Um dos pontos principais em uma construção seja ela industrial, comercial ou residencial é o telhado e sua fachada.

Entretanto, para que eles consigam exercer as suas funções de maneira clara e precisa é necessário que passem por processos para que não sofra com as intempéries existentes.

Os telhados estão sempre expostos a diversas variações meteorológicas, como, por exemplo:

  • Raios solares;
  • Chuvas;
  • Variações de temperatura;
  • Poluição e sujeira.

E para que isso ocorra é necessário que se passe por alguns processos, como a impermeabilização de telhados. Além da impermeabilização, um outro elemento que pode ajudar na conservação da fachada e de outros elementos como o gradil nylofor.

Impermeabilização de telhados: o que é?

As coberturas precisam passar por diversos processos químico-físicos, como a impermeabilização. Esses processos inteiros surgem para que as telhas possam ter grande segurança e também durabilidade da edificação.

A impermeabilização, de maneira geral, é um tipo de sistema que possui um objetivo único que é o selamento e a vedação, principalmente em materiais porosos. Assim, as fissuras e as trincas são evitadas, impedindo os vazamentos e os pontos de infiltração.

As impermeabilizações geralmente são feitas com produtos específicos, como o impermeabilizante. Esses impermeabilizantes devem ser aplicados não somente em construções antigas ou que já apresentam infiltrações, mas sim em todos os tipos de telhados.

Isso acontece porque as fissuras e as trincas que se apresentam em cobertura em policarbonato preço ou telhas de cerâmica, não são provocadas apenas pela deterioração material, mas também por uma infinidade de técnicas de trabalho, preparo e execução, e, principalmente, porque as variações climáticas fazem com que os materiais se dilatem ou então se contraem.

Dessa forma, os sistemas de impermeabilização precisam ser uma medida prioritária para garantir que a segurança de todas as pessoas possam acontecer. Além de evitar o aumento da umidade e também da formação de manchas e bolores.

Vantagens da impermeabilização de telhados

A impermeabilização apresenta inúmeras vantagens, principalmente se o telhado está atrelado a um sistema de calhas e rufos, permitindo que a água das chuvas não interfiram na estrutura.

As vantagens de uma boa impermeabilização são:

  • Evita o aparecimento de fungos, bolores e manchas;
  • Melhora o bem-estar de todos os seus ocupantes, pois previne doenças respiratórias;
  • Permite que ocorra o isolamento térmico interno, fazendo com que a eficiência energética aconteça;
  • Evita o surgimento dos pontos de infiltração;
  • Protege as instalações elétricas;
  • Faz com que a vida útil da edificação aumente.

Tipos de impermeabilizantes

Há diversos tipos de impermeabilizantes existentes principais, como, por exemplo:

1. Manta asfáltica aluminizada

A manta asfáltica, nada mais é que um tipo de impermeabilizante, em que sua produção é feita por meio de uma base de asfalto em que diversos outros componentes são colocados, como o poliéster, alumínio, fibras de vidro e borracha.

Esses materiais permitem que a manta asfáltica tenha algumas qualidades específicas, como resistência à perfuração e uma maior eficiência térmica.

A sua grande vantagem consiste na flexibilidade, fazendo com que a estrutura siga as movimentações e assim por diante.

2. Manta líquida para impermeabilização

É um tipo de manta formada por uma membrana elástica e flexível, sendo tão resistente ao sol quanto à chuva. Ela possui diversas cores garantindo além da estética uma maior adequação estética do projeto.

Gradil Nylofor: o que é?

Muitas coberturas são feitas com telhas e também possui estruturas de chapa de alumínio composto. Mas uma empresa ou então um lugar, não precisa estar preocupado apenas com a impermeabilização de seus telhados, mas também com a proteção de seus diversos elementos.

Geralmente, essa proteção é feita com o levantamento de um muro, e em outros casos a colocação do gradil nylofor. Esse gradil consiste em um cercamento que exige resistência, segurança e também elegância.

O gradil é feito com painéis modulares de aço e sua instalação é muito facilitada, isso porquê possui um poste de montagem, com um tipo de base chumbada e também aparafusada ao solo. Dessa forma, garantindo uma plena fixação do conjunto.

Eles podem ser adequados a diversos projetos como, por exemplo, industrial, comercial, residencial e também em projetos de infraestrutura urbana.

Assim, todos esses elementos são importantes para que as empresas tenham sua segurança realizada e também que não ocorra infiltrações e danos à estrutura.