polimento

O Disco de corte para polimento é parte essencial de uma ferramenta chamada serra policorte, que nada mais é que um aparelho pequeno e de fácil manuseio.

Essa ferramenta é muito importante para qualquer tipo e/ ou tamanho da obra, podendo ser usada em indústrias, construção civil e produção que tenha longa escala.

Geralmente, ela tem em sua base o coro e a tampa em ferro fundido. Entre os seus componentes estão: polia de eixo do motor, correia, morsa e alavanca.

É imprescindível que o cabo elétrico da serra policorte seja aprovado pelo Inmetro, no qual garante a segurança do colaborador/ operário. Sua função está diretamente ligada nos cortes de:

  • Ferro;
  • Alumínio;
  • Aços;
  • Perfilados;
  • Tubos.

Possui um corpo giratório e um prato de serra, ferramentas que possibilitam realizar cortes de até 45° de ambos os lados, permitindo que a peça seja presa antes de ser feito o corte, assim, garantindo a melhor eficiência ao processo.

Para manusear o aparelho, faz-se necessário verificar primeiro se a tensão está correta, ou seja,  veja o sentido de rotação do motor, pois este deve estar no sentido anti-horário.

Antes de começar a operação aperte bem o disco. Depois de encaixar bem o material que será cortado, acione o motor e baixe gradualmente o disco até começar o corte. Deve-se manter a velocidade/ ritmo constante.

Algumas dicas de segurança ao manusear o aparelho são necessárias como, por exemplo, não ligue a serra de policorte antes de fixar o material que será cortado e não baixe rapidamente o disco de corte, pois pode quebrá-lo.

Use equipamentos de proteção individual como: luvas, máscaras e abafadores de ruídos. Não possibilite o trânsito das pessoas no local onde ela será instalada.

Mantenha a manutenção periódica do equipamento em dia, pois somente dessa forma é possível garantir a qualidade de suas funções.

É válido lembrar que cada tipo de objeto requer um tipo de disco corte diferente, respeitando essa condição, a vida útil do equipamento será maior.

Conheça mais sobre o disco de polimento e a esmerilhadeira

Disco de polimento é um produto bem simples. Possui roda de chiba, na qual é utilizada muito na indústria de moagem e polimento.

Hoje, faz parte dos equipamentos industriais fundamentais.

O disco de polimento pode ser utilizado em um triturador de ângulo elétrico/ pneumático, sendo ideal para: chanfro de superfície; metal de aço inoxidável; tratamento de superfície convexa; soldas, especialmente em máquinas de construção naval; aeroespacial e equipamentos.

Além disso, pode ser acoplada em uma esmerilhadeira (conhecida também como rebarbadeira, esmeriladora ou retificadora) que é uma ferramenta portátil e usada para lixar, proporcionando acabamentos em peças de aço (estruturas metálicas e peças automotivas).

Pode-se utilizar o maquinário no desbaste ou polimento em concreto aparente. Já em metais, sua função é cortar, desbastar e realizar a rebarba das peças. Em caso de dúvidas, solicite o auxílio de um profissional.

Fique por dentro dos tipos e da funcionalidade das botas de segurança

Um item dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) fundamental para proteção dos colaboradores em uma obra ou em serviços que requerem proteção é a Bota de segurança masculina ou também conhecida pelos nomes: calçado de segurança e botina de segurança.

Ela protege os pés dos operários, especialmente de materiais pontiagudos presentes no ambiente de trabalho. Vale ressaltar que a empresa tem o dever de fornecer a bota de segurança aos funcionários. Já os colaboradores precisam manter as botas conservadas e devidamente higienizadas.

Elas são usadas em muitas áreas como: construções civis, cozinhas industriais, indústrias químicas, metalúrgicas ou em qualquer lugar que possa trazer algum risco de lesão e/ ou acidente ao funcionário.

Há alguns modelos de bota de segurança que consegue garantir a proteção contra danos térmicos, umidade e produtos químicos. Sua composição possui um material reforçado que garante segurança contra “topadas” e quedas de objetos.

Ainda é possível encontrar modelos que garantem a proteção contra o frio. O sapato de segurança é quase igual à bota de segurança, pois proporciona o mesmo nível de proteção, mas sua estética é distinta.

Entre as características que divergem, pode-se citar o cano, que é consideravelmente mais baixo se comparado aos modelos de bota do mercado.

Para conhecer os demais modelos disponíveis, basta contatar uma empresa especializada.