Para aqueles que gostam de organização e de uma estética harmoniosa, não há nada melhor do que um bairro composto por imoveis planejados.

No Brasil, já existiu uma cidade feita completamente por bairros planejados – Brasília.  A cidade foi construída para ser a capital do Brasil e todas as suas ruas foram planejadas, formando um avião quando vistas de cima.

Com o tempo, começaram a se acumular pessoas em torno da cidade e muitas mudanças foram feitas, de modo que parece uma cidade comum atualmente. Mas ainda é um dos lugares mais elogiados do Brasil.

As vantagens do planejamento

Ao comprar terreno, muitas pessoas optam por um projeto ainda em construção.

Além de mais econômico, existe a chance de melhor planejamento não apenas para a sua casa, mas para o bairro, principalmente em condomínios.

Mas por que seria interessante se preocupar com o planejamento do bairro?

Primeiro, tal planejamento confere mais segurança e tranquilidade ao local. Isto é, quando as ruas foram pensadas, elas são mais organizadas, melhor iluminadas e, obviamente, há a segurança de se estar em um local fechado, com controle de acesso.

Sobretudo, para quem tem filhos pequenos, o planejamento pode fazer toda a diferença. A qualidade de vida de passar tempo em locais comuns, como pequenos parques, é um diferencial. Os espaços de convivência para os moradores costumam ser completos, oferecendo diversão para todos os públicos.

Um dos principais problemas do Brasil é que a falta de organização das ruas torna a locomoção difícil, com facilidade para se perder.

Os bairros planejados não apresentam esse problema, pois as ruas e os números das casas seguem ordem lógica e não há fenômenos como caminhos alternativos de difícil acesso.

Outro benefício, é que os terrenos  possuem partes próprias para o comércio local, estimulando esse tipo de atividade. Em outras palavras, a escolha do bairro pode acabar sendo uma oportunidade de empreendimento.

Isso implica em outra vantagem, que é ter tudo perto de casa. Mercado, academia, farmácia, padaria e outros estabelecimentos importantes estão a poucos passos de sua casa. Outros benefícios proporcionados são:

  • Menor impacto negativo no meio;
  • Mais áreas de lazer;
  • Melhor convívio entre moradores;
  • Menos problemas de trânsito;
  • Ruas mais espaçosas;
  • Área mais arborizada.

 Charme e sofisticação

Podemos falar de muitas vantagens práticas e funcionais. Mas, a verdade é que o principal atrativo desse tipo de bairro é o seu charme! As  casas de condominio padronizadas, organizadas, com um jardim na frente e uma iluminação bem estruturada.

Afinal, não adianta de nada ter uma casa linda, com a fachada bem cuidada e um jardim de fazer inveja se a sua rua for feia e mal pavimentada, prejudicando o percurso das visitas.

Da mesma forma, morar em um bairro sem a estrutura necessária resulta em gastos com gasolina. Ter que pegar o carro sempre que precisar fazer compras pode ser muito incômodo.

Esse tipo de projeto também pode incluir apartamentos, que são opções mais econômicas. Os prédios fazem parte do planejamento inicial e integram o ambiente harmonicamente. Como o bairro foi previamente pensado, não haverá problemas com estacionamento, por exemplo.

É importante, porém, considerar que cada projeto tem uma proposta. Alguns podem ter estilo mais moderno, outros podem remeter ao campo. Existem os condomínios voltados para as famílias mais abastadas, com mansoes de luxo  e segurança máxima.

Os arquitetos e designers de interiores mais renomados se reúnem para desenvolver esses bairros, de modo que cada casa acaba sendo uma obra de arte.

Desde os modelos americanos, com telhados para neve e portas que dão para a rua, até uma abordagem brasileira com estética tropical. No geral, com o design projetado especificamente para o bairro, é possível agradar todos os gostos com esses condomínios.

Nesses casos, a privacidade também é uma questão crucial. Muitas pessoas famosas podem morar nesses locais e elas buscam por momentos de anonimato, então os condomínios se organizam para proporcionar essa experiência.

Por fim, os bairros planejados são a melhor alternativa para moradia ao oferecer conforto, segurança, praticidade, lazer e, sobretudo, uma estética impecável.

Ao procurar por um desses projetos, tente saber qual foi o estilo arquitetônico escolhido, pois cada um apresenta uma abordagem única. Por exemplo, existem bairros com as casas padronizadas, de construção idêntica e existem condomínios em que cada casa é uma obra única.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>