piscina

Muitas das pessoas que contam com um quintal amplo em casa sonham em ocupá-lo com uma piscina com deck.

Afinal, além de ajudar com o calor típico dos verões brasileiros, ela acaba virando uma área social da casa, apropriada para receber convidados.

Contudo, muitos desistem por conta do custo: construir uma piscina de concreto (apontada pelos especialistas como muito melhor do que as plásticas) demanda um investimento considerável.

Ainda assim, ele vale a pena, tendo em visto as vantagens que um projeto do tipo proporciona.

É fundamental tomar uma série de cuidados para evitar que a obra seja mal executada, o que vai exigir uma reforma (ou seja, mais gastos) em um período bastante curto.

Confira algumas dicas para isso a seguir:

Conte com um profissional qualificado

Entre comprar o granito para o revestimento, custear a escavação e cobrir os valores da concretização do terreno, a construção de uma piscina tende a custar caro.

Por conta disso, a tentação de economizar na mão de obra pode ser grande.

Apesar do custo de se contar com um engenheiro ou arquiteto supervisionando os trabalhos ser alto, ele compensa: este profissional é devidamente treinado para evitar práticas que ponham o resultado do projeto em risco.

Da mesma forma, vale a pena contar com operários que tenham experiência com a construção de piscinas, por mais que isso signifique pagar mais por eles.

Impermeabilizar é fundamental para piscina

impermeabilização de piscina de concreto armado é fundamental para que o projeto seja tão durável quanto possível.

O motivo por trás disso é o fato de que há uma armação de metal sob o concreto, e, caso haja algum tipo de infiltração ou vazamento, ela se oxidará, prejudicando a qualidade e a durabilidade do projeto.

A boa notícia é que este procedimento não é muito complexo: depois que a área receber a respectiva camada de concreto e o material estiver seco, cabe aos operários aplicar um produto impermeabilizante.

Depois que ele também estiver seco, é possível prosseguir com o procedimento.

Vale ressaltar que, por mais que a impermeabilização tenha um custo a mais, este investimento é necessário. Afinal, caso a amarração metálica fique danificada, a estrutura da piscina como um todo ficará comprometida.

O resultado será a necessidade de uma reforma extensiva no local – e, consequentemente, muito cara.

Há ampla margem de personalização

O baixo custo é o principal fator que leva as pessoas a instalar uma piscina plástica em casa, ao invés de se investir na construção de uma feita em concreto.

No entanto, há uma vantagem importante desta última que nem sempre é levada em consideração: a possibilidade de personalização. Afinal, como ela é construída do zero, os proprietários têm toda a liberdade para definir fatores como:

Consequentemente, o resultado final do projeto será um espaço feito sob medida para as necessidades de seus proprietários.

Por exemplo, quem tem crianças em casa pode optar por construir uma estrutura com profundidade variável, de modo que ela seja adequada para todas as idades.

Da mesma maneira, o acabamento do espaço pode combinar com os acabamentos usados na fachada da casa, seja em termos de cores ou de materiais. Enfim, as possibilidades são infinitas.

Não se esqueça dos arredores da piscina

Quem constrói uma piscina no quintal de casa sabe que isso traz uma completa revitalização do espaço. Afinal, de uma hora para a outra, o local deixa de ser um espaço vazio para se converter em mais uma zona de socialização no interior da casa.

Consequentemente, é fundamental que, além da zona de banho, haja uma estrutura para que as pessoas se reúnam junto a ela.

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é a madeira para deck.

Quando aplicado no piso, as tábuas do material criam um efeito rústico interessante, que combina com a inspiração do espaço interno.

Da mesma forma, o material recebe um tratamento cuja função é impedir que a água danifique o danifique.

Todavia, assim como no caso dos demais componentes da piscina, o barato pode sair caro.

Para evitar dores de cabeça com um piso de má qualidade, é preciso procurar uma madeireira de confiança que faça o fornecimento do produto na quantidade necessária para cobrir a área.