sustentabilidade

A construção civil é uma das bases de nossa sociedade. Nas cidades, áreas rurais, estradas, por todos os lados, são encontradas edificações – muitas vezes, até, desocupadas, o que acaba prejudicando na sustentabilidade.

Para dar um panorama da importância da construção civil, ela é responsável por cerca de 10% do PIB no Brasil e, atualmente, possui mais de dois milhões de cidadãos empregados, direta ou indiretamente. Contudo, há um grande problema embutido nessa realidade: o entulho.

Um problema urgente na sustentabilidade

Este vem se acumulando de maneira desordenada ao longo dos anos, chegando ao ponto de sua produção, nas metrópoles, alcançar um número duas vezes maior do que a produção de lixo urbano.

De acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção e Demolição, por ano, são produzidos cerca de 84 milhões de metros cúbicos de resíduos de construção civil e demolições, no Brasil.

Encontrar uma solução torna-se cada vez mais necessário. Para discutir esse problema, hoje, iremos expor sete dicas de como a construção civil pode se tornar uma aliada à sustentabilidade.

Confira aqui algumas dicas:

1. Reduzir a produção de entulho

O entulho, por muitas vezes, é resultado de erros e falhas do processo de condução da obra. Pode ter sido causado por um projeto mal elaborado ou pela ausência de uma boa compatibilização, entre o projeto principal e os complementares.

Essas situações geram pequenas, e repetidas, demolições no decorrer de uma obra, o que gera muito entulho. Portanto, a contratação de engenheiros e arquitetos competentes para a realização de uma obra, pode ser determinante para que se gere o mínimo – e quase inevitável, volume de resíduo.

2. Utilização de caminhões para retirar o entulho

Mesmo tomando todos os cuidados possíveis, é impossível não gerar resíduo algum. Portanto, o que deve ser feito, a partir disso, é a remoção de entulho, que pode ser feita de infinitas maneiras.

Pode-se contratar empresas especializadas que mandem um caminhão para retirada de entulho e, a partir disso, elas tomarão suas providências quanto ao uso do entulho recolhido.

Essa medida possui a vantagem de delegar a terceiros a responsabilidade de dar um fim ao entulho, e ter a certeza de que pessoas especializadas estão cuidando da situação. Há diversas empresas que oferecem o serviço de retirada de entulho SP, cabendo a você escolher qual é a mais compatível com seus interesses.

A praticidade e a eliminação de funções fazem do aluguel de caminhão para retirada de entulho uma solução interessante.

3. Utilização de sacos para retirar o entulho e melhorar a sustentabilidade

Através da contratação de empresas, você tem a grande vantagem de deixar o serviço nas mãos de pessoas capacitadas. E, além do serviço de retirada por aluguéis de caminhões, existem outros tipos de serviços de remoção de entulho. Um exemplo disso, é a contratação de empresas para a retirada de entulho em sacos.

Mas, nesse caso em específico, o tamanho dos resíduos não pode ser muito grande, pois seriam utilizados muitos sacos – o que não seria o método mais viável financeiramente e, muitas vezes, nem caberiam nos sacos.

Todavia, é o adequado no caso de pequenas obras residenciais, em que o volume não é tão grande e não compensa ser feita a retirada por caminhões.

Percebe-se que o mercado de retirada de entulho SP é muito extenso e, por isso, a oferta dispõe de soluções adequadas para cada caso.

4. Reciclagem de entulho

É uma modalidade que vem crescendo exponencialmente no Brasil. O entulho deixa de ser descartado em aterros e passa a ser utilizado como matéria-prima, para produtos do próprio setor.

É sustentável, ambientalmente, e reduz consideravelmente os gastos na compra de produtos para a obra. É, definitivamente, uma ótima solução.

5. Promover a coleta de entulho

Nesse caso, você pode contar com a Prefeitura que, às vezes, tem espaços destinados à coleta de entulho. Assim, facilita o processo de retirada e de reciclagem, pois, ao utilizarem-se espaços estratégicos, reduzem-se os custos com transporte.

6. Garantir que tudo ocorreu dentro do padrão

Uma obra está sujeita a diversos tipos de leis ambientais. Por isso, é de extrema importância que seja realizado um laudo ambiental, para garantir que todas as etapas de construção estejam respeitando as condições de não poluição do ambiente.

O descarte inadequado de entulho pode acarretar em implicações legais.

7. Exercer fiscalização constante na sustentabilidade

Há um problema sério de despejo de entulho clandestino, em terrenos baldios e margens de rios, o que pode ser extremamente prejudicial ao meio ambiente.

Portanto, faz-se necessária a presença de autoridades fiscais para observação e, se necessário, aplicação de penas severas à pessoas que descumprem a lei. Você pode ajudar, fazendo denúncias, se ver alguma coisa relacionada.