madeira

Utilizada nos acessórios e nos pisos, a madeira vem ganhando espaço em outros ambientes da casa, dando um toque especial em diversos espaços.

O material deixou de ser uma exclusividade em móveis e, agora, também aparece como revestimento de paredes, forros e muitas outras opções para a casa.

A madeira é uma excelente matéria-prima que tem a função de um isolante térmico que mantém o local com temperatura agradável, deixando a residência com um clima aconchegante.

Mas, em se tratando de pisos residenciais, pode considerar os pisos de madeira muito versáteis.

A madeira natural pode ser de espécies mais escuras, com marcas aparentes com o nó da madeira ou desgaste e envelhecimento natural, remetem ao rústico e contracenam bem com elementos de estilo moderno.

Com essa grande diversidade, qual piso escolher?

Para te auxiliar na seleção, listamos os principais pisos de madeira que, geralmente, você encontrará nas lojas de materiais de construção ou em lojas especializadas em pisos de madeira, para que possa balancear os prós e os contras e fazer uma decisão segura.

O piso mais vantajoso dependerá de suas especificações e necessidades do projeto, mas antes disso, confira os atributos de cada tipo de piso.

Sendo um dos materiais mais procurados, o piso laminado é fácil de ser encontrado e a sua instalação é muito prática. O preço do m² é acessível e já vem com acabamento, dispensando aplicação de verniz ou cera.

Eles são movediços, ou seja, são apenas encaixados no sistema conhecido como macho e fêmea, sobre uma manta termoacústica de polietileno, que é um polímero que isola a corrente elétrica e está presente em tubos, próteses e materiais de embalagem.

Diferente dos outros pisos feitos de madeira, sua capacidade de resistir aos riscos é uma das maiores vantagens do piso laminado.

Parecido com o piso laminado, o carpete de madeira é mais fino e não tem camada protetora, o que significa menor resistência. O preço é baixo e sua instalação também é feita pelo encaixe macho e fêmea, podendo ser colado no contrapiso.

Já o assoalho é um sonho de consumo para quem deseja ter pisos de madeira em casa. O preço é um pouco mais alto, porém é mais espesso e resistente.

Existem tipos de assoalhos com acabamento envernizado e assoalhos sem acabamento, que necessitam da reposição de verniz ou cera, mas todos são feitos de madeira natural.

Os pisos podem ser instalados em uma estrutura de madeira, colados no contra piso ou pregados.

Os pisos vinílicos são uma das preferências nas construções, já que são modernos e ecológicos – são fabricados com a utilização de materiais reciclados.

Os pisos deste tipo apresentam uma aparência macia, porém são resistentes ao atrito e podem ser limpos facilmente.

O preço pode variar de acordo com a estampa, mas não são valores altos. A instalação é fácil e rápida, desde que a superfície esteja completamente limpa.

A madeira nas áreas externas

Muito usado em áreas externas, o deck de madeira leva aconchego e beleza a qualquer lugar onde é aplicado. A beleza do material natural valoriza e dá mais vida ao local.

Para que seja seguro, é necessário ficar atento se a madeira para deck é de boa procedência e esteja de acordo com as normas atuais.

O deck de madeira é uma tendência que nunca sai dos catálogos de decoração de interiores, tornando o lugar muito mais aconchegante e receptivo.

Vantagens do deck de madeira:

● Pode ser usado sobre outros revestimentos;
● Montagem rápida;
● Conforto térmico;
● Custo mais baixo do que de pisos de cimentos antitérmicos;
● Visual sofisticado;
● Não estraga em ambientes externos.

Esse tipo de piso também se encaixa perfeitamente em varandas, que acabam ganhando uma cara despojada e se tornam excelente para prédios e para quem sonha com um espaço de passatempo confortável e mais personalizado.

Sua montagem e utilização podem ser feitas em uma pequena parte da varanda, em conjunto com pedras para jardim ou como um revestimento para todo o piso do ambiente, de acordo com o projeto desejado.

O deck de madeira para varanda, geralmente, já vem com tratamento adequado, por isso você só precisará fazer a manutenção depois de um ano – e depois sempre anualmente.

Para fazer a manutenção do deck de madeira com verniz, será necessário raspar e aplicar o produto novamente.

Todavia, se for usar o stain, isso é desnecessário.