Cuidar de uma residência não é uma tarefa simples. São muitos detalhes que precisam ser verificados periodicamente, fora os afazeres domésticos rotineiros. Por isso, o melhor é se planejar e buscar ajuda profissional, pois nem sempre é possível conciliar as tarefas de casa com a vida pessoal e com o trabalho fora.

Além disso, os cuidados se estendem para quem mora em condomínios. As responsabilidades de manutenção de condomínio é de responsabilidade do síndico, no entanto, é dever de todos os moradores zelar pela qualidade dos serviços e pelo bem-estar, e conservar as áreas em comum.

Desse modo, seja em casa ou em um local compartilhado, é preciso ter planejamento sobre os serviços de manutenção da residência. Organizar tudo é fundamental para assegurar a realização de todas as tarefas, bem como contratar a equipe adequada para determinado tipo de serviço, conforme às necessidades.

Entre os principais tipos de manutenção residencial, destacam-se:

  • Conservação de gramas, plantas e árvores;
  • Limpeza da residência de áreas em comum;
  • Desentupimento de calhas e rufos;
  • Coleta de lixo e demais resíduos.

Pragas urbanas na residência: como controlar os insetos?

O controle de pragas é um dos principais serviços de manutenção residencial, afinal, ninguém quer sofrer com a possibilidade de doenças ocasionadas pelas pragas urbanas.

Além disso, muitas pessoas têm fobia de inúmeros insetos e bichos, como baratas, aranhas e ratos. Fora os cupins, que podem estragar móveis, livros e muitos artigos pessoais.

Sendo assim, o serviço de controle de pragas consiste na contratação de uma empresa especializada, que elimina a presença de insetos, bichos e animais peçonhentos, de modo eficiente e prático. Em geral, aplicam-se pesticidas e inseticidas, mas outras técnicas podem ser combinadas para melhor exterminação das pragas.

Em geral, para que o controle seja completo, também é preciso contratar uma desentupidora de esgoto, pois em muitos casos, o aumento de pragas está diretamente relacionado com casos de entupimento ou má higienização das caixas de gordura e esgoto.

Importante ressaltar que os condomínios devem ter especial atenção quanto ao controle de pragas e limpeza das caixas de esgoto. Muitas vezes, a sujeira acumulada nas ruas do condomínio podem ser as responsáveis pela entrada de bichos no interior das residências, o que é prejudicial para os condôminos.

Sendo assim, é preciso contratar uma empresa de limpeza responsável, confiável e especializada, que fará todo o serviço de higienização necessário, em conjunto com o trabalho das demais empresas de extermínio de pragas e desentupidoras.

Para evitar a disseminação de pragas, também é preciso manter os cortes de grama em dia. Muitos insetos se alojam em locais com terra e plantas. Quanto maior a grama, maiores são as chances de concentração desses bichos.

O corte de grama pode ser feito por uma empresa especializada em jardinagem, ou pelo próprio dono da residência, com o uso de equipamentos adequados, como é o caso do cortador de grama com recolhedor. Essas máquinas facilitam e agilizam o trabalho de corte, sendo muito mais prático do que aparar a grama manualmente, com tesoura.

Porém, deve-se tomar cuidado com o manuseio dos cortadores de grama, sempre seguindo as recomendações do fabricante e tomando todas as precauções necessárias para que acidentes não ocorram.

Em caso de dúvidas, procure a ajuda de um profissional habilitado e leia corretamente o manual de instruções contido no equipamento para cortar grama.

Principais serviços de manutenção da estrutura residencial

Além de realizar todos os procedimentos citados acima para o controle de pragas, por vezes, deve-se ter especial atenção quanto à estrutura da casa.

A falta de manutenção do imóvel pode trazer muitas consequências negativas, inclusive, o aumento de gastos com reformas posteriores e incômodos com obras. Outro ponto, são as faltas de detalhes e utensílios na casa, por exemplo, um suporte para botijão de gás que pode dificultar o dia a dia

Um dos principais aspectos a ser levado em consideração é a manutenção de telhados. Os telhados sofrem constantemente com a exposição às intempéries, como chuvas, ventos fortes e alta incidência de raios solares, por isso, são desgastados com o tempo.

A manutenção consiste na verificação de toda a estrutura superior, para avaliar se há danos, necessidade de substituição de telhas e pequenos reparos que devem ser feitos.

É importante que todo o serviço seja executado por uma empresa especializada, ao lado de profissionais competentes e qualificados, com conhecimento técnico específico em restauração e preservação de telhados.