A utilização de equipamentos é importante em diversas obras, sejam elas construções ou reformas, de acordo com o porte e as necessidades dos responsáveis pelo projeto.

A aquisição do equipamento pode ser feita através da locação ou a compra dele, de acordo com o que o projeto precisa.

Por isso, é sempre importante avaliar as necessidades da construção ou reforma, além de obter conhecimento sobre os modelos que serão necessários.

Um obra de grande porte exige ainda mais cuidados e atenção em todos os detalhes, que podem oferecer riscos e prejuízos a curto ou longo prazo, caso não sejam executados de maneira correta.

Por isso, entendo como determinados equipamentos podem contribuir com o sucesso da obra, seja ela uma reforma ou construção de edificações comerciais ou residenciais.

A importância da betoneira

Responsável pela mistura do concreto e argamassa, a betoneira é essencial em obras de grande porte, devido a quantidade de material que deve ser produzido e a rapidez que se deseja obter.

Para isso, são introduzidos no interior os materiais necessários para a mistura. Além disso, é possível que o manuseio seja feito por profissionais da obra, sem a necessidade de mão de obra especializada.

Para adquirir a betoneira, é possível comprá-la ou optar pelo serviço de aluguel de betoneira, assim como o de outros equipamentos e ferramentas.

Para isso, é importante avaliar as necessidade do projeto e a frequência que o equipamento será utilizado.

Além disso, o aluguel de equipamentos permite que o responsável pela obra possa investir em um valor reduzido em modelos de alta qualidade, geralmente encontrados por valores mais altos para compra no mercado.

As vantagens que a retroescavadeira oferece

Utilizada na construção civil e rural, a retroescavadeira é um veículo equipado com uma pá e com outros utensílios, de acordo com o procedimento que será executado, como o rompedor hidráulico para retroescavadeira.

O rompedor é utilizado para romper e despedaçar o concreto no chão, além de ser utilizado no solo para abertura e principalmente troca de material.

Assim como a betoneira, a retroescavadeira pode ser comprada e alugada com empresas qualificadas.

Outro item utilizado junto a retroescavadeira é a pa carregadeira, para manipulação de terra, pedra, entulho e outros materiais encontrados e uma obra de grande porte.

A retroescavadeira deve ser utilizada por profissionais especializados, equipados com EPIs para a segurança dos colaboradores e pessoas próximas a obra.

Além disso, a retroescavadeira deve pode ser utilizada para transportar terra de um local para outro, cavar, entre outras atividades, sendo utilizada na construção civil, mineração e também setor industrial.

A importância da escavadeira hidráulica

Assim como a retroescavadeira, a escavadeira hidraulica é utilizada para transporte de materiais, como terra, areia, pedra, além de ser essencial na escavação.

A principal diferença dos dois equipamentos está na forma  como o transporte do equipamento será feito. A retroescavadeira utiliza pneus, ao contrário da escavadeira hidráulica.

Portanto, a estrutura da escavadeira hidráulica evita atolamentos e facilita a locomoção em uma superfície não-plana.

Desta forma, é importante avaliar, inclusive, o espaço que será realizado a construção ou reforma, principalmente caso ocorram demolições, por exemplo.

E, assim como a retroescavadeira, a escavadeira hidráulica pode ser utilizada no espaço rural e em procedimentos industriais.

Equipamentos industriais na construção

Assim como equipamentos voltados para a construção civil e que são utilizados em indústrias, é possível encontrar equipamentos e máquinas industriais nas obras de grande porte, de acordo com as necessidades do projeto, apesar de serem raridade.

Os Manipuladores industriais, por exemplo, permitem que determinados procedimentos sejam realizados com mais precisão, sendo utilizados para manipulação de materiais e determinadas substâncias.

Outra estrutura que pode contribuir com o transporte e locomoção de ferramentas e materiais muito pesados é a ponte rolante. Que suporta materiais com volumes e pesos diferentes.

O uso de equipamentos de qualidade

A aquisição dos equipamentos deve ser feita de acordo com as necessidades do projeto.

Por isso, apesar de haver a possibilidade de utilizar equipamentos de alta qualidade, é sempre importante avaliar a necessidade de compra ou locação, avaliando fatores, como:

  • Quantidade de equipamentos necessários;
  • Período que os equipamentos serão utilizados;
  • Mão de obra qualificada que será necessária;
  • Valor que poderá ser investido;
  • Modelo específico, caso seja necessário;
  • Espaço que a obra irá ser executada;
  • Entre outros.

Por isso, é importante contar com especialistas que possam auxiliar no planejamento antes que a obra possa ser iniciada, além de realizar pesquisas sobre empresas, profissionais e valores disponíveis no mercado.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>