Diferentes materiais são empregados na construção civil, afinal, é um setor amplo e que atende etapas variadas de obras.

Para se ter uma ideia, no caso de armações para concreto, comumente a tela soldada gerdau é aplicada. Trata-se de uma armadura pré-fabricada, com formato de rede de malhas e composta por fios de aço que são transversais e longitudinais.

Esses fios são sobrepostos e soldados em cada ponto de contato, que são chamados de nós.

O processo de soldagem é realizado por meio de corrente elétrica, exigindo um controle correto do tempo de soldagem, corrente elétrica e da pressão dos eletrodos.

Além disso, também é importante abordar a questão de que esse procedimento não ameniza a resistência de tração original do fio.

As telas soldadas podem ser encontradas em painel ou em rolo, sendo categorizadas em telas não padronizadas, que são constituídas sob projeto e telas padronizadas. Há, por exemplo, a tela soldada nervurada, que pode ser aplicada para as seguintes finalidades:

  • Lajes em concreto armado;
  • Estruturas pré-moldadas;
  • Pisos industriais;
  • Paredes de concreto;
  • Pavimentos;
  • Paredes de túneis.

Ainda mais, é um tipo de tela também constituída por aço e oferece um controle satisfatório do fissuramento.

Devido aos pontos de cruzamento soldados, a tela também assegura uma melhor ancoragem, com ligação dos elementos estruturais.

A aplicação de mini grua para a construção civil

As gruas são indispensáveis para diversas construções, principalmente para contribuir na locomoção de grandes cargas.

De forma geral, são consideradas versáteis, em especial ao considerar os diferentes modelos que podem ser encontrados no mercado para a aquisição ou locação.

Os profissionais devem avaliar, principalmente, se existe a necessidade de movimentação ágil dos materiais, o prazo da obra, os principais obstáculos, entre outros fatores para encontrar modelo ideal.Dependendo do trabalho a ser atendido, o uso da mini grua para construção civil pode ser uma alternativa favorável, afinal,trata -se de um equipamento mais compacto.

Naturalmente, as especificações podem variar entre as alternativas disponibilizadas, em especial no que diz respeito a capacidade de sustentação, que pode ser, por exemplo de até 500 kg.

O alcance máximo de altura é outra especificação importante de ser analisada, sendo possível encontrar modelos que chegam até 120 metros.A ascensão e o giro também são fatores a serem considerados. De forma geral, é um equipamento seguro, que apresenta freio eletromagnético, o que é vantajoso para evitar a queda livre caso ocorra uma queda de energia ou algum outro problema que interfira no funcionamento da mini grua.Também é importante observar que, de acordo com o serviço, período, entre outros fatores, a locação de equipamentos como as mini gruas pode ser vantajoso, pois evita custos com itens como manutenção e investimento em melhorias.

Isso porque essas preocupações são de responsabilidade das empresas encarregadas da locação.

Como é feita a perfuração de concreto?

Muitas vezes, o serviço de perfuração em concreto é requisitado para criar passagens de tubulações por pilares, vigas e lajes.

Nesses casos, a resistência do concreto deve ser avaliada cuidadosamente para identificar o melhor processo e equipamento para empregar no serviço.

São diferentes os equipamentos que podem ser empregados, como os que apresentam motores elétricos, ar comprimido e hidráulicos.

Um exemplo de equipamento que pode ser usado nesse caso, é a perfuratriz com uma broca tubular acoplada, que proporciona um acabamento satisfatório.

Saiba mais sobre betoneiras e compactadores de solo

A betoneira e o compactador de solo são dois itens constantemente usados na construção civil.

As betoneiras, consistem em equipamentos aplicados para a mistura de materiais, especialmente para concreto. Os modelos de betoneiras se distinguem de acordo com diversos fatores, como sua estrutura e modo de descarga.

No que diz respeito a estrutura, é possível encontrar itens como a betoneira móvel, que consiste em um caminhão betoneira; a fixa que é equipada com um motor; e a semifixa, que é semelhante a fixa, porém, possui rodas.

Já no que diz respeito a descarga, entre os modelos é possível citar opções como a basculante, onde o tambor se inclina para efetuar a descarga e a fixa, onde a descarga ocorre com a inversão da rotação do tambor.

Já os compactadores de solo, são usados principalmente para o preparo de diferentes terrenos, visando essencialmente adensar a areia, terra, entre outros solos. Por esse motivo, é um item crucial para a primeira fase de diferentes construções.

Por mais que exista grande divergência entre os materiais apresentados, é indispensável assegurar uma análise minuciosa de seus atributos. Afinal, cada construção conta com suas particularidades em cada etapa a ser elaborada, que devem ser atendidas rigorosamente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>