Dentro de uma residência, a iluminação faz toda a diferença. Seja no visual, como na prática dos dias, ter um ambiente iluminado é muito vantajoso em diversos aspectos.

Por isso, quando se trata de reformas, esse é um aspecto priorizado por profissionais designers e arquitetos.

Reformas: A importância da iluminação correta

A decoração dos ambientes diz muito sobre seus moradores. As cores, os pisos, os quadros, os móveis e, principalmente, as luzes. Todos os aspectos de decoração de uma residência carregam personalidade e contextos de seus habitantes.

Quando se fala de iluminação, é do mesmo modo. A iluminação é a solução para quem busca aconchego e sofisticação dentro de casa e possui diversas vantagens. São elas:

  • Valoriza os espaços;
  • Enfatiza objetos;
  • Auxilia no humor;
  • Melhora a produtividade;
  • Traz aconchego e sensações.

A iluminação, diferente do que muitos pensam, não é um processo de escolha fácil. Afinal, é preciso técnica, conectores e especialização, por isso, recomenda-se que a iluminação dos ambientes seja feita com profissionais especializados na mesma.

A combinação dos móveis e a decoração do espaço, são planejados de acordo com a iluminação. Dessa forma, um potencializa o outro, justamente por isso, são planejados em conjunto.

Existem diversos procedimentos que explicam e colocam em prática as propriedades da luz, por meio de técnicas e conceitos da iluminação.

Assim, a luz é muito importante nas residências, pois a partir dela, muda-se também o humor e a disposição dos moradores, por exemplo.

Além disso, a luz ideal valoriza os ambientes esteticamente, o que a torna elemento fundamental para projetos funcionais e sofisticados.

Projetos luminotécnicos

Para as pessoas que buscam projetos elegantes, uma boa opção é inserir a luminotécnica nos espaços. Esse sistema consiste na distribuição de pontos iluminados com Lampada de led.

Normalmente, esses itens são aplicados nos tetos, formando um bonito design que valoriza os cômodos. A luminotécnica também pode ser inserida em superfícies como madeira, forro de gesso e outros.

Há a possibilidade de utilizar uma Mola de compressão preço variável para criar elementos criativos com iluminação, por exemplo.

Com o uso das molas de compressão, é possível criar projetos personalizados, que tragam identidade e arte para os ambientes, tornando-os interativos e interessantes. É preciso criatividade e, com ela, muitos espaços e elementos podem ser criados.

Quando se fala de Luminárias em sp, existe toda uma técnica de distribuição dos itens. Normalmente, realiza-se um cálculo que trabalha a questão de conforto lumínico (analisa a luz ideal para cada espaço), um procedimento baseado na norma da ABNT.

Quando se descobre a iluminação correta de um ambiente, todo o espaço melhora, seja a nível de percepção, como de profundidade. Além disso, todos os itens decorativos ganham um destaque especial, ficando ainda mais bonitos por conta da iluminação.

Antes de optar por modelos de iluminação já conhecidos, é preciso entender quais são os tipos de luz que existem para as residências.

Por meio do uso de Escovas para motores (condutores de energia) é possível criar ambientes com iluminação correta. Assim, a escolha pode ser realizada com tranquilidade.

A partir do uso da luz ideal e de sua posição estratégica, os espaços são valorizados de forma devida, podendo ser apreciados e aproveitados em toda a sua essência, seja com a utilização de uma Mola para luminária ou não.

Tipos de iluminação

A iluminação difusa é uma forma de iluminar muito utilizada. Por ser a mais simples e conhecida, esse modelo de iluminação consiste em uma luz que fica no centro do teto, distribuindo luminosidade de forma uniforme.

Esse é o modelo mais aplicado nas residências, principalmente residências menores, que não precisam distribuir outras luzes no local. Essa iluminação é completa em todo ambiente em que é aplicada.

A iluminação direta é um modelo aplicado para enfatizar elementos principais. Isso quer dizer que, em locais que possuem elementos de destaque, esse modelo de luz é recomendado pois cria um ambiente intimista, iluminando os utensílios preferenciais.

Essa forma de iluminar é utilizada principalmente por lustres ou lâmpadas embutidas, sendo muito sofisticadas e elegantes.

A iluminação indireta é uma forma de iluminar todo um ambiente em sua amplitude. Isso quer dizer que, a luz aplicada vai refletir em uma superfície, que por consequência, espalha toda a luz pelos espaços.

Essa luz é marcada por sua cor amarelada, trazendo um ambiente de maior conforto e aconchego. Muito utilizada em espaços de lazer e conforto, como salas ou quartos.

A iluminação influencia os espaços

A iluminação de cada ambiente deve ser planejada diante do propósito do espaço. Ou seja, se o ambiente é uma cozinha, é preciso que a iluminação seja mais clara e preenchida.

No caso de quartos, utilizar a luz indireta e aconchegante é uma boa dica, pois vai influenciar no ambiente para que ele traga conforto e descanso. Ou seja, para cada ambiente existe um modelo de luz que combina com o seu propósito, por isso, recomenda-se que seja analisado previamente por profissionais de iluminação.

Pode-se concluir, que a iluminação é muito importante dentro de uma residência. Em situações de reformas, recomenda-se que ela seja priorizada, pois trará um lindo visual aos cômodos se for aplicada de forma correta.

Assim, é preciso analisar os espaços, firmar seus objetivos e então optar pelo melhor modelo de luz, que complemente os ambientes por completo. Depois, basta aproveitar o aconchego do lar com amigos e familiares.