aluguel equipamentos

As construções são muito mais do que um conjunto de bloco de concreto, pois
obras de qualidade demandam uma série de materiais, estruturas e equipamentos, além da mão de obra capacitada.

A busca pela produtividade é outro fato de sucesso nas construções, já que é fundamental estabelecer e cumprir prazos de entrega.

Diante deste cenário, uma das práticas mais comuns entre as construtoras, profissionais do setor e proprietários de imóveis em obras é o aluguel de equipamentos.

Benefícios do aluguel de equipamentos para construção civil

Assim, o aluguel de maquinas para construções é uma prática empregada principalmente para garantir a qualidade dos empreendimentos com custos reduzidos, já que a opção é muito mais barata do que a compra.

Isso, porque o aluguel possibilita o acesso a maquinário moderno e eficiente, sem os gastos com manutenção, combustível, armazenamento e logística que a compra dos equipamentos demanda.

Além de dispensar a compra, que pode ser um investimento arriscado, o aluguel possibilita o acesso a maquinários modernos, com manutenção sempre em dia e adequados para as atividades.

Assim, em caso de quebra ou falha, eles são substituídos sem causar atrasos nas obras.

A maioria das locadoras também disponibiliza equipes especializadas para assistência técnica ou treinamentos, se for necessário, colaborando para otimizar os serviços.

Portanto, como benefícios de se optar pelo aluguel de equipamentos para a construção civil é possível citar:

  • Economia de recursos, em comparação com a compra de equipamentos;
  • Operação com menor risco financeiro;
  • Acesso a equipamentos modernos e adequados às atividades;
  • Aumento da produtividade com o uso dos maquinários;
  • Redução da mão de obra necessária para as construções;
  • Mais organização no canteiro de obras;
  • Acesso aos equipamentos com disponibilidade imediata;
  • Aplicabilidade em obras de diversos tipos e portes.

Maquinários e equipamentos disponíveis para locação

A concorrência do mercado faz com que as empresas especializadas procurem atender aos seus clientes das melhores formas possível. Isso envolve muitas vezes as facilidades de pagamento, melhorias nos atendimentos e práticas de fidelização.

Além disso, a disponibilidade imediata de diversos tipos de maquinários também se torna um diferencial. Dentre as principais opções oferecidas pelas locadoras estão:

1. Escavadeiras

Retroescavadeiras, escavadeiras e mini escavadeira são alguns dos maquinários úteis na fase de terraplanagem de obras de construção. Eles atuam na retirada de materiais danosos para a construção e na distribuição correta de terra para a base da construção.

2. Andaimes

Os andaimes são estruturas essenciais para diversas atividades nas obras, como a fixação de tubulações, colocação de revestimentos e manutenções em geral.

O andaime multidirecional, por exemplo, é uma opção inovadora com sistema de encaixe e travas que facilitam a montagem da estrutura.

3. Caminhão Munck

Também chamado de guindauto, o caminhão Munck é um equipamento voltado para a movimentação de cargas grandes e pesadas, como containers ou outros elementos utilizados na construção civil.

Nesse cenário, o aluguel de munck possibilita o descarregamento e transporte por meio do braço hidráulico de içamento. Os maiores têm capacidade para carregar até 25 toneladas e cargas com até 30 metros de extensão.

4. Containers para obras

Os containers podem ser usados de diversas formas nas construções. Antigamente, era apenas uma forma de construir um depósito de materiais, mas hoje também integra as construções mais modernas.

A locação de container para obras possibilita a criação de espaços para guardar os materiais, equipamentos e ferramentas, protegendo-os das ações do tempo, que podem causar danos.

Também é possível construir alojamentos ou refeitórios para os trabalhadores das construções, ou criar um escritório para o monitoramento e administração das atividades no canteiro de obras.

A principal dica na contratação de empresas especializadas no aluguel de equipamentos, independente dos maquinários ou estruturas necessárias, é realizar um bom orçamento para as obras e planejar o uso dos maquinários.

O ideal é saber exatamente quais as atividades que precisam ser realizadas, os equipamentos necessários para cada uma delas e por quanto tempo eles precisam estar disponíveis na construção. Com um plano objetivo e realista, fica mais fácil otimizar o tempo de locação, evitando gastos desnecessários.

Além disso, recomenda-se muita cautela na contratação, com uma leitura cuidadosa de todas as cláusulas e condições do contrato, evitando desentendimentos.

No caso de contratos envolvendo muitos maquinários ou um longo período de tempo, recomenda-se ainda o acompanhamento de um advogado, acrescentando mais segurança jurídica ao acordo.