Há algumas décadas, os projetos da área da construção civil eram executados de forma eminentemente manual.

Isso acontecia em todas as etapas: desde a elaboração do projeto em si, feito por meio de papel de seda e tinta nanquim, até a fase do acabamento, com o assentamento manual de azulejos, dependiam exclusivamente da força humana.

A boa notícia é que, nos últimos anos, a tecnologia evoluiu em um ritmo acelerado, permitindo o desenvolvimento de uma série de equipamentos que tornam os canteiros de obras mais eficientes.

Deste modo, a equipe que trabalha nele pode se dedicar às atividades nas quais sua intervenção é de fato necessária.

Quer aprender mais sobre o assunto? Então continue lendo e confira alguns dos equipamentos mais usados em canteiros de obras Brasil e mundo afora:

Escavadeira

Muitas vezes, a execução de um obra exige o transporte de grandes quantidades de materiais, como areia, terra e pedra brita.

Por mais que seja possível realizar estes procedimentos de forma manual, isso não é o mais indicado; além de a equipe sair perdendo no quesito eficiência, pode-se comprometer a segurança da equipe.

Por conta disso, recomenda-se contar com uma retroescavadeira. Trata-se de um equipamento de grande porte, semelhante a um trator, que conta com um item análogo a uma pá e sua parte dianteira.

Como ele pode ser controlado por meio de um painel próprio para tal dentro da cabine onde fica o operador, é possível fazer a remoção e o transporte de uma ampla gama de materiais dentro do canteiro.

Além disso, ele conta com esteiras que servem como rodas, proporcionando mais mobilidade.

Por mais benéfico que este item seja para um canteiro de obras, ele tem uma desvantagem importante: o custo.

Como uma escavadeira é considerada uma máquina de grande porte, o investimento necessário para adquiri-la foge à alçada de boa parte dos empreendedores.

Felizmente, há a alternativa do aluguel de escavadeira, que permite um pagamento referente apenas ao período utilizado.

Betoneira

No âmbito industrial, é comum que sejam empregados diversos tipos de misturadores na linha de produção.

Como o seu próprio nome diz, trata-se de itens que são projetados para mesclar diferentes substâncias, dando origem a produtos como:

  • Rações;

  • Medicamentos;

  • Gêneros alimentícios;

  • Compostos químicos.

Por mais que nem todos saibam disso, há um tipo de misturador que é amplamente usada no segmento da construção civil: a betoneira.

Ela nada mais é do que um recipiente que gira em torno de seu próprio eixo, mesclando todos os componentes que dão origem à argamassa. Deste modo, não é preciso que a equipe se encarregue desta função.

Assim como no caso da escavadeira, não é preciso adquiri-la: é possível optar pelo aluguel betoneira para economizar e contar sempre com modelos de última geração.

Martelete

Por mais que a maior parte das pessoas associe a área de atuação dos engenheiros civis e arquitetos à construção de novas edificações, eles também podem atuar em reformas, ou até mesmo em demolições.

Por conta disso, alguns equipamentos usados com estas finalidades entram no rol de objetos mais usados em canteiros de obras no Brasil e no mundo.

Entre eles, está o martelete. Trata-se de um aparato muito semelhante a uma britadeira, com o diferencial de ser menor e mais leve.

Apesar disso, ele é muito eficaz na remoção de colunas de concreto, postos e vigas, facilitando a destruição ou a renovação do espaço.

Por mais simples que o seu mecanismo de funcionamento pareça, é preciso levar em conta que há diversos modelos deste item disponíveis no mercado, como os hidráulicos e pneumáticos.

Da mesma forma, há tipos em diferentes faixas de peso, que permitem romper e remover estruturas de diferentes pesos e densidades. Assim, a escolha do modelo que será utilizado deve ser acompanhada por um profissional.

Chapa perfurada

Apesar de parecer muito simples, a chapa metálica é um item amplamente usado na construção civil.

Fina e flexível, seu formato e ângulo de dobra podem ser manipulados, de modo a serem aplicados em diversas finalidades, como a construção de guarda corpos e o revestimento dos degraus de uma escada.

Entretanto, nem todos consideram que tais objetos podem assumir uma finalidade distinta, mas igualmente útil: a organização das ferramentas usadas pelos profissionais do canteiro de obras.

Basta pendurar uma chapa perfurada em uma parede e garantir que tudo estará em ordem.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>