Por mais que boa parte das pessoas ainda opte pela compra para realizar o sonho da casa própria, há uma parcela de população que opta por construir a sua residência em um terreno escolhido a dedo para tal.

Por mais que essa seja uma opção mais trabalhosa, ela também oferece vantagens, tais como:

  • Possibilidade de escolher a localização;

  • Menor custo;

  • Personalização do imóvel;

  • É um investimento mais rentável.

 

Ainda assim, quem opta pela construção precisa ter em mente que, independentemente de se contratar profissionais da área, é preciso entender um pouco a respeito de construção, de modo a fazer escolhas inteligentes a respeito do canteiro de obras.

Quer aprender mais a respeito disso? Então continue lendo e confira algumas dicas para que a sua obra seja de qualidade, desde a elaboração da estrutura até o acabamento:

Conte com equipamentos apropriados

Foi-se o tempo no qual boa parte das tarefas realizadas em um canteiro de obras eram manuais.

Atualmente, graças ao avanço da tecnologia, existem uma série de equipamentos que são úteis em todas as etapas da obra, desde a fixação das fundações até a aplicação de acabamentos.

Um bom exemplo disso é a broca para granito. Como o seu próprio nome dá a entender, trata-se de uma broca projetada especificamente para perfurar esse material, de modo a passar fios ou mesmo instalar acessórios.

Para garantir sua máxima eficiência, recomenda-se acoplá-la a uma furadeira potente, que proporcione uma quantidade de força adequada para a tarefa.

Compre material de construção de qualidade

Você pode dispor dos melhores profissionais e de um projeto extremamente bem elaborado, mas, sem materiais de construção de qualidade, nada disso vai adiantar. Eles são, afinal, o coração da obra, os elementos que de fato permitem tirá-la do papel.

Um bom exemplo disso é a escolha das telhas que revestirão o teto do imóvel: ao contrário do que muitas pessoas pensam, elas são caras, e podem consumir uma fatia considerável do orçamento da obra.

Isso, porém, não significa que você deva abrir mão da qualidade em busca de um produto mais barato: caso isso aconteça, as chances de que o seu telhado te dê problemas e dores de cabeça são grandes. Veremos isso mais detalhadamente a seguir.

Não economize no telhado

De acordo com especialistas, o telhado pode facilmente ser a parte mais cara de uma obra. Isso pois, além de comprar uma telha de qualidade, também é preciso que haja uma estrutura de madeira robusta o suficiente para fornecê-la suporte, além de uma calha de chuva que ajude a escoar a água.

Por mais alto que o custo seja, profissionais da área da construção civil não recomendam que os proprietários do imóvel arrisquem a qualidade para obter um preço mais baixo.

Caso eles optem por isso, as chances de que haja problemas como vazamentos, infiltrações e deficiências no isolamento térmico e acústico são grandes.

Consequentemente, será preciso investir em uma reforma da estrutura, o que tende a ser caro, demorado e cheio de contratempos para os moradores.

Assim, a melhor opção é usar apenas matérias-primas de altíssima qualidade em sua estrutura. Por exemplo: por mais que a calha galvanizada preço seja mais alto do que o das calhas regulares, o investimento extra vale a pena, já que a sua durabilidade é maior.

Tenha uma instalação elétrica robusta

Eletrônicos, eletrodomésticos e luz. A sociedade, de modo geral, depende da eletricidade para realizar uma série de atividades cotidianas, além de usar aparatos que facilitam a rotina.

Por conta disso, ao construir sua residência, é fundamental que ela tenha uma estrutura elétrica de primeira, com fios e cabos de qualidade e elementos de segurança, como um disjuntor.

Da mesma forma, recomenda-se fortemente o uso de aparatos para proteger a todos esses elementos, como o conduíte corrugado: ele funciona como uma espécie de cano, por onde a fiação pode circular. Assim, ela fica protegida, fazendo com que as chances de defeitos sejam menores.

Priorize a iluminação natural

Por último, mas não menos importante, ao elaborar o projeto de sua casa, é altamente recomendado que ele privilegie a iluminação natural do sol.

Além de uma economia considerável na conta de eletricidade, isso deixará o imóvel como um todo mais atrativo e aconchegante. Assim, elementos como grandes janelas e paredes pintadas em cores claras são bem vindos.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>