Os telhados são partes importante dentro das construções, o motivo é fácil de entender, pois eles protegem os ambientes das mais variadas intempéries climáticas e também de acidentes com elementos aéreos.

Além do mais, os telhados são importantíssimos para a criação do ambiente interno, ou seja, de como o ambiente vai reagir. Dessa forma, se ocorrer alguma infiltração, o ambiente interno pode ficar com muita umidade, causando problemas de saúde, principalmente problemas respiratórios.

Para evitar esse tipo de problema, recomenda-se a impermeabilização, que pode ser feita de diversos tipos de impermeabilizante. Cada qual terá um efeito diferenciado, pois leva em consideração, o orçamento e o tipo de construção.

O que é impermeabilização?

A impermeabilização consiste na aplicação de um produto químico, ou então uma barreira física, que visa vedar e selar os poros presentes nas telhas ou revestimento de lajes.

Ao fazer a vedação desses poros, ocorre menos risco de ocorrer trincas e fissuras que podem ocasionar vazamentos e, consequentemente, pontos de infiltração.

A impermeabilização é aconselhada para todo e qualquer tipo de cobertura, pois as fissuras e trincas surgem por conta de deterioração do material e também de todas as dificuldades técnicas existentes no preparo e na execução, além de variações climáticas que geram dilatações e contrações do material.

Algumas residências e construções fazem um planejamento e escolhem ao invés da aplicação de impermeabilizantes, uma forma mais natural de combater a infiltração com a aplicação de grama esmeralda, que pode ser conseguida por meio de fornecedor de grama esmeralda de alta qualidade.

Tipos de impermeabilizantes

Existem alguns tipos principais de impermeabilizantes presentes no mercado. Listamos alguns dos principais. Acompanhe:

Manta asfáltica

A manta asfáltica nada mais é que um impermeabilizante com base de asfalto em que ocorre a adição de diversos componentes, por exemplo:

  • Polímeros elásticos;
  • Fibras de vidro;
  • Borracha;
  • Alumínio.

Cada material que está presente na manta asfáltica faz com que ela tenha características únicas e qualidades específicas, dando uma maior resistência à perfuração e ou funcionamento. Em alguns casos, como a manta aluminizada, é garantido que ocorra um isolamento térmico e também um menor custo.

A grande vantagem da manta asfáltica é que possui uma grande flexibilidade, onde o material consegue acompanhar tanto a movimentação da estrutura como das suas dilatações, fazendo com que não perca sua qualidade de impermeabilização.

Manta líquida

A manta líquida consiste em um tipo de resina acrílico com grande teor de elementos sólidos, sendo que sua aplicação é como uma pintura, que gera uma membrana elástica e flexível, resistente tanto ao sol quanto à chuva.

Sua grande vantagem consiste que ela é vendida pronta para uso, com aplicação a frio. Como dissemos anteriormente, sendo aplicada como um tipo de pintura. São materiais muito usados por empresa de jateamento e pintura.

São encontradas em diversas cores, e tem uma adequação muito boa, independentemente da superfície que será aplicada.

Manta de alumínio com fibras de alumínio

É um tipo de manta térmica e que possui dentro as suas características a impermeabilização de diversos tipos de superfície. Sua estrutura com fibras sintéticas permite a criação de uma barreira impermeabilizante, fazendo com que a construção, além de impermeável, seja isoladamente térmico.

Com relação ao custo-benefício, este produto é um dos melhores, pois consegue atender a dois tipos principais de problemas, como a utilização de um só produto e aumenta a sua durabilidade, além de diminuir os custos da obra.

São muito fáceis de usar, e nos dias de inverno são altamente eficientes nas construções, já que faz com que o calor interno da residência seja mantido, não dissipando com facilidade.

Impermeabilização argamassa polimérica

A impermeabilização argamassa polimérica vem ganhando notoriedade por conta de sua composição que é semi-flexível, ou para outras pessoas, semi-rígido. A argamassa polimérica nada mais é que uma base cimentícia que contém diversos aditivos e minerais específicos.

A compra desse produtos é como o cimento, vendido em sacos, dissolvidos em água e depois aplicado. O resultado nada mais é que uma superfície bem rígida, com grande resistência mecânica e que possui um alto nível de impermeabilização.

Para que as impermeabilizações ocorram de maneira eficiente e adequada nas construções, é necessário que além de materiais qualificados, os aplicadores tenham experiência e que saibam manejar bem o produto em questão.