As características de uma decoração ambiente são visíveis e, por isso, é preciso fazer uso de materiais que tenham destaque e que sejam complementares a outros elementos que compõem todo o espaço.

Nesses casos, os detalhes mínimos podem fazer a diferença e, até mesmo a escolha de um piso, que irá compor toda a área do chão, deve ser feita com atenção.

Pedras para acabamento de pisos

Com a evolução dos produtos ofertados pelo mercado da construção civil, muitos arquitetos e decoradores têm optado por materiais específicos, atendendo a cada tipo de construção. O número de moradores, assim como o acesso de pessoas a cada ambiente, deve ser levado em consideração.

No acabamento dos pisos, como soleiras, é bastante comum o uso de uma pedra, delimitando os espaços de maneira garantida.

Por diversas características estruturais, muitas vezes, é preciso realizar a recuperação dessa pedra, com o polimento de granito sendo feito de forma incisiva, com produtos especiais e equipamentos desenvolvidos para a realização desse tipo de trabalho.

Já os pisos residenciais podem receber uma variedade de pedras, madeiras e até mesmo cimento queimado, dando características rústicas, acompanhando a estética de arquitetura moderna, muito utilizada em apartamentos dos grandes centros urbanos.

Mas ainda há os clássicos, em que os proprietários de imóveis não abrem mão do assoalho de madeira, que se ajusta à decoração de um ambiente.

A localização do imóvel também é determinante para esse tipo de piso, pois ele mantém o conforto térmico e acústico dos cômodos, principalmente em cidades litorâneas e em regiões com clima de interior.

O mercado oferece produtos de fácil instalação, que são vendidos em placas inteiriças para deixar qualquer ambiente charmoso e aconchegante.

A venda de piso madeira laminado é bastante comum e serve como ornamento na maioria das decorações com a mesma facilidade de limpeza e manutenção de outros pisos.

Seu uso é mais comum em salas de estar, quartos e escritórios, pois suas características impedem o uso em ambientes muito úmidos, como cozinhas, banheiros e área de serviço.

Ainda assim, seu conforto térmico e acústico são duas características que justificam a instalação em apartamentos e casas com piso superior.

Decoração do teto

Assim como o piso, os detalhes que estão presentes no teto também podem chamar a atenção, de forma positiva.

A instalação de um lustre, com iluminação ambiente adequada, e pontos luminosos devidamente posicionados, como uso de abajures e luminárias, forma salas de estar propícias para as sessões de cinema, os quartos aconchegantes, para o período de descanso, e as cozinhas bastante iluminadas, para o preparo dos alimentos e a recepção de família e amigos.

Dentro da estrutura de iluminação, muitos projetos são preparados para fugir do lugar comum, com a instalação de sancas, entre a parede e o teto. A contratação de especialistas que possam apontar qual o melhor sistema a ser utilizado pode ser realizada por meio de uma empresa de gesso acartonado.

Utilizando materiais específicos, como lâmpadas coloridas, funcionais e econômicas, seguindo a tendência da sustentabilidade, esse modelo de aplicação de iluminação está presente em diferentes ambientes, atendendo de forma satisfatória os clientes que optam por esse tipo de decoração.

Maior proteção para paredes

A pintura das paredes é um caso bastante importante, quando se trata da proteção de toda a estrutura de um imóvel. O mercado oferece diferentes modelos de tinta, com cores variadas e produtos que aumentam a garantia de proteção, tanto na parte interna, quanto na área externa.

Para ter uma impermeabilização eficiente, as empresas desenvolveram a resina de poliuretano, que também é bastante durável, evitando corrosão e agindo contra os desgastes da estrutura.

Suas características se apresentam bastante favoráveis quanto ao uso, podem ser aplicadas em diferentes ambientes, inclusive no chão. Entre essas características, é importante destacar:

  • Não possui solventes na composição;
  • Facilidade na manutenção e limpeza;
  • Utilizada para impermeabilização de lajes e paredes;
  • Contribuição ao isolamento térmico e acústico.

Em aplicações mais amplas está a pintura epóxi, que pode ser à base de água ou à base de solvente.

Por ser um produto mais nobre, esse tipo de pintura é bastante utilizado em ambientes que precisam de uma proteção extra, como banheiros, áreas de serviço e cozinhas, que contam com muita umidade, e até mesmo a água de equipamentos, como chuveiros, pias, tanques de roupa e máquinas de lavar.

A proteção das estruturas depende da aplicação desses modelos de acabamento de pintura, contribuindo também para a beleza e refinamento dos espaços em que são aplicados.