Com certeza você já passou em frente à uma casa ou edifício e o imóvel parecia abandonado, ou com uma pintura ou fachada desgastada. Isso já deve ter acontecido também ao tentar localizar uma empresa ou escritório.

Apesar de muitas pessoas não considerarem, as áreas externas de um lugar, seja a fachada, garagem ou varanda, também são importantes, tanto para ambientes residenciais quanto comerciais.

Por isso, esse artigo trará algumas dicas de reformas para as áreas externas tanto do seu lar como do seu negócio! Confira!

Renovando a fachada

A fachada de um imóvel ou centro comercial é a “porta de entrada” do local, que atrairá ou não a visibilidade dos clientes, como no caso de possíveis moradores ( para quem deseja vender ou locar um imóvel).

Com o passar dos anos, é comum que a fachada de casas ou edifícios acabem se desgastando, deixando uma aparência envelhecida ao local.

Isso acontece com maior facilidade porque a parte externa está exposta a vários fatores naturais, como chuva, sol, ventos intensos, umidade, dentre outros.

Com isso, é mais fácil que a pintura ou os revestimentos acabem se desgastando. Nesse caso, é recomendado então realizar uma Pintura de fachadas.

Como a pintura será feita na parte externa, é importante que a o tipo de tinta seja específico. Isso porque existem alguns tipos de tintas que são à base de água, sendo mais indicados para locais internos, com pouca umidade.

O mais interessante é que o cliente, dono do imóvel, pode optar por pinturas diferenciadas, com cores que trazem a personalidade da empresa ou sua identidade para a moradia.

Outro detalhe também é mais voltado ao lado artístico da pintura, além de procedimentos decorativos. Estamos falando da textura de parede, que pode ser feita de várias formas, trazendo ainda mais beleza e sofisticação ao seu espaço ou residência.

Ainda sobre a pintura e os pontos específicos, é importante verificar o tipo de material que será pintado. Por exemplo, no caso dos metais, eles podem sofrer com os fatores externos, causando sua corrosão e ferrugem. Por isso, existem pinturas específicas para combater a ferrugem e proteger o metal.

Além disso, há outros tipos de pinturas que visam a proteção do espaço contra incêndios, por exemplo. Nesse sentido, nos referimos à pintura intumescente estrutura metálica, que visa a aplicação de um produto sobre o metal, evitando que ele seja inflamável, no caso de um princípio de incêndio.

Procedimentos como esses, podem ser fundamentais para evitar acidentes e garantir maior qualidade de vida e segurança aos moradores e clientes.

Prevenção e segurança

Um dos detalhes fundamentais que ocorrem após a estruturação de um imóvel e que, geralmente, acontece antes de ser aplicada a pintura, é realizar a impermeabilização das paredes.

Esse procedimento se refere à aplicação de um material impermeabilizante que tem muita importância para um imóvel, como:

  • Proteger de infiltrações e vazamentos;
  • Evitar mofo;
  • Aumentar a vida útil da parede e pintura;
  • Deixar a estrutura do imóvel ainda mais segura.

Existem vários modelos de impermeabilizantes, que podem ser aplicados em diversos locais, não somente em uma construção ou reforma de imóvel, mas também nas calçadas e asfaltos.

Por isso, para realizar o investimento em um produto certo, é importante contar com uma boa equipe de construtores para realizar o procedimento.

Vale destacar também que o impermeabilizante é considerado um produto seguro e fabricado dentro de normas técnicas de segurança.

Manutenção: cuidando do seu imóvel

Além dos detalhes técnicos, como pintura e impermeabilização, outro fator fundamental em uma construção ou em uma reforma é realizar a manutenção de fachada predial ou residencial.

Essa manutenção se refere à higienização da fachada, que geralmente pode ser feita a cada 2 ou 3 anos.

Isso vai depender do tipo de material que está presente na fachada. O edifício destina fundos colhidos na conta do condomínio também com esse objetivo.

Para realizar esse procedimento, é fundamental buscar orientação junto a um arquiteto com o objetivo de entender como essa manutenção deve ser realizada, assim como procedimentos técnicos da legislação.

Por exemplo, em alguns municípios, prédios com fachadas muito sujas podem acabar sendo multados pela Prefeitura.

Mas, é importante ressaltar também que ao realizar um procedimento como esse, é fundamental comunicar aos órgãos públicos do município e contratar uma empresa especializada nesse segmento.