necessitam de eletricidade

Não apenas as empilhadeiras que utilizam energia elétrica, muito pelo contrário, a lista de equipamentos que necessitam da eletricidade para funcionar é grane. Alguns deles são:

  • Betoneira elétrica;
  • Compactador de solo;
  • Serra circular elétrica;
  • Furadeiras;
  • Máquina de cortar asfalto;
  • Solda;
  • Entre outros.

Por que ter um eletricista na equipe?

Por ter diversos equipamentos elétricos e ser uma questão tão importante, contar com um eletricista de plantão na equipe pode ser uma mão na roda.

Grandes empresas já contratam esse funcionário. Assim, qualquer manutenção, instalação ou conserto é feito de maneira rápida e com conhecimento.

Inclusive, toda empresa e indústria que têm automação (ou seja, equipamentos mecânicos e eletrônicos), precisa de técnicos especializados em manutenção.

Essa é uma forma de garantir que tudo saia da maneira correta e nenhum serviço seja prejudicado caso haja qualquer imprevisto.

A importância do gerador

Falamos bastante sobre a necessidade da eletricidade e quantos equipamentos utilizam energia elétrica para atuar. Porém, todos eles dependem que o setor de energia funcione. Mas e quando existirem instabilidades? É aí que entra o gerador de energia.

Os geradores de energia têm a função de proporcionar eletricidade para um circuito. Assim, essa energia que pode vir de combustíveis ou de fontes químicas.

São eles que proporcionam o funcionamento da eletricidade quando a fonte natural tem algum problema.

Desta forma, ter um gerador elétrico em uma obra é essencial para que não haja prejuízos em relação ao prazo e dinheiro.

Além disso, o ramo da construção civil é um dos que mais utiliza a energia elétrica. Dessa forma, é fundamental, para o próprio andamento do trabalho, que haja um gerado de plantão.

Inclusive, o gerador de energia é tão importante que tem sido usado em obras de todos os tamanhos: desde as menores até as grandiosas.

Outro ponto importante de se pensar é que muitas obras são realizadas longe dos centros urbanos. Ou seja, não há fonte de energia utilizável por perto. Assim, equipamentos e iluminação precisam funcionar de outra forma.

E por falar em iluminação, essa é outra questão necessária em um canteiro de obras. Isso porque em muitos canteiros são montados ambientes para o setor administrativo.

Na maioria das vezes, esse espaço é feito com containers, mas contém iluminação e, até mesmo., encanamento. Por isso, para que a estrutura funcione de maneira correta, ter um gerador é a melhor opção.

A energia sustentável

E não é preciso punir o meio ambiente. Hoje, muitas empresas já estão adotando as energias sustentáveis como forma de eletricidade.

Esse é um ponto muito importante, já que a construção civil é um dos ramos mais poluidores em relação à natureza. Assim, optar por formas sustentáveis e renováveis de obter energia é uma saída promissora.

Inclusive, colocar essas ideias nas próprias obras também aumenta o equilíbrio do que se polui e o que se preserva. Incluir essas questões no planejamento inicial, portanto, é pensar tanto no presente quanto no futuro.