Ambientes

Os ambientes corporativos ou comerciais são fundamentais para o desenvolvimento da economia. No aspecto da construção civil é muito comum que uma empresa alugue um local e o transforme com a ajuda de empresas de construção civil. Algumas outras empresas por outro lado decidem construir do zero.

O ponto chave de tudo isso é que é imprescindível ter alguns conhecimentos sobre como montar um estabelecimento comercial confortável e agradável e que possibilite tanto a eficiência dos seus funcionários tanto a diminuição de turn over.

Neste artigo abordaremos sobre como investir em um projeto construtivo (com ou sem canteiros de obras) que permite a composição de um escritório confortável e aconchegante.

Dicas para montar um escritório comercial

Todo pequeno ou grande negócio precisa de um estabelecimento comercial. Alguns utilizam esse espaço apenas para os processos burocráticos e mantém a loja em outro lugar, outros, juntam os dois espaços em um só.

Por conta disso, é fundamental prestar atenção em alguns detalhes para montar seu empreendimento.

Antes de falarmos dos componentes mais internos que permitem um ambiente de trabalho mais confortável é necessário falarmos dos elementos externos como a fachada.

A fachada é primordial para que as pessoas enxerguem sua empresa, portanto, dentro de seu plano construtivo é necessário o desenvolvimento de um projeto de fachada comercial.

A fachada, geralmente, é composta por cores, uma placa com a logomarca, e os números de contato.

1. Escolha o espaço certo

A primeira dica é verificar o espaço a ser alugado ou comprado para identificar se será suficiente para você e toda a sua equipe.

Se o escritório for pequeno somente com você ou até 2 pessoas salas pequenas são uma boa pedida, porém, se sua equipe for grande é necessário atentar-se para não ser um espaço muito grande.

Verifique se o espaço possui alvará, se as fiações elétricas estão sob a égide de um projeto eletrico residencial, se foi vistoriado. Tudo isso é fundamental para a escolha do espaço certo.

2. Isolamento do som

O segundo ponto importante é a acústica do espaço. Isto significa a capacidade do espaço de isolar sons. Para isso, é necessário que você entenda as necessidades de sua empresa.

Em escritórios de publicidade em que é preciso usar criatividade e pensamento estratégico é necessário que haja espaços mais calmos e isolados de sons, para melhorar a concentração.

Assim, ambientes com pé direito mais alto ou que não possuam perfil para forro PVC, podem ter maiores problemas com reverberações, atrapalhando os trabalhadores, e consequentemente minando a produção.

No entanto, se após a montagem do escritório você perceber ruídos e sons que atrapalham é importante uma consultoria profissional para acabar de uma vez por todas com esse aspecto.

3. Iluminação adequada

Ambientes iluminados permitem uma maior produtividade, assim, é importante que seu escritório tanto tenha luz natural como um sistema de luzes diretas e indiretas.

Assim, é fundamental para o seu espaço estudar para que as divisórias sejam colocadas da maneira correta.

Use divisórias de vidro (com adesivo jateado para maior privacidade). Lembre-se, apesar de ser necessário bastante luz não pode exagerar, pois pode ocorrer o efeito contrário.

Um dos pontos que ajudam na iluminação é a pintura do local, assim, verifique quais as cores que mais se adequam as cores da empresa e que ajudam na iluminação.

Aconselha-se procurar profissionais de pintura para realização do serviço, para isso, realize um orçamento de prestação de serviços de pintura para saber quanto gastará.

Portanto vimos que para um escritório confortável e moderno é preciso:

  • Boa iluminação;
  • Espaço amplo;
  • Ambiente com documentação em dia;
  • Verificação da acústica dos ambientes.

A escolha do mobiliário para escritório

Feito todos os processos acima é hora de compor o mobiliário do escritório. Móveis mais claros dão a sensação de que o ambiente é mais “simpático”, “aconchegante”, diferentemente dos móveis mais escuros que transmitem a sensação de seriedade.

Aconselha-se que na parte de recepção, no hall de entrada sejam usados cores mais claras e neutras e nos espaços de conversa mais séria pode-se usar móveis mais escuros.

Portanto, vimos que o projeto construtivo de um escritório comercial para ser confortável e funcional precisa passar por um planejamento, preparação do local como entender a acústica, se o espaço é adequado, para depois o uso do mobiliário.

Só assim será possível construir um ambiente bonito e de muitos negócios.