Cada obra apresenta etapas distintas, por esse motivo, é comum que diversos tipos de equipamentos estejam envolvidos nas etapas que ocorrem.

No entanto, é preciso considerar que alguns itens são mais conhecidos e comumente usados, em especial, devido a versatilidade que apresentam, este é o caso dos andaimes.

Devido ao tipo de estrutura que apresenta, o andaime é amplamente utilizado nas obras, principalmente para revestimentos, manutenções, fixação, entre outras possibilidades.

Comumente se encontra o andaime de ferro, com estruturas que permitem que os trabalhadores alcancem as alturas necessárias. No entanto, hoje,  é possível encontrar diferentes modelos que podem ser usados, por exemplo:

  • Andaime suspenso: sustentados por meio de cabos de aço e possuem estrutura de madeira ou metal;
  • Andaime multidirecional: apresenta escadas em ziguezague devido as plataformas em diferentes pontos em cada nível;
  • Andaime industrial: formato mais tradicional, em formato quadrado;
  • Andaime fachadeiro: constituído por quadros verticais e horizontais, além de placas base, tela e guarda-corpo.

Acidentes em andaimes podem ser trágicos, por esse motivo, no momento de uso ou até mesmo da própria instalação, é indispensável que exista cautela.

Algumas das principais recomendações é utilizar um local adequado para a montagem, principalmente com superfícies regulares, isolados, com solo compacto e com material de bom estado.

A importância do equipamento certo para elevar cargas

Um equipamento que funcione como elevador de cargas e pessoas pode fazer toda a diferença nas obras, principalmente quando se leva em consideração as diferentes alturas que podem ser atendidas nas etapas realizadas.

Neste cenário, itens como a plataforma pantográfica acabam desempenhando um papel fundamental.

Este item é utilizado para efetuar a movimentação vertical de pessoas e materiais. Pode ser encontrado no modelo tesoura e no modelo articulado, que neste caso, apresenta alcance vertical e horizontal.

Essa plataforma é elétrica e seu controle ocorre por meio de botoeira, ou seja, dispositivos com finalidade de acionamento, desligamento, entre outros comandos.

O acionamento ocorre por meio de cilindros hidráulicos, além disso, trata-se de um equipamento considerado durável devido ao material resistente que apresenta.

Por contribuir com a locomoção de pessoas e cargas com segurança e agilidade, a produtividade acaba sendo favorecida na obra.

É importante citar que as plataformas elevatórias são amplamente utilizadas em obras e existem diversos modelos que podem ser encontrados de acordo com o trabalho a ser realizado, incluindo aspectos relacionados ao tipo de capacidade de carga e alturas alcançadas.

As vantagens das mini escavadeiras

Uma mini escavadeira normalmente é utilizada em ambientes menores, principalmente nos quais existe a necessidade de operação com movimentos reduzidos.

Seu porte torna esse um equipamento prático, econômico e ágil. Comumente é usada para desenterrar rochas, solo, entre outros tipos de materiais.

É comum encontrar mini escavadeiras com uma grande pá, que se locomove por meio de um braço mecânico, além de cabine aberta, sapata e caçamba.

No entanto, ao buscar pelo aluguel de mini escavadeira valor, é importante ter consciência de que existem diferentes modelos, por exemplo, com lanças articuladas, esteiras expansíveis e giro zero, entre outras possibilidades.

É válido citar que, o aluguel pode ser muito vantajoso para as obras, em especial, ao ressaltar o fato de que diferentes etapas podem estar presentes em sua execução.

Sendo assim, é possível recorrer a uma grande variedade de produtos, reduzir custos com manutenção e investimentos em melhorias, entre outras vantagens que podem ser encontradas por meio das empresas de locação.

Todavia, é fundamental se ater aos direitos e deveres apresentados nas cláusulas do contrato, assim como prazos.

Seja visando o aluguel ou não, é indispensável analisar quais são as exigências que o projeto apresenta. No caso das mini escavadeiras, o porte menor do equipamento, naturalmente, permite apenas alguns tipos de operações, mas para locais mais abrangentes e um volume maior de material, incluindo a necessidade de demolição, equipamentos como a retroescavadeira podem ser também viáveis.

Naturalmente, além dos equipamentos apresentados, muitos outros são utilizados, constituindo assim muitas vezes listas extensas para as obras.

Por essa razão, o projeto deve ser analisado de forma cautelosa, para que as necessidades sejam atendidas de forma eficaz e cada etapa seja cumprida.

Sendo assim, é possível notar que o desempenho da execução do projeto possui grande dependência do uso dos equipamentos corretos para cada função.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>