concreto

A construção civil é um segmento de mercado muito ativo e procurado diariamente para todos os tipos de edificações e superestruturas feitas com concreto.

Ele é capaz de construir cidades inteiras, mas depende também do setor industrial, que proporciona todos os materiais para que o trabalho seja executado.

Entenda o que é concreto e quais suas funções

Tanto um necessita do outro, que andam lado a lado economicamente e sempre tendem a crescer, quase nunca decaindo em pesquisas econômicas e tomando a maior parte de nosso PIB conjuntamente.

E, com todo esse poder, um fabrica todos os tipos de materiais que o outro necessita para comprar. E um deles, mais do que essencial é o bloco cimento.

Sem esse artefato prédios residenciais e comerciais, casas, shoppings entre outras estruturas não existiram, pois são basicamente constituídos desse insumo que não pode de forma alguma faltar em canteiros de obra.

Encontrado em todas as casas de materiais de construção, esse elemento é o que irá estruturar toda sua construção, seja qual ela for. E, como vai muito, ele costuma ser comprado por milheiro de bloco.

Mas não pense que é só ir na loja mais perto e pedir, pois, há diversos tipos de bloco, e hoje ajudaremos a elucidar quais são, seu funcionamento e para que momentos servem.

Tipos de blocos para construção

A maioria desse material possui um formato de paralelepípedo, cor acinzentada e dois furos enormes em sua vertical, para que sejam estruturados e paredes e muros.

Eles foram criados no início do Séc. XX e são os mais usados na alvenaria industrial até hoje.

A princípio existem dois tipos de bloco de cimento estrutural, que são os: vazado simples, que não servem para levantar estruturas e o vazado de concreto com maior resistência para levantamento de edificação.

E, entre estes dois modelos, há diversas ramificações, que são elas:

  • Bloco de concreto de vedação
  • Caneleta de concreto
  • Meio bloco de concreto e blocos compensadores
  • Blocos de concreto chanfrados
  • Bloco de concreto estrutural preço
  • Blocos de concreto de amarração
  • Blocos de concreto elétricos e hidráulicos
  • Blocos de concreto celular autoclavado

Esses são todos os tipos existentes no mercado, mas hoje apontaremos somente algumas opções, pois são as mais importantes e usadas diariamente nas construções de casas, prédios e outros.

Tipo de bloco de concreto usado diariamente

Bloco de concreto estrutural 14x19x39 preço (a consultar) – Considerado o mais utilizado no país, ele é desenvolvido com cimento, água e aditivos dosados e misturados com uma fórmula, que garante a durabilidade de representação de resistência contra pesos e pressões.

Após sua massa ficar homogênea na produção, ela é vibrada e prensada em moldes com tamanhos específicos para ganhar o formato que os profissionais necessitarão na hora da obra.

Após isso, o bloco de cimento estrutural é levado para um forno com uma temperatura média de 80 graus para que seja curado em pouco tempo. E, alguns dias depois, após testes de resistência e análises, ele irá para o mercado.

Ele é dividido em suas respectivas famílias, A, B C, D e E e cada uma delas possui elementos caracterizados, seja porque possui mais força, menos pressão, para aguentar muito peso ou para servir somente de algum apoio ao restante de estrutura.

É bom saber que o preço do bloco de concreto é muito baixo, e por isso é um dos mais procurados para compra, pois a economia com ele será mais do que certeira. Preço baixo e qualidade é tudo o que procuramos, seja no que for.

Conclusão

Sabemos que é impossível não ter esse elemento em nossas construções e também temos o ponto alto de que ele é barato e fácil de comprar.

Mas lembre-se de procurar locais legalizados e fiscalizados para compra, pois todo esse processo de produção que já foi explicado acima deve ser sempre acompanhado por engenheiro e técnicos especialistas no ramo, para que todos os blocos, um por um, possam garantir total excelência para seus serviços.

Por ser um produto final, ele não pode conter riscos, muito menos quando se trata de um material que faz todo o corpo de estrutura de uma edificação.

Se algo der errado, pode haver desabamentos, tombos, quedas e acidentes até fatais no local. Seja responsável com sua compra sempre.