Uma grande obra, como a construção de um grande prédio residencial ou comercial, demanda diversos tipos de esforços, sejam eles com recursos humanos ou com equipamentos de grande porte.

Entre os equipamentos pode-se citar os andaimes, plataformas elevatórias e elevadores de carga, além é claro, de material de construção necessário para execução dos processos.

Transformador de energia

Durante uma obra, é preciso fazer uso de um transformador de energia, que faça o fornecimento para a realização dos procedimentos que demandam o uso de energia elétrica.

O equipamento é comumente instalado em postes de energia e ele será o responsável pela transmissão de potência entre os diferentes tipos de circuitos que compõem o sistema de geração de energia, fazendo a indução da corrente e da tensão pelo conjunto todo.

transformador é usado em redes de correntes alternadas. A estrutura básica dele é formada por dois enrolamentos e um núcleo, cuja principal função é fazer transferir as correntes entre os enrolamentos.

Os transformadores podem ser dos tipos:

  • Transformador de potência;

  • Transformador de força;

  • Transformador de corrente;

  • Transformador de distribuição.

É possível fazer a substituição do Transformador de energia por um equipamento semelhante e até mais econômico: o autotransformador.

A diferença entre os dois tipos se dá pela quantidade de enrolamentos usados na composição do equipamento.

Enquanto o transformador tem dois, o autotransformador opera com apenas um.

Além da economia, ele oferece mais estabilidade por conta do menor número de quedas de tensão e redução de espaço, pois ele é menor que o equipamento tradicional.

Escavadeira

Outro equipamento de grande utilidade em uma obra de grande porte é a escavadeira. Sua principal funcionalidade é cavar e fazer a remoção de terra dentro do canteiro.

Ela também serve para fazer a remoção do entulho e para o içamento de objetos no geral. Ela pode ser de quatro tipos:

  • Escavadeira Hidráulica;

  • Escavadeira a cabos;

  • Escavadeira de arrasto;

  • Retroescavadeira.

A escavadeira hidráulica é movida à diesel, apresentando baixo consumo do combustível.

Possui excelente capacidade de potência, por isso, faz parte dos modelos mais populares em construções.

O modelo de escavadeira com cabos têm grande potência e é movido por motores elétricos.

A escavadeira de arrasto, também conhecida como dragline, é muito utilizada na manipulação do solo.

Ela tem alto potencial de escavação.

Com precisão e elevada qualidade na execução do serviço.

Sua movimentação é feita por cabos que elevam a caçamba do aparelho.

Ela está disponível no mercado em diversos tamanhos.

A retroescavadeira também é muito popular, tanto em obras rurais quanto em obras urbanas.

Nestas, para escavação de tubulações de água e esgoto.

O equipamento é uma derivação do trator agrícola, com a adição de uma pá, que é útil no carregamento de materiais.

Para trabalhos relacionados ao processo de perfuração do solo, há um aparato que pode ser acoplado à escavadeira para garantir um serviço de escavação mais eficiente: o Rompedor hidráulico para escavadeira.

O funcionamento deste aparato se dá com utilização de ar comprimido. Geralmente, seu combustível pode ser o gás ou óleo.

A grande vantagem de sua utilização é a eliminação de tensão causada por golpes para demolição, já que ele faz um trabalho muito mais preciso e localizado.

O equipamento é de fácil utilização e requer pouquíssimo esforço do operador.

A escavadeira, assim como empilhadeiras e plataformas elevatórias, ou seja equipamentos de grande porte, podem ser alugadas por ocasião da obra, não havendo necessidade da construtora adquirir tais aparatos.

No entanto, como são equipamentos muito importantes, se a empresa puder fazer esse investimento pode ser uma boa ideia.

Lixadeira

Na fases de finalização da obra, após toda a construção, um outro equipamento será de fundamental importância: a Lixadeira pneumática, pois ela serve para preparar áreas diversas, a fim de dar o polimento necessário para realização de serviços como a pintura.

Sua principal função é a de remover impurezas da superfície em questão, deixando-a lisa e limpa. A lixadeira pode ser utilizada em superfícies como vidro, metal, madeira, plástico etc.

Para que o equipamento ofereça a qualidade desejada, é necessário que seja frequentemente alvo de manutenção e calibragem com uma empresa especializada nesse serviço.

Grandes obras requerem o uso de equipamentos diversos, desde aqueles de grande porte, como as escavadeiras, até os pequenos detalhes, como a preparação para a pintura feita com uso de uma lixadeira.

Nenhum equipamento é menos importante que outro em uma obra de grande porte, todos têm a sua importância.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>