decoração

Para que uma casa se torne um lar é preciso fazer com que todos os seus aspectos possibilitem um ambiente agradável, confortável e muito sofisticado, e são muitas as formas de conseguir fazer com que isso aconteça, e uma delas é a decoração.

A principal delas é a decoração, decorar significa usar a arte para compor um ambiente, e muito mais do que arte, consiste em dar personalidade em uma casa.

Dessa forma, não é a toa que existem os chamados estilos decorativos, que vão dos modernos com seus objetos diferentes e coloridos, até os estilos mais minimalistas e industriais com seu gabinete em aço inox e tubulações aparentes.

Desse modo, por terem grandes variações, muitas pessoas não sabem muito bem quais são os pontos que se deve ter maior atenção para fazer uma casa bonita e agradável, no presente artigo trataremos alguns componentes como os pisos e o uso das persianas para que sua casa reflita o seu estilo.

O estilo dos pisos na decoração

Um dos componentes mais importantes para uma decoração são a escolha dos tipos de pisos e seus materiais que hoje no mercado conta com uma série de estilos, acabamentos e texturas, indo do piso vinil autocolante até os famigerados pisos de madeira.

Para escolher os tipos de pisos é necessário observar alguns fatores como:

  • Qualidade do material;
  • Facilidade de limpeza;
  • Orçamento;
  • Projeto arquitetônico.

Deste modo, é possível fazer uma opção mais viável e mais eficiente, atendendo suas demandas e todas as suas necessidades.

Abaixo falaremos sobre alguns dos tipos de pisos que podem ser usados e aproveitados nos mais diversos tipos de pisos.

1. Pisos de cerâmica na decoração

Os tipos de cerâmica são um dos mais usados devido as suas características, como a facilidade na limpeza, além da aplicabilidade em ambientes tanto internos como externos.

Esse tipo de piso é uma versão mais barata frente ao porcelanato.

2. Pisos laminados

O piso laminado durafloor é uma forma de piso com um tipo de acabamento em madeira, que usa um material derivado da madeira, conhecido como madeira aglomerado, tendo então um custo menor em comparação com os pisos de madeira maciça.

Esses pisos são versáteis sendo indicados para ambientes como escritórios, salas e quartos. Sua instalação pode ser feita em contrapiso, desde que o piso na qual deve ser nivelado antes.

3. Piso vinílico

Os pisos vinílicos vem ganhando espaço, principalmente, nas pequenas reformas por ser uma opção fácil de ser instalada. São feitas com resina de PVC e possui um acabamento que remete à madeira.

O piso vinílico durafloor são produzidos por meio de materiais recicláveis e também em versões variadas como mantas, placas, tapetes entre outros.

Esse tipo de piso vinílico possui características antirruídos sendo muito ideal para ambientes que possuem muito barulho.

4. Piso de tábua corrida

Esse tipo de piso é feito com madeira natural ou também conhecido como madeira maciça.

São chamadas também de assoalhos e podem ser encontrados nos seguintes materiais como ipê, jatobá e cabreúva, sendo também encontrado nos modelos de madeira de demolição.

O uso desse material deixa o ambiente mais sofisticado, mais elegante, e traz muito mais conforto.

Para que a sensação que piso laminado ou vinílico traz ao ambiente seja mais potencializado é possível fazer a combinação com elementos decorativos como as persianas.

Abaixo falaremos sobre esse componente e o seus tipos.

As persianas na decoração

Para que o ambiente seja complementado e que traga toda a personalidade possível, além dos pisos e das pinturas nas paredes podem ser usados as cortinas e as persianas, sendo estas últimas cada vez mais utilizada.

As persianas inicialmente eram encontradas em grande parte nos escritórios e ambientes corporativos como o piso vinilico, porém, cada vez mais esses itens estão sendo adaptados e usados nas residências de forma adequada.

O objetivo da persiana é o controle da luminosidade e da preservação da privacidade.

Abaixo falaremos sobre os dois tipos de persianas:

1. Persianas romanas para decoração

As persianas romanas são usadas em quartos e salas e são estruturadas com varetas e quando são recolhidas é formado um volume na parte de cima.

É muito bonita e altamente eficiente nos ambientes.

2. Persiana rolô

Essas persianas são versáteis e por conta disso são instaladas na sala, no quarto, cozinha, escritório e também nas varandas.

Portanto, entendemos que para uma casa confortável é preciso investir tanto na escolha de pisos como na escolha de componentes decorativos como as persianas.