equipamentos

Uma das partes mais importantes na construção de uma residência é a instalação de equipamentos elétricos. Sem essa função, nenhum aparelho ou função elétrica funciona como tomadas e chuveiros.

Em cidades frias, o uso de aquecedores e de água quente é essencial para a qualidade de vida e conforto dos utilizadores.

Por isso, é necessário ficar atento para cada um item fundamental para uma casa completa quando o assunto é instalação elétrica. Conheça mais sobre essa função.

Disjuntores e suas funções

O uso do disjuntor em uma residência é essencial para garantir a qualidade da instalação elétrica. O item é conhecido como um dispositivo eletromecânico.

Este que possui a função de proteger todos os equipamentos elétricas de onde o equipamento estiver inserido. Dessa forma, quando uma corrente elétrica passa por ele, ocorre a ultrapassagem do valor nominal.

Interrompendo o circuito e impedindo que seja fornecido a energia para as cargas do circuito, para evitar sua danificação. Existem diversos tipos de disjuntores para diversas aplicações. Entre eles é possível citar:

Disjuntor Monopolar: Como o próprio nome já diz, o disjuntor monopolar é utilizado para circuitos elétricos, que possuem apenas uma fase. Entre os locais onde o disjuntor pode ser usado, é possível citar a iluminação ou tomadas de sistema monofásicos, como de 127 ou 220V;

  • Disjuntor Bipolar: Esse tipo de disjuntor é próprio para um circuito de duas fases, como torneiras e chuveiros que possuem o sistema bifásico de fase 220. É utilizado em diversos locais, não somente em residências, mas também em prédios e empresas para garantir a qualidade na instalação de energia elétrica;
  • Disjuntor tripolar: O equipamento é indicado para a realização de instalações de circuitos que possuem três fases, como os circuitos de motores elétricos trifásicos. É essencial que a instalação seja feita com todas as medidas de segurança, para que sua aplicação seja como esperado e não haja a possibilidade de problemas posteriores.

Além dos citados acima, entre os disjuntores, é capaz citas, também:

  • Disjuntor magnético;
  • Disjuntor térmico;
  • Disjuntores termomagnéticos;
  • Entre outros.

Existem diversos tipos de disjuntores, pois cada um é utilizado para circuitos diferentes, por isso, não devem ser substituido um equipamento bipolar por dois monopolares.

Quando se trata de um circuito de duas fases, por exemplo. Essa troca, é capaz de causar acidentes graves.

Empresas qualificadas nesse tipo de equipamento e instalação, deve possuir o selo e aprovação do INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para comprovar sua aptidão em realizar esse tipo de serviço.

Aquecedor á gás e seus benefícios

Cada vez mais, as pessoas estão optando por aquecedores para sua residência, seja ele elétrico ou até mesmo a gás.

Cada um, possui suas vantagens e desempenho na hora de proporcionar conforto e qualidade de vida aos seus utilizadores. Mas afinal, qual a diferença entre ambos?

O aquecedor a gás são utilizados com frequência, em ambientes que possuem um espaço de grandes proporções e que recebem um número considerável de pessoas diariamente, como: comércios, empresas, restaurantes, entre outros.

Esses tipos de equipamentos, podem ser alimentado por gás natural, encanamentos, gás de cozinha e até mesmo, liquefeito de petróleo, dependendo sempre das necessidades dos seus utilizadores.

O aquecedor á gás proporciona a vantagens de programação de temperatura e um sistema de inteligência, que possibilita que o equipamento seja ligado ou desligado quando necessário.

Ao apresentar qualquer tipo de problema, como falhas mecânicas, é essencial optar pelo conserto de aquecedor a gas, que deve ser realizado por um profissional especializado no ramo.

Equipamentos que aquecem e suas vantagens no inverno

Com a chegada do inverno, tudo o que queremos é um banho quente para que nos seja proporcionado conforto e bem estar.

Nessas horas, é necessário que o equipamento elétrico esteja na temperatura ideal e isso, pode ser obtido com uma resistência para aquecer agua.

Que faz com que a temperatura seja regulada de acordo com as necessidades do utilizador, seguindo sempre os comandos do chuveiro (quente, morno, frio).

Essa regulagem é essencial, para que haja a possibilidade de uma água a temperatura ideal. De acordo com o site mundo da elétrica: “Os chuveiros que operam em 110 V alcançam sua potência máxima menor tempo do que os chuveiros em 220 V, por motivos de intensidade de corrente”.

A resistência de chuveiro tem um papel essencial, para cada dia e para atender as necessidades de temperatura em dias de baixa temperatura.

Quando esse equipamento apresenta problemas, automaticamente, o chuveiro passa a ter sua água gelada ou fria, o que não é nada bom em um dia frio.

Por isso, é necessário que, em caso de queima de resistência, o equipamento seja trocado de forma imediata. Toda parte elétrica de uma residência, deve ser cuidada por especialistas aptos a desenvolver um trabalho de excelência.

Qualquer peça ou manutenção realizado de forma errônea, pode ocasionar acidentes muitas vezes graves. Para uma instalação elétrica de qualidade, procure profissionais especializados no segmento.