Praticidade, segurança e convívio com vizinhos. Esses são alguns dos fatores que têm atraído cada vez mais pessoas para a vida em condomínios, em detrimento das tradicionais casas de frente para a rua. Por esse motivo, boa parte dos novos projetos imobiliários são focados em moradias nesse estilo estão adotando a automação.

Apesar disso, há quem não se adapte a esse estilo de vida. Normalmente, o problema é com a área útil dos apartamentos. Como ela é extremamente reduzida, nem todas as pessoas conseguem viver neles com tranquilidade.

A boa notícia é que já há, no mercado, uma alternativa que une as vantagens dos condomínios à atmosfera aconchegante das casas: os condomínios horizontais. Por esse motivo, tais empreendimentos têm sido altamente procurados, principalmente por casais com filhos.

Apesar disso, é preciso ter em mente que a alta procura por tais condomínios não é o suficiente para fazer com que eles sejam um sucesso de vendas.

Isso porque também é preciso que eles tenham atrativos para compradores e inquilinos em potencial. Do contrário, será superado por outros empreendimentos.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns diferenciais que podem ser usados para tornar um condomínio horizontal mais interessante.

  1. Cercas

Não é preciso ser especialista em segurança pública para saber que o Brasil passa por um momento delicado no que se refere a criminalidade.

Por esse motivo, uma das melhores maneiras de se atrair moradores novos para um condomínio é instalando itens que sirvam como obstáculos para os criminosos, de modo que eles decidam procurar outro alvo. Entre eles, estão:

  • Câmeras de segurança;

  • Alarmes;

  • Detectores de presença;

  • Circuitos internos de TV.

Além disso, há soluções que, apesar de antigas, seguem eficientes. É o caso da tela alambrado.

Além de demarcar o terreno, ela constitui um obstáculo que demandará tempo e esforço para ser transposto. Deste modo, seu condomínio se tornará um alvo menos interessante para bandidos.

Vale ressaltar que, assim como muitos materiais, o custo desse item costuma variar consideravelmente entre estabelecimentos distintos. Assim, antes de efetuar a compra, é interessante pesquisar o alambrado preço em várias lojas.

  1. Boa estrutura elétrica par automação

Trabalhar, se divertir e realizar a higiene pessoal. Essas são apenas algumas das tarefas cotidianas que a população realiza com a ajuda da energia elétrica.

Por conta disso, ao escolher um imóvel para viver, boa parte das pessoas leva em conta o estado da rede de distribuição de eletricidade local.

Por esse motivo, recomenda-se fortemente a contratação de uma consultoria eletrica para o seu condomínio.

Como o seu próprio nome diz, ela consiste em uma avaliação, realizada por um profissional da área, que tem como objetivo levantar as necessidades dos moradores do local.

Em seguida, podem ser feitas adaptações, de modo que o serviços seja mais eficiente. Assim, episódios como a interrupção da distribuição são evitados, melhorando a qualidade de vida dos moradores.

  1. Soluções de automação residencial

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a aplicação da automação não se limita à indústria e a estabelecimentos comerciais em geral: ela também pode ser aplicada a residências.

Nesse caso, a automação residencial pode ser usada para realizar tarefas como acender a apagar luzes, controlar sua intensidade, ativar e desativar o som ambiente e até mesmo trancar portas e janelas.

Apesar disso, para que todas essas vantagens se concretizem, é fundamental que a solução seja instalada do modo correto. O primeiro passo para que isso aconteça é contar com os equipamentos corretos, como a central de automação residencial.

A ferramenta trata-se de um pequeno equipamento que permite a comunicação com os itens automatizados, viabilizando o seu funcionamento.

Caso você esteja em dúvida a respeito da melhor solução de automação para o seu condomínio, ou mesmo como implementá-la, é possível contratar um profissional que dê consultoria a respeito do assunto. Para fazer isso, basta contratar uma empresa de automação residencial.

  1. Estrutura de lazer

Por último é preciso ter em mente que boa parte das pessoas que optam por viver em um condomínio levam as áreas de lazer do local em conta ao decidir – ou não – por comprá-lo e alugá-lo.

Por esse motivo, é fundamental garantir que elas sejam atraentes para moradores em potencial, mantendo-as em bom estado.

Nesse caso, não há nada melhor do que a conscientização: se todos cuidarem desses espaços, ele serão melhor aproveitados.