decoração

Com as mudanças de comportamento em ambientes de trabalho ou residências, os espaços e cômodos têm se tornado cada vez menores, e isso influencia diretamente na decoração.

Isso faz com que haja a necessidade de medidas para aproveitamento dos ambientes, missão principal de profissionais que trabalham com decoração, desde a elaboração de projetos em cozinha de madeira maciça, até em grandes construções e reformas no geral.

A importância da decoração em ambientes

Quando se fala em aproveitamento de um espaço específico, existem diversos profissionais que podem realizar isso muito bem, sejam eles arquitetos ou decoradores, por meio da junção de planejamento e elementos estéticos, como, por exemplo, algumas ideias de grafiato na sala e outros projetos incríveis são realizados com profissionalismo e eficiência.

Por conta dos espaços reduzidos, cada ambiente precisa ter o máximo de aproveitamento. Por isso, a junção da praticidade, do design e do bem-estar, são as chaves para toda reforma. A decoração é um processo que envolve etapas, podendo variar de acordo com a divisoria de ambiente.

O planejamento é a etapa principal para os acontecimentos e as escolhas de decoração, já que todas elas serão feitas diante dos objetivos do contratante.

Começam as modificações físicas nos espaços, ajustes na elétrica, manutenções hidráulicas, mudanças nas paredes. São muitos os elementos presentes em processos decorativos, podendo envolver:

  • Mobiliários;
  • Revestimentos;
  • Pisos;
  • Tecidos;
  • Texturas;
  • Fibras;
  • Medidas;
  • Iluminação.

Toda decoração existe com o intuito de promover estética, bem-estar, praticidade, lazer e aconchego. Por isso, contar com profissionais, como designers de interiores ou arquitetos, é sem dúvida um ótimo investimento. Quando um espaço é bem planejado, passa a ter funcionalidade e praticidade.

Dessa forma, consequentemente a vida dos contratantes melhora. Um profissional guiará os contratantes em todas as fases do projeto, garantindo segurança durante a reforma. Além disso, fará um planejamento da obra de maneira que atenda ao devido orçamento.

A decoração tem papel em tudo isso, já que consegue causar sensação de amplitude e principalmente, aconchego. Por isso, profissionais da área conseguem dar excelentes sugestões na escolha de móveis para cozinhas planejadas e outros cômodos, medidas e tamanhos, elementos que facilitam o deslocamento no espaço, entre outros.

Profissionalismo e beleza

Todas as cores possuem significados, sendo capazes de interferir no humor e na produtividade das pessoas. Por isso, elas devem ser usadas sempre com harmonia nos espaços, combinadas com a decoração.

Os profissionais decorativos darão ao cliente uma paleta de cores, além de inúmeras dicas e sugestões sobre elas, para que as decisões de cada ambiente combinem com a proposta do todo.

As cores estão sempre associadas a sentimentos, portanto é importante compreender suas funcionalidades:

  1. Branco: harmonia, paz, simplicidade;
  2. Verde: calma, vigor, renovação, vitalidade;
  3. Rosa: charme, delicadeza, ternura, felicidade;
  4. Roxo: mistério, nobreza, sabedoria, espiritualidade;
  5. Vermelho: calor, poder, força, movimento, energia
  6. Azul: lealdade, fé, ordem, confiança, tranquilidade;
  7. Laranja: vibração, humor, equilíbrio, extravagância;
  8. Amarelo: otimismo, foco, alegria, relaxamento;
  9. Marrom: aconchego, conforto, estabilidade;
  10. Preto: ousadia, elegância, sofisticação.

Nesse período de dicas, os profissionais podem sugerir materiais para as paredes e para o teto, envolvendo técnicas de pintura e revestimento, como, por exemplo, sanca de gesso.

Assim, todos os mínimos detalhes terão atenção, colaborando na criação de espaços incríveis. As escolhas podem incluir também papéis de paredes, adesivos e elementos que complementam a decoração.

Bem como as cores, a iluminação também possui grande influência nas atividades realizadas, principalmente em relação à produtividade e vitalidade.

Além disso, as luzes ajudam a valorizar e dividir os espaços, podendo destacar objetos e dar sensação de elegância aos ambientes.

A decoração se transforma com os detalhes. Por isso, os profissionais decoradores com certeza também vão sugerir elementos como almofadas, quadros, Forro de pvc madeirado, tapetes e cortinas para valorizar os ambientes.

Um projeto de decoração eficiente, é aquele que realiza a junção de diversas situações, como o visual, o mental e o conforto. São profissionais que trabalham com elementos que transmitam sensações, aumentando a qualidade de vida.

O lar é considerado refúgio, espaço de descanso e de interação. Por isso, é importante que na decoração exista identidade visual e personalidade dos moradores, sendo essa uma característica muito importante de cultivo dos profissionais.

Quadros, pinturas feitas por alguém querido, e objetos que possuem sentimentos são ótimos elementos decorativos. Esses elementos, combinados com utensílios práticos e elegantes, deixam qualquer ambiente impecável.

Por isso, pode-se concluir que a decoração representa aquilo que as pessoas acreditam, pois transmite um pouco da personalidade de cada morador. Assim, com os profissionais certos, a identidade da casa será aperfeiçoada com funcionalidade e beleza.