Quando o assunto é construção, é importante pensar em diversos detalhes técnicos para que ela seja eficiente e segura. Nesse sentido, é preciso que as instalações elétricas sejam feitas de forma correta, assim como o tipo de laje, estrutura e até mesmo os tipos de revestimento.

Mesmo que essas partes não estejam ligadas diretamente a elementos decorativos, eles são de extrema importância para garantir a confiabilidade da construção e a resistência da obra. Além disso, eles tornam todo o processo de construção e moradia ainda mais seguros e, por isso, serão temas desse artigo. Confira!

O que você precisa saber sobre as instalações elétricas?

Em uma residência, seja ela uma casa ou em um apartamento, uma das preocupações no momento de construção ou reforma refere-se às instalações elétricas.

Isso porque a eletricidade é um fator fundamental para o convívio em sociedade. Por isso, durante o período da construção e após a estruturação, é necessário certificar que esse trabalho foi desempenhado com qualidade.

Para isso existe o laudo de instalações elétricas. Na prática, esse laudo verifica as condições do prédio ou residência, seu quadro elétrico, presença de equipamentos elétricos e analisa as condições dessas estruturas.

Esse laudo serve para certificar se as instalações elétricas do local são confiáveis, se é necessário ter algum tipo de reparo técnico e, ainda, se existe a prevenção diante de possíveis acidentes, como uma sobrecarga de energia elétrica.

De um modo geral, esse laudo é emitido por uma empresa que seja técnica e perita no assunto e que conte com uma equipe qualificada para realização do serviço.

Isso é importante para evitar que acidentes aconteçam durante o período da revisão, assim como durante a moradia. É importante fazer uma manutenção das instalações elétricas da sua residência com uma certa frequência, visando manter a segurança e proteção dos seus familiares.

Tipos de revestimento: a utilização do gesso e PVC

Para quem está construindo ou reformando é importante verificar qual tipo de estrutura é a melhor, baseado na sondagem do solo e no procedimento de terraplenagem, que visa a limpeza e nivelamento do terreno que vai receber a estrutura.

O concreto, que consiste na mistura de cimento com pedras e areia é um elemento importante durante a fundação ou estrutura, isso porque apresenta elevada resistência e durabilidade. É possível apostar em diversos usos desse tipo de material, como para a estrutura concreto pré moldado.

Com isso, a empresa responsável pela produção desse material, em contato com o engenheiro civil responsável pela obra, consegue realizar a produção do concreto e pré moldá-lo baseado nas orientações técnicas da engenharia. Isso compreende o respeito pelas medidas técnicas do bloco, assim como do terreno que está disponível e as demandas do local.

Outro tipo de dúvida que pode surgir nesse momento, além da estrutura, é o tipo de revestimento adequado para sua residência.

Um dos revestimentos mais comuns é o PVC, adotando outras modalidades como a 3D. Esse tipo, em especial, permite um design moderno e sofisticado, além de formatos escolhidos pelo cliente.

O revestimento 3d pvc preço pode ser consultado em diversas empresas que comercializam esse tipo de material, realizando um orçamento adequado e buscando por recomendações necessárias.

Outro tipo de elemento é o gesso, um material bastante versátil e prático em sua utilização. Diante disso, você deve estar se perguntando como colocar placa de gesso na parede e a resposta é que existem empresas especializadas nesse tipo de serviço.

De um modo geral, o gesso na parede pode:

  • Agregar um design mais sofisticado;
  • Ser moldado a depender da escolha do cliente;
  • Receber pintura;
  • Proporcionar um isolamento acústico.

Ou seja, a instalação de placas de gesso pode oferecer diversas vantagens ao cliente, além de proporcionar um bom custo-benefício.

Qual tipo de laje é o melhor para sua residência?

Outra dúvida que surge durante o período de construção compreende o tipo de laje a ser escolhida.

A laje é a parte da residência que ajuda a dar estrutura a outras, como o telhado ou a construção de um segundo andar, conferindo mais segurança para os ambientes internos.

Existem alguns modelos de laje que ajudam nesse suporte e uma delas é a laje pre moldada isopor.

Esse tipo de laje, por ser pré-moldada, já possui um encaixe perfeito para sua residência. Além disso, esse tipo de laje torna a instalação mais rápida e prática. Outro destaque para esse material é que ele apresenta alta qualidade.

Ainda sobre a utilização do isopor, vale a pena destacar a laje treliçada isopor. A diferença entre ela e o primeiro exemplo que citamos é que essa laje possui um preenchimento entre as lajotas assim como uma vigota que é treliçada.