externas

O período de construção residencial para dar certo precisa ter planejamento. E se engana quem pensa somente no projeto da casa em si e se esquece de detalhes como a preocupação com a fachada residencial, a instalação de coberturas, quais serão as áreas externas e como elas serão montadas.

Além desses pontos, é preciso refletir também se haverá escadas no local com a instalação de fita antiderrapante para escada 3m, agregando mais segurança, dentre outros detalhes que precisam ser decididos.

Um deles se refere à criação de um projeto de paisagismo residencial para a fachada e áreas externas residenciais para que os moradores consigam aproveitar ao máximo suas moradias.

Pensando na importância desses elementos para a construção civil ou em reformas, esse artigo separou dicas de paisagismo para sua fachada residencial, assim coma para a proteção de áreas externas.

Uso de técnicas de paisagismo na fachada

A fachada residencial é uma parte muito importante da residência, pois trata-se de sua recepção, sendo ela a primeira impressão.

Muitas pessoas acabam descuidando das fachadas ou não dando a atenção necessária a elas. As fachadas residenciais também precisam de atenção.

Durante a revitalização ou em um processo de construção, para tornar o local ainda mais agradável, é possível utilizar técnicas do paisagismo fachada residencial.

O paisagismo não diz respeito somente ao plantio de árvores e plantas, e sim, a uma técnica que contribui para a harmonização residencial, assim como para sua arquitetura.

Em muitas situações o paisagismo é planejado em conjunto com a construção residencial, fazendo parte daquele projeto. Essas técnicas podem ser aplicadas por meio de um design de interiores, um técnico em paisagismo assim como um arquiteto.

Para aplicação das técnicas de paisagismo, é importante estar atento ao tipo de local onde a casa ou o imóvel estão sendo construídos.

Isso influencia no tipo e quantidade de plantas escolhidas, assim como nos elementos complementares, como os vasos e pergolados. Ainda, é possível verificar se plantas serão instaladas no local como sombra ou somente como aumentar a ventilação do espaço.

Além disso, por meio do paisagismo é possível definir se haverá a instalação somente de um jardim ou de uma integração com a area gourmet externa (composta geralmente por decks, piscinas, churrasqueiras e espaço para lazer infantil).

Ainda integrando o paisagismo com áreas gourmets é possível verificar se o jardim será tradicional ou de uma forma verticalizada.

Logo na entrada, em conjunto com a fachada residencial, é possível inserir alguns modelos de plantas para tornar o local ainda mais agradável.

Alguns exemplos são:

  • O uso de jardineiras;
  • Diferentes opções de folhagens;
  • Decoração mais discreta, com plantas menores em vasos;
  • Uso de plantas como cactos;
  • Uso de jardim vertical para locais com pouco espaço.

Sendo assim, para integrar a fachada às técnicas de paisagismo existem várias possibilidades e o modelo adequado dependerá de alguns elementos, como: o tamanho do imóvel, onde ele está instalado assim como o desejo do morador.

Com os imóveis cada vez menores, é preciso pensar na otimização de espaços, para tornar o ambiente ainda mais agradável e dinâmico.

Por isso, é possível pensar em fachadas de casas pequenas com garagem (nesse momento de integração), pensando também em técnicas paisagistas de inserção de jardins ou vasos com plantas.

São muitas possibilidades disponíveis no mercado e por isso, vale a pena buscar por profissionais qualificados.

As áreas externas

É impossível falarmos sobre fachada residencial e integração com o paisagismo sem falarmos das áreas externas de uma residência. Existem várias áreas externas que ajudam a compor o ambiente residencial e que, muitas vezes, não são otimizadas como deveriam.

Dentre algumas áreas externas podemos citar:

  • Garagem;
  • Área de lazer;
  • Piscina;
  • O jardim;
  • Quintal.

Com o paisagismo, sua residência já ficará muito bonita, porém, isso não é tudo a se pensar.

Em alguns pontos das áreas externas é importante pensar na cobertura para área externa, já que esses locais ficam expostos diretamente a fatores externos.

Existem vários modelos de coberturas disponíveis no mercado, como:

  • Em policarbonato;
  • Coberturas retráteis;
  • Coberturas em pergolados;
  • Coberturas com tecido;
  • Cobertura tradicional, com alvenaria e telhas.

Diante dos modelos que estão disponíveis no mercado, é importante verificar o que mais se identifica com o seu projeto.

A partir daí, vale a pena buscar por toldos e coberturas em Guarulhos, que tenham qualidade técnica e que possam oferecer segurança e proteção a essas áreas.