A área de lazer de uma residência é um espaço de confraternização e alegria para a família e para recepção de amigos. Um belo quintal, com uma estrutura adequada, pode se tornar uma área de lazer excelente.

Conheça algumas dicas de itens que você pode instalar no seu quintal para deixá-lo ainda melhor:

Piso

O ideal é que a área de lazer tenha um piso antiderrapante para quintal para oferecer maior proteção às pessoas que circulam pelo local.

Uma das vantagens desse piso é que a água escorre com maior facilidade.

Nesse caso, um banho de mangueira ou o uso de uma piscina nas imediações ficam muito mais seguros. Os principais materiais de pisos antiderrapantes são:

  • Piso de concreto;

  • Piso acetinado;

  • Ladrilho hidráulico;

  • Pedras.

O concreto é uma opção bastante econômica e pode ser usado como base para aplicação de outro material como contrapiso, ou, ainda, como opção final. Nesta última opção, a maneira mais comum é com acabamento em cimento queimado.

Os piso também pode ser também feito em material acetinado, pois é um material de grande resistência.

O ladrilho hidráulico é um material antiderrapante e poroso com grande resistência a impactos. Contudo, é preciso ter cuidado com o acúmulo de sujeiras para evitar uma aparência  de descuido.

Há, ainda, a possibilidade de fazer uso de pedras, um excelente material antiderrapante. Pedras como miracema, São Tomé e Goiás são as mais adequadas.

Cuidado com granito e mármore, que são muito populares para outras finalidades, mas para esse fim não são adequadas.

Parede

As paredes da área externa também devem receber uma proteção apropriada. O uso de um bom impermeabilizante para parede é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Esse recurso ajuda a evitar problemas causados pela umidade, como manchas e mofos, que causam deterioração do interior da parede, o que pode se tornar um grande problema.

Além do risco de queda da parede, o mofo também é extremamente prejudicial à saúde das pessoas.

A Impermeabilização de paredes rebocadas pode ser feita de maneira bastante simples: basta a aplicação de uma tinta com essa propriedade.

Ela já será suficiente para evitar os efeitos da umidade. Para fazer a aplicação, devem ser removidos fragmentos de pinturas anteriores com uma raspagem.

Se houver fissuras e trincas na parede, essas precisam ser sanadas antes da aplicação da tintura impermeável.

Cobertura

A proteção do quintal, no que diz respeito à ação climática (efeitos da chuva e do sol) sobre a área, pode ser feita com o uso de um recurso muito simples como o toldo retratil.

Essa opção também é um excelente meio de oferecer maior conforto térmico à área em questão.

Os toldos estão disponíveis em diversos materiais, sendo os mais populares os de lona e os de policarbonato.

O segundo, é um material transparente, que se assemelha ao acrílico, porém mais flexível. A lona é comummente fabricada em PVC, um material resistente e flexível.

Há uma variedade enorme de toldos no mercado, como:

  • Toldo articulado retrátil;

  • Toldo túnel;

  • Toldo vertical;

  • Toldo embutido;

  • Toldo capô;

  • Toldo fixo.

toldo articulado retrátil permite recolhimento do objeto, como o movimento de uma sanfona quando não está sendo utilizado.

O modelo tipo túnel é feito com uma cobertura de policarbonato, um material mais resistente e rígido. Esse modelo é muito utilizado em entradas de hotéis.

O toldo vertical é instalado junto à janela ou vidro da varanda para proteger contra a entrada de luz, funcionando como uma espécie de persiana.

O toldo embutido é aquele que permite o recolhimento do material quando não estiver  sendo usado. Essa é uma opção mais delicada e discreta na decoração.

O modelo capô é muito usado em janelas, visando oferecer maior conforto térmico. A estrutura pode ser móvel ou fixa e o material usado geralmente é a lona.

O toldo fixo é, como o próprio nome sugere, fixado no local onde foi instalado. É muito usado em varandas, quadra e salões, podendo se adequar perfeitamente à área do quintal.

O quintal é uma área da residência que pode ser muito bem aproveitada como área de lazer, caso seja devidamente paramentada para esse fim.

O uso de impermeabilizante nas paredes para evitar problemas com umidade, a instalação de um piso antiderrapante e o uso de uma cobertura para garantir proteção térmica são algumas das principais medidas para viabilizar o uso da área.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>