Os galpões são direcionados para os mais variados usos, principalmente no que diz respeito a logística. Uma vez que diversos tipos de cargas são atendidas, entre outros elementos, como salas administrativas, é importante que o empreendedor garanta uma estrutura favorável para a finalidade do local, o que envolve também a climatização, que pode estar relacionada a recursos variados.

Por exemplo, a ventilação normalmente é obtida de forma natural, pelas aberturas de janelas principalmente.

No entanto, em outros casos, como em salas climatizadas, ocorre a instalação de ar condicionado e para a área operacional propriamente dita, há possibilidade de aparelhos deste gênero, mas com potência e alcance superiores.

No que diz respeito a refrigeração, elas podem ocorrer de forma:

  • Climatizada;
  • Resfriado;
  • Congelado;
  • Túnel de congelamento.

O primeiro caso fica entre 10°C e 18°C, correspondendo a frutas, vegetais, entre outros elementos químicos e cosméticos que devem ser armazenados nessa faixa de temperatura.

Já o resfriado está em 0°C e 10°C, enquanto o congelado chega em torno de -25°C e 0°C.

Já o túnel congelado corresponde a -45°C e -25°C, sendo ideal para um congelamento ágil dos produtos.

Devido a essa diversidade, é preciso que os profissionais avaliem quais são as condições mais ideais para cada caso. Afinal, o setor atendido é decisivo para estabelecer a estrutura ideal e, dessa forma, viabilizar resultados positivos.

Os principais tipos de ar condicionado

Devido as questões apresentadas, a venda ar condicionado é muito buscada para os galpões e, nesse contexto, é interessante abordar que os consumidores podem se deparar com as mais variadas opções, como instalação de ar condicionado split preço, ar portatil, VRF e o janela, sendo este último o mais tradicional.

O split apresenta uma eficiência notável, sendo também discreto e silencioso. Isso se deve principalmente ao fato de apresentar duas partes, a condensadora que comumente é instalada na área externa e a evaporadora que é situada no espaço interno que será climatizado.

Já o portátil, conforme o próprio nome já indica, dispõe de facilidade para a locomoção. Sendo assim, é possível transferi-lo de um ambiente para o outro sem grande complexidade, porém, para um desempenho mais favorável, o ideal é que fique próximo de janelas.

Sem dúvidas, um dos mais diferenciados dos modelos citados é o VRF, que consiste em um sistema de Fluxo de Refrigerante Variável e possibilita o uso de múltiplas unidades internas, que são conectadas em um sistema condensador.

Essa é uma maneira de climatizar diferentes unidades internas e ter uma climatização uniforme.

O modelo janela, conforme apresentado, é um dos mais tradicionais e uma das principais características dessa alternativa é a necessidade de modificar a estrutura para a sua instalação. Afinal, uma vez que as partes cruciais compõem apenas um aparelho, diferentemente do split, o necessário é que exista um buraco na parede.

A importância da higienização de ar condicionado

Como qualquer outro aparelho, o ar condicionado também deve ser submetido a determinadas manutenções, afinal, é uma maneira de garantir maior qualidade do ar e do desempenho do aparelho.

Por exemplo, quando há ausência da higienização de ar condicionado split, há grande probabilidade de acúmulo de fungos, vírus e de bactérias que são os causadores de problemas variados de saúde, além da possibilidade de agravar condições nas vias respiratórias.

Isso se deve ao fato de que a falta de limpeza faz com que o filtro possa reter partículas que são nocivas para a saúde, o que favorece as chances de serem emitidas para o ambiente.

Além disso, com uma higienização adequada, a vida útil do aparelho é prolongada.

Aplicação de estruturas metálicas nos galpões

Naturalmente, para receber os aparelhos e outros recursos a serem empregados, é necessário ter uma construção de qualidade.

Nesse cenário, o uso de estruturas metalicas é cada vez mais comum nos galpões de todos os portes, principalmente por proporcionar uma área útil maior devido a redução de vigas e pilares adotados no projeto.

No entanto, a procura por cobertura metalica preço é mais ampla quando se tratam de estruturas menores, nas quais as vedações são em alvenaria, já as vigas e pilares em concreto armado.

Por esse motivo, tanto na parte estrutural, quanto nos recursos aplicados para viabilizar o funcionamento do local, é indispensável sempre ter um bom projeto para identificar quais são as alternativas mais viáveis.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>