Quando se fala de arquitetura, pouco se explora o assunto dos telhado. Neste artigo, você vai receber as melhores dicas, para ter ganhos estéticos, em segurança, conforto e em economia.

As lajes e o Sol

Você sabe o que é uma Laje com iluminação solar? Essa técnica arquitetônica é perfeita para quem aprecia uma casa bem iluminada, por raios de Sol. Consiste na utilização de blocos de vidro ao longo da laje, que são transparentes e espelhados.
Colocados em estruturas especiais, é necessário que o trabalho seja feito com muito cuidado, para que seu posicionamento seja simétrico e proporcional. Depois de posicionados todos os blocos, ocorre a concretagem.
Utilizar essa técnica, ao invés de telhas comuns, é muito vantajoso, pois dispensa o uso das lâmpadas durante o dia, promovendo economia na conta de luz. Entretanto, deve-se tomar cuidado e utilizar algum produto impermeabilizante no material de cobertura, pois a laje não possui essa características.
Muitas pessoas desejam utilizar essa técnica, mas ficam receosas em relação à absorção de calor por parte do vidro. Afinal, de que adianta uma casa bem iluminada se ela for quente? Por isso, foram criados blocos especiais, que permitem a passagem de luz sem a absorção de calor.
Aliás, essa situação deia claro que o telhado faz muito mais do que apenas proteger a casa, contra os intempéries climáticos e conferir privacidade aos moradores, influenciando diretamente no conforto.
Isto é, o telhado pode ser responsável por uma casa muito quente no verão e muito fria no inverno. Melhor do que pensar em alternativas como ar condicionado, climatizador e outros, é fazer uma melhoria no telhado.
Acrescentar uma Manta termica para telhado  é uma garantia de que esse problema não voltará a acontecer. Basicamente, as mantas térmicas são alumínio duplo e devem ser colocadas entre o teto e as telhas.
Não só estabilizando a temperatura da casa, elas também servem para impermeabilizar por completo o telhado, o que evita infiltrações e goteiras. Como se sabe, todas as medidas capazes de evitar infiltrações viáveis devem ser tomadas, pois esse problema é muito danoso a saúde, podendo causar problemas respiratórios aos donos da casa.
A manta termica possui um funcionamento simples. O alumínio reflete o calor presente nas telhas, impedindo que este seja absorvido pelo material do teto e, sendo impermeável, também impede a ação do ar quente ou frio e da umidade. A aplicação é simples.
Pode ser instalado entre as ripas e caibros, entre as ripas e as telhas ou mesmo suportado por materiais leves, como cantoneiras que podem ser feitas abaixo das telhas.
Existem outros materiais que podem ser usados, para formar mantas térmicas, mas há alguns benefícios especiais propiciados pelo alumínio:
  • Custo reduzido;
  • 100% reciclável;
  • Não propaga fogo;
  • Conforto acústico;
  • Não prolifera micro-organismos;
  • Não é atacada por insetos ou roedores.

Assim, não importa qual seja o material da suas telhas, essa é a opinião mais vantajosa. Um detalhe importante, é que não há porque se preocupar com o acúmulo de água no telhado: toda a água que for bloqueada pela manta é direcionada para as calhas.

Seja detalhista

Quando se fala em telhado, pouco se pensa nas calhas, mas elas são um item que merece atenção. Além de serem muito úteis, podem gerar um impacto negativo forte, na estética da casa quando em mal estado.

Não é raro encontrar uma casa com a calha enferrujada e corroída, no caso do metal ou com “rasgos” e manchas no caso do plástico. A impressão transmitida é a de abandono. Para que o seu telhado esteja impecável por inteiro, faça uso da Calha galvanizada.

Os metais galvanizados, são conhecidos por terem sofrido um processo de aplicação de camada de zinco na sua superfície. O zinco realiza processos químicos com o ar antes do metal, oxidando primeiro e servindo como metal de sacrifício.

O resultado é um metal que nunca enferruja. Além disso, essa calha é mais resistente e durável. É melhor investir apenas uma vez, em uma calha de qualidade, do que várias vezes em calhas duvidosas.

Por fim, é importante lembrar que não importa qual seja a reforma, sempre conte com um fornecedor de qualidade.

O melhor é buscar por empresas que ofereçam o serviço de instalação, para que o resultado final seja mais satisfatório. Tente sempre se informar a respeito das características do produto, conferindo na internet quais são as condições ideais.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>