O mercado de casa e construção conta com diversas opções de telas, para as mais diversas funcionalidades.

Que vão desde a proteção de ambientes, como sacadas e janelas de casas e apartamentos. Até o cercamento de propriedades e isolamento de animais, por exemplo.

Além da diversidade de finalidades a que se destinam, as telas também se diferenciam pelos materiais com que são fabricadas, por sua resistência e durabilidade.

Tipos de tela

São diversos os tipos de redes de proteção disponíveis no mercado. Uma delas é a tela moeda, fabricada em aço inox.

O formato da malha é constituído de pequenas circunferências, como se fossem moedas, por isso esta nomenclatura.

Esse tipo de tela, tem como uma de suas principais características a boa visibilidade garantida pelas perfurações na malha. O material de sua fabricação garante boa durabilidade e resistência.

Para além da função usual de reservar espaços, um dos usos recorrentes deste tipo de tela é em churrasqueiras, bastando posicioná-la sobre um suporte adequado.

Outro tipo de tela bastante utilizado é a tela expandida, que serve para fins diversos como a colocação em pisos industriais, forros, filtros e grades de proteção.

O material utilizado na sua fabricação geralmente é o aço inox, mas pode ser feita também em aço carbono e alumínio.

Sua vantagem é a boa durabilidade e resistência à chuva e calor, pois geralmente as telas expandidas ganham revestimento em zinco, processo conhecido como galvanização, que impede a oxidação.

As chapas expandidas também são conhecidas como tela mangueirão e são frequentemente empregadas no cercamento de espaços para animais em áreas externas. O modelo mais indicado para utilização desses cercados, são as telas hexagonais galvanizadas.

Pois o revestimento garante maior durabilidade e o modelo hexagonal garante a proteção dos bichos e a impossibilidade de invasão por outros animais dentro do espaço.

A tela de alambrado é outro modelo disponível no mercado para cercamentos diversos. Os fios de arame são simplesmente entrelaçados uns nos outros formando a malha.

O formato pode ser hexagonal ou quadricular. Esse tipo de aramado também pode receber o processo de galvanização.

Um dos usos mais comuns do alambrado é para isolamento de quadras esportivas, que pode ser aplicado desde as laterais até o teto.

Impedindo assim, a saída de bolas do espaço durante a realização das atividades. O uso do alambrado não é recomendado para residências.

Por ser um material de maior durabilidade e resistência, isso ocasiona maior peso da rede. Residências podem ser protegidas com telas mais leves, como as de poliamida e polietileno.

Uso de telas na decoração

Além do mercado mais usual de telas de proteção para cercamento de propriedades, criações de animais e do uso industrial em pisos e revestimentos, há o uso decorativo e utilitário dessas estruturas.

A tela aramada ganhou espaço na decoração, sendo usada na separação de espaços, criando falsas paredes, por exemplo.

E também virou suporte de fotografias e papéis, dando uma nova roupagem ao quadro mural de cortiça, muito utilizado anteriormente.

Uma das principais vantagens do uso desse material na decoração, é o baixo custo e a grande variedade de cores já disponível no mercado.

O que permite a combinação mais adequada com a cor da parede em que será instalado. Mas não é só como objeto decorativo que a tela de arame pode ser disposta no ambiente doméstico.

Existem outras possibilidades:

  • Organização de utensílios de cozinha;
  • Montagem de jardim vertical;
  • Sapateira;
  • Organização de objetos no quarto, como bijuterias e óculos escuros.

Outro uso bastante comum das telas de arame, é para exposição de produtos em lojas, seja penduradas na parede ou em estruturas com prateleiras, chamadas de colmeias.

Que permitem além da exposição a organização dos itens. Há também as estantes aramadas, que podem ser utilizadas para organização de escritórios e bibliotecas.

As telas dos mais diversos tipos são amplamente utilizadas em vários segmentos, como para a proteção de propriedades, espaços como quadras esportivas e para o cercamento de espaços de criação de animais.

Impedindo a fuga e invasão de outros bichos, inclusive predadores no local. As telas são fabricadas em materiais, geralmente, resistentes e com bom custo-benefício.

Além do uso protetivo já tradicional das telas, recentemente o utensílio ganhou espaço também no ambiente interno e se faz útil na organização doméstica e visualmente agradável ao ser empregado na decoração.