decoração jardim

Quando a construção acaba, um novo desafio se inicia. Isso porque é nesse momento que o processo da decoração dos espaços do imóvel deve ser feito, assim como apostar na criatividade e inovação.

Nessa aposta pela criatividade, uma ideia bastante interessante é criar um jardim, que pode servir para decorar tanto uma área externa da residência, mas que também pode ser aplicado em locais menores, como apartamentos.

Mas, afinal, por que ter um jardim? Um dos motivos para isso é que o ambiente fica mais agradável, bonito, decorado e, ainda, melhora a circulação de ar no local.

Por conta da importância de ter um jardim em sua residência, este artigo vai trazer dicas sobre como montar um, não deixe de conferir!

Decoração e montagem do jardim

Montar um jardim torna o ambiente muito mais bonito e agradável. Quando falamos em jardim, o primeiro pensamento que vem à cabeça é ter um gramado.

A instalação de grama requer alguns cuidados e é indicada para pessoas que possuem um quintal maior, espaço de lazer ou, até mesmo, uma piscina em sua residência.

Optando por essa estruturação, é importante consultar uma empresa especializada em gramas naturais ou sintéticas, com o objetivo de verificar qual é o melhor modelo para sua residência.

Além disso, é possível apostar no uso de pedras para jardins, já que essa é uma opção barata e economicamente viável, trazendo diversos benefícios para o local.

Para locais externos e grandes quintais, é possível comprar um kit para jardinagem, que vem com pequenos vasos, plantas e flores.

A presença de um jardineiro pode ajudar também na escolha e decoração de jardim, por meio de cortes modernos nas plantas e aplicação correta da água.

Mais ainda, para quem deseja ter um jardim, é possível investir em vários produtos interessantes, com pouco dinheiro e fácil manutenção. São eles:

  • Vasos decorados;
  • Terra;
  • Sementes;
  • Flores;
  • Pequenas plantas;
  • Pedras;
  • Mudas.

O uso dos vasos é importante em um jardim pois facilita o deslocamento das plantas de um ponto a outro.

Essa dica é importante tanto para quem vai montar um jardim em seu quintal, mas também para quem mora em apartamento. Inclusive, é possível montar um jardim em seu apartamento. Sobre isso, falaremos mais adiante.

Para quem mora em apartamento, a dica é apostar no uso do jardim vertical.

Isso porque, como nesse local os espaços são mais compactos, sendo necessário pensar na otimização dos ambientes, essa forma de organização contribui muito para a personalização da residência sem demandar muito espaço.

O jardim vertical consiste em plantas e vasos instalados nas paredes da residência. Esse jardim também pode ser alocado em outros espaços da residência ou apartamento, como é o caso do uso de plantas para jardins de inverno, que geralmente são menores ou de médio porte.

Além disso, cabe ressaltar que montar um jardim em seu apartamento é econômico e limpo. Você consegue isso instalando plantas em paredes ou muros, pode fazer o uso de pallets, esteiras, cordas para segurar, sendo uma excelente alternativa para quem mora em apartamento.

Com isso, o morador consegue ter um espaço mais verde e agradável em sua casa, contribuindo também com a saúde e bem-estar.

Elementos importantes para a proteção do seu jardim

Se você tem ou pretende ter um jardim, é importante saber que ele precisa de cuidados para crescer e se desenvolver. Por isso, para jardins maiores, a atenção deve ser dobrada, para evitar que as plantas se percam.

Uma dica é apostar no uso da irrigação automática.

A irrigação é um sistema que vem da agricultura e é bastante interessante pois visa o direcionamento da água corretamente na planta, gerando uma economia de água e otimização no tempo de rega.

Isso ocorre porque a irrigação consegue direcionar exatamente a quantidade de água que a planta precisa e, por isso, pode ser uma boa opção.

Além disso, é preciso proteger as plantinhas do calor excessivo, chuva e fatores externos como ventos fortes.

Nesse contexto, a instalação de uma cobertura de vidro pode ser uma boa opção, pois, por ser transparente, ela permite a entrada de calor, mas sem sobrecarregar a planta.

Essa é uma forma de proteger não somente o seu jardim, mas as áreas externas da sua residência como um todo.

O uso de metais também pode ser uma boa opção para segurar as plantas ou outros objetos da sua casa que compõem esse espaço, como portas e janelas.

Desse modo, por meio da consulta a uma fábrica de esquadrias de alumínio, materiais importantes que servem de suporte às portas e janelas, é possível verificar diversas estruturas metálicas que oferecerem resistência e durabilidade para os espaços, melhorando a decoração do jardim.