Talvez olhando para algum grande prédio ou edifício, você tenha pensado em como tal coisa, imensa e monumental, foi construída.

Quais foram os procedimentos necessários para poder compor aquela grande edificação? Como os trabalhadores sabiam exatamente o que tinha de ser feito e aonde iria cada tipo de material?

Bom, o processo de construção ou obra de um prédio ou construção similar, é realmente complexo. Porém, existem alguns parâmetros e tipos de serviços que são muito comuns nessas grandes edificações. Talvez isso elucide um pouco de seus questionamentos.

Neste texto, comentaremos acerca de alguns procedimentos específicos que são realizados em grandes construções ou na reforma delas. Continue a sua leitura e venha entender um pouco mais de como são feitas essas específicas obras.

Gestão de projetos

gestão de projetos e obras é um dos itens iniciais a serem pensados na construção de uma grande edificação. Em um mundo como o nosso, cada vez mais competitivo e globalizado, ter uma boa organização de funcionamento e de procedimentos é condição base para o sucesso do empreendimento ou da empresa.

Esse aspecto da organização é essencial para obter o controle de uma empresa, seja no âmbito financeiro, gestão de insumos, recursos humanos e etc.

Isso também se expande até os aspectos que envolvem a construção civil e seus afins, devendo ser levado a sério pois é por intermédio disso que se pode chegar a um bom e eficiente resultado final, sem a ocorrência de gastos descontrolados.

Por isso, hoje as grande companhias do setor da construção civil estão optando pela contratação das empresas que realizam a gestão de obras.

Essas empresas tem o intuito de formular todas as diretrizes a serem devidamente seguidas no projeto, trabalhando no planejamento estratégico e executivo, junto as equipes com a devida capacitação, para que se possa tirar do papel as melhores e mais monumentais edificações.

A primeira e explicita vantagem em se ter um planejamento de obras, é a possibilidade da realização de todas as etapas da obra de maneira alinhada e conjunta, tendo metas estabelecidas por profissionais responsáveis e também pelo contratante.

Tendo essa organização, fica muito mais simples acompanhar o andamento das obras e dos trabalhos das equipes ali envolvidas. Além dessas vantagens, podemos listar mais algumas:

  • Prevenção de acidentes;
  • Gastos exagerados com materiais;
  • Atrasos;
  • Mudanças repentinas de estratégia.

Saber escolher os melhores equipamentos, adequados para cada etapa do projeto, juntamente com a contratação de equipes qualificadas e a constante busca por tecnologias novas, são algumas das outras vantagens que esse tipo de serviço também oferece.

Reforço de fundação

Ao se ter uma grande edificação, com o tempo, será necessária a realização de manutenções a fim de solucionar problemas de ordem estrutural.

reforço de fundação é um tipo de intervenção num sistema estrutural e de fundação que já é existente. Seu objetivo é poder recuperar a eficiência e a segurança da edificação, além de melhorar o desempenho e poder atender a novas especificações.

Ela se torna necessária quando as fundação estrutural se encontram inadequadas, pelo próprio comprometimento da estrutura, deformações aparentes ou risco imediato de ruptura ou colapso.

Além dessas acima citadas, também se mostra necessário na ocorrência do aumento de carga estrutural, como no aumento do número de andares.

Existem alguns tipos diversos de fundações aplicadas em edificações. Há aquelas com o uso de sapatas de corrida ou individuais, o reforço com estaca raiz, com baixa altura, ou mesmo de pequeno porte.

Sondagem rotativa

sondagem rotativa é uma espécie de investigação geotécnica destinada ao solos considerados impenetráveis, como rochas e afins. É de alta importância para a realização da caracterização de perfis rochosos.

É de suma importância para as grande obras, onde suas fundações estão apoiadas e ancoradas diretamente no maciço rochoso.

Para projetos de barragens e de sistemas eólicos é uma exigência estatal, além de requisito básico e inicial para a prática de mineração.

Enfim, para se realizar uma obra com a devida eficiência deve se colocar em prática alguns métodos e procedimentos específicos para a construção correta desses grandes empreendimentos.

É altamente preciso que se controle as tarefas realizadas por profissionais, para que se evite gastos dispendiosos de materiais ou então a infelicidade de acidentes por displicência dos mesmos.

Portanto, é de suma necessidade que tudo isso seja realizado por uma equipe devidamente capacitada, preparada e experiente.  

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>