construção

Um imóvel pode passar por várias transformações em seu processo de construção, assim como em procedimentos de reforma. Por isso, existem alguns pontos importantes para o processo de construção para o ambiente residencial.

Além disso, existem outros detalhes que ajudam a compor este espaço, como é o caso da escolha dos pisos e a criação de um projeto de paisagismo.

O processo da construção

O processo da construção tem início com a elaboração de um projeto residencial, feito por um engenheiro civil que será responsável pela obra. A partir de uma investigação do terreno é possível identificar se o local necessita de pontos de nivelamento.

Para que a construção ocorra é necessário que maquinas de construção estejam no local, para que o tempo de obra seja mais rápido e também para que o serviço seja feito com mais qualidade e precisão. De modo geral, essas máquinas costumam ser betoneiras, lixadeiras, rolo compactador ou sapo, furadeiras, entre outros materiais.

Muitas destas máquinas passam pelo processo de alugar ferramentas voltadas para a construção civil, pois este é um processo que precisa contar com materiais de boa qualidade, além de reduzir os custos em uma empresa construtora. Com o andamento da construção, várias instalações ocorrem, como as hidráulicas, as pneumáticas e a parte elétrica.

A parte eletrico predial é uma das mais importantes e delicadas, já que o uso da energia elétrica é essencial em um ambiente residencial e deve contar com um projeto bem estruturado, econômico e voltado para a segurança do local.

Os tipos de pisos

Um dos aspectos finais de uma construção, é a escolha de pisos do ambiente residencial. Como existem ambientes diferentes dentro de um imóvel, os pisos podem variar dependendo do seu modelo, formato e características.

Por exemplo, para áreas externas e banheiros, os pisos antiderrapantes são mais recomendados, já que esses ambientes costumam ser úmidos.

De modo geral, existem muitos tipos de piso, entre eles:

  • Porcelanato;
  • Vinílico;
  • Madeira;
  • Laminado;
  • Cerâmica.

Todos estes modelos possuem características diferentes, como o piso em uretano, ou piso poliuretano, que é um material de resina que é aplicado no piso, com o objetivo de agregar maior resistência diante de impactos, choques e radiação UV (Ultravioleta).

Este piso, que também pode ser utilizado no ambiente industrial, pode ser aplicado nas residências, pois apresenta um ótimo custo-benefício para os clientes.

Isso por conta da resistência que este piso tem, além de um brilho, que proporciona mais durabilidade ao produto. Além disso, este material apresenta resistência diante de agentes químicos, podendo agregar resistência se aplicado em outros pisos, como de madeira, alumínio e cerâmica.

Este modelo de piso também apresenta cores, acabamentos e formatos diferenciados, podendo conter diversas camadas, nivelamentos ou um modelo que utiliza argamassa. Ele pode ser utilizado nas paredes de um imóvel também.

Por conta disso, para encontrar o piso poliuretano preço m2, é fundamental buscar por uma loja de material de construção que seja direcionada ao ramo dos pisos. Neste local, será mais fácil identificar os pisos em seus diferentes modelos e formatos.

Ações voltadas ao paisagismo

Para finalizar o processo de construção, é possível realizar um projeto de paisagismo de jardim e piscina, com o auxílio de um design de interiores. Para isso, é essencial compreender primeiro o que é o paisagismo.

O paisagismo é um tipo de arquitetura voltada para a integração da parte urbana com a natureza, ou com técnicas vinculadas à natureza e ao meio ambiente.

Neste caso, é possível realizar a valorização de uma área externa, por meio da inserção de uma piscina com jardim. Existem vários modelos de piscinas disponíveis no mercado, cada uma com suas particularidades.

Entre os materiais que podem ser utilizados para a construção de piscinas, podemos destacar:

  • Fibra;
  • Alvenaria;
  • Vinil;
  • Concreto.

Além disso, existem vários modelos de jardins que podem compor a área externa residencial, como:

  • Japonês;
  • Inglês;
  • Vertical;
  • Oriental;
  • Tropicais.

Diante dessa diversidade de tipos de jardins, assim como de modelos de piscina, é possível integrar o projeto de paisagismo com o jardim.

Neste aspecto, alguns acessórios podem auxiliar, como a inserção de um deck de madeira, pergolados, iluminação com lâmpadas em LED e até mesmo uma cascata dentro de sua piscina, que pode ser essencial para valorizar ainda mais o imóvel.

É válido ressaltar a importância de desenvolver um projeto como este pelo fato de valorizar o imóvel, ter um espaço diferenciado para o lazer e a diversão em família, além do conforto que este projeto pode proporcionar para o ambiente residencial.