Os galpões são utilizados principalmente para o armazenamento de produtos, sendo assim, muito buscado por diversos setores industriais.

A maioria no mercado é representada por galpões multiuso, que muitas vezes corresponde a ocupação de mais de uma empresa.

De qualquer forma, independentemente do tipo, é crucial que o galpão tenha uma estrutura adequada e principalmente, que favoreça a logística e armazenamento.

No entanto, naturalmente, é algo que depende muito do tipo de instalação, afinal, algumas empresas exigem operações muito específicas, que consequentemente se refletem na infraestrutura empregada.

De forma geral, para a utilização do galpão, é preciso que exista atenção a diversos fatores na estrutura, tais como:

  • Relação do local de armazenagem por área construída;
  • Carga do piso;
  • Estado do pátio para manobra;
  • Local de estacionamento;
  • Mão de obra necessária;
  • Acessibilidade ao local.

Dessa maneira, as especificações dos locais podem variar muito, sendo também possível encontrar tipos diferentes de galpões, como o shed, com uma ou duas águas e o em arco.

A primeira alternativa pode apresentar vãos simples ou até mesmo múltiplos, a cobertura é constituída como se existissem degraus, sendo assim, contam com fendas ou aberturas que podem promover iluminação e ventilação natural

No caso do galpão com uma ou duas águas, a forma de cobertura pode variar, tendo coberturas em um mesmo nível ou com dois distintos.

É um modelo ideal para comportar extensões amplas de área coberta com um único pavimento, sendo assim, pode atender a diferentes finalidades, desde estacionamentos e montagens de centros de distribuição a estocagens de itens agrícolas ou industrializados.

A opção em arco é vantajosa principalmente para uma melhor solução relacionada a acústica, condensação e climatização. Além disso, sua estrutura serve como prevenção contra infiltrações, sendo um modelo considerado muito útil e resistente.

A estrutura metálica para galpões

A estrutura metalica é uma das principais escolha ao se tratar de galpões, sendo aplicada em construções de diferentes tamanhos.

Quando a estrutura é aplicada de maneira correta, há possibilidade não apenas de obter um resultado de qualidade, como também amenizar os custos da construção ao comparar com outros tipos de materiais, além de assegurar vãos maiores, o que promove um espaço útil maior.

Além disso, o material pode estar presente em diferentes fatores, uma vez que é possível contar apenas com a cobertura metálica ou com pilares e vigas compostas pelo mesmo material.

Normalmente, o uso dessa cobertura é muito comum em galpões menores com a edificação em concreto armado e vedações de alvenaria.

Já de espaços maiores, comumente esses elementos são de estrutura metálica, mas ao buscar por uma serralheria, entre outros locais para aquisição de estruturas, é válido ter consciência de que ambas formas de uso podem ser vantajosas, basta avaliar o que é mais viável para a finalidade do galpão.

Como escolher portas e portões?

A porta de enrolar, também chamada de porta de rolo, é uma das diversas alternativas que podem ser favoráveis para locais como galpões, porém, é preciso avaliar os modelos disponibilizados para que o escolhido atenda as especificações do local de forma eficaz.

Há opções automáticas e manuais, sendo que as automáticas apresentam maior praticidade e podem ser mais seguras devido ao maior controle que o operador tem a respeito de abrir e fechar.

Estes itens também podem ser produzidos de acordo com a necessidade do local, no caso dos automáticos, apresentam motor para porta de aço, que também deve ser instalado com cautela e passar por inspeções periódicas, pois problemas neste item podem comprometer o desempenho da porta.

Já no caso do portão de correr, há diversos materiais que podem ser empregados, por exemplo, metal e madeira. Além de ter uma aparência relativamente agradável, é ideal para que o portão seja aberto de forma manual ou automática sem ocupar grande espaço.

Naturalmente, existem diversos tipos de portas e portões, mas para fazer a escolha ideal, é preciso considerar principalmente a segurança e a funcionalidade.

Afinal, são dois fatores cruciais para evitar prejuízos e juntamente com o fato estético, pode levar grandes vantagens para o galpão e o custo/benefício obtido.

Independentemente da forma que as portas e estruturas metálicas sejam incorporadas nos galpões, é preciso considerar que não basta escolher o modelo adequado e negligenciar a realização adequada do projeto e do planejamento.

Afinal, são etapas fundamentais para um resultado vantajoso e para que prejuízos sejam evitados.