Coberturas são essenciais para garantir um ambiente seguro, confortável e livre de possíveis danos derivados da parte externa. Por sua vez, podem ser feitas por telhas, toldos, concreto, madeira, etc.

O seu uso pode parecer banal, visto que é tão facilmente encontrada, contudo, a construção de uma cobertura deve levar em conta diversos fatores para a qualidade e durabilidade do projeto.

Portanto, antes de iniciar uma obra, é imprescindível uma pesquisa sobre os materiais, suas características, preços e funcionalidades, evitando a instalação de uma cobertura inadequada e que não atenda as demandas requeridas.

Para garantir a qualidade de uma cobertura é importante que ela se adeque ao ambiente em que será instalada.

Tipos de coberturas

Com a demanda cada vez maior por coberturas, os mais variados ambientes contam com a proteção, visando reforçar a segurança, comodidade, estética ou outras necessidades se faz necessária para sua construção.

As telhas consistem no modo mais comum de cobertura, podem ser feitas de madeira, cerâmica, aço zincado, fibrocimento, fibra vegetal, concreto e esmaltada.

Se destinam aos mais variados locais, como por exemplo para cobertura de garagem, sendo este um ambiente que requer uma boa proteção, já que o veículo automotivo pode ser danificado por mudanças climáticas e choques de objetos.

A escolha de telhas para instalação deve ser feita de acordo com as necessidades do local.

Por isso, para lugares onde há grande incidência de chuvas, é ideal um telhado que garante excelente proteção e que não seja sujeito a ter goteiras, preservando assim o conteúdo do ambiente protegido.

Para espaços com baixa luminosidade, a telha transparente é uma boa alternativa para resolver esse problema, já que possibilita a entrada de uma ótima quantidade de luz no ambiente coberto por ela.

Para locais em que se deseja um controle térmico, é ideal o uso de telhas térmicas ou termoacústicas, que proporciona um ambiente mais agradável e reduz a necessidade do uso de aquecedores, ventiladores e ar condicionados

A telha térmica preço acessível pode ser encontrada com uma pesquisa em distribuidoras do produto por uma ótima relação de custo e benefício, de modo que o seu uso não seja oneroso.

Inovações no mercado de construção civil têm trazido novas coberturas destinadas a espaços com necessidades especiais. Podem ter estrutura metálica, de madeira ou de alvenaria, que variam em custos, exigências e complexidade

A cobertura de policarbonato é, por exemplo, uma boa pedida para quem busca opção resistente e que proporciona um bom aproveitamento de luz.

Indicado para o uso em cobertura de piscina retrátil, esse tipo de material protege a piscina em dias chuvosos e não comprometer o aproveitamento dos raios de sol em dias claros.

Entendendo como funciona o processo de instalação e manutenção

Coberturas em quintais e áreas grandes podem ser feita com telhas metálicas, pois possuem baixo custo e a instalação precisa apenas de uma estrutura que as acomode bem.

Além disso, esses tipos de coberturas demandam poucas manutenções e possuem uma ótima durabilidade.

Em espaços com visual mais rústico se encaixa a cobertura com estrutura de madeira, que por sua vez, é coberta por telha de cerâmica, o que dá um visual mais aconchegante e clássico.

O processo de instalação é mais elaborado e requer uma manutenção mais frequente, evitando assim danos irreversíveis na estrutura.

É importante que a instalação seja feita cuidadosamente com os devidos materiais, pois um erro pode ser prejudicial, gerando goteiras e demais danos que comprometem a qualidade da proteção feita pelo telhado.

O uso de madeira na instalação também requer um cuidado com os cupins, visto que a praga poderia comprometer toda a estrutura, podendo até acarretar o desabamento de tudo o que foi instalado.

Portanto, é perigoso descuidar dessa necessidade, visto que o desabamento, além de causar danos materiais, poderia até levar a danos físicos, gerando transtornos maiores.

Há uma extensa variedade de produtos no mercado de coberturas, e soluções modernas que recorrem a tecnologia para o desenvolvimento de materiais mais resistentes, baratos e com grande durabilidade estão em alta.

A indústria química tem proporcionado essa variedade de produtos, que cabem em todos os bolsos e prometem atender as necessidades mais específicas que o consumidor tenha.

Tal avanço tem se mostrado muito benéfico aos que buscam praticidade, conforto e economia.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>