incêndios

Após a construção de centros comerciais ou edifícios, ou de locais em que há aglomeração de pessoas, alguns procedimentos de segurança precisam ser adotados. Em locais com vários moradores ou com uma circulação intensa, é mais comum ocorrer acidentes, como quedas e até mesmo incêndios.

Para prevenir esses acidentes, é importante ter instalado alguns equipamentos e elementos que atuam na prevenção. Isso garante maior segurança ao prédio e aos funcionários ou moradores.

Preparamos um artigo com dicas de materiais que podem ser utilizados em locais com grande circulação de pessoas, para prevenir incêndios. Ficou curioso? Confira!

Equipamentos de proteção e prevenção de incêndios

Com um grande número de pessoas em um local, os riscos de ocorrer um acidente por causa do uso inapropriado de equipamentos é maior. Pode acontecer por causa de um vazamento de gás na cozinha ou até mesmo devido a uma instalação elétrica irregular.

Por isso, é importante adotar alguns procedimentos para garantir a segurança do local.

O mais interessante é que esses procedimentos são considerados simples. Por exemplo, já no período da construção deixar espaços e saídas de emergência, que geralmente são escadas com iluminação e portas corta-fogo.

Nessas saídas, é importante instalar uma placa de sinalização de emergencia em cada andar, para que fique mais fácil de o morador ou cliente visualizar como sair do prédio.

Essas placas são de extrema importância, pois servem como um direcionamento ao cliente e podem representar um local de segurança em caso de evacuar o prédio.

Portanto, realizar a instalação de placas para facilitar a sinalização é uma ótima opção para ajudar os moradores no momento de identificar uma saída, caso haja algum tipo de problema.

O uso dos extintores

Um dos elementos mais comuns para combater um princípio de incêndio ou um incêndio moderado é o uso do extintor.

Geralmente, o tipo de gás presente no extintor pode alterar a depender da reação química que se pretende causar. Mas, de modo geral é comum ter um cilindro com gás carbono e carbonado de sódio sólido.

Esse material é considerado eficiente no combate às chamas, ajudando em sua neutralização.

Assim como as placas de saída de emergência são importantes para orientar quem está dentro do prédio, é importante ter também uma placa de sinalização de extintor para que o morador ou visitante do prédio consigam visualizar uma forma de combate.

É importante que haja também uma forma de orientação de como manusear esse tipo de equipamento, já que em muitas ocasiões, a pessoa acaba ficando muito nervosa e não consegue fazer o extintor funcionar.

É função do prédio disponibilizar esse material, dentro do prazo de validade correto e seguindo as normas da legislação.

É importante comprar extintor de incêndio em locais que possuam regulamento e selo do Instituto de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO), com o objetivo de garantir a qualidade do produto e a segurança do local.

Um extintor de incêndio funcionando corretamente, pode ser muito eficiente em combater o princípio de incêndio, preservando o prédio e as vidas.

Além desse cuidado, na verificação da data de validade, é importante realizar a recarga de extintores com o objetivo de realizar tanto teste como inspeção do material. Um extintor não recarregado pode causar acidentes graves, e, por isso, é importante repor os agentes ou expelentes do material.

O tempo que um extintor deve ser recarregado depende do INMETRO, que determina a periodicidade com a qual esse procedimento deve ser realizada.

Vale ressaltar também que o trabalho de recarga não é o mesmo para todos os extintores, pois alguns funcionam por meio de reação, outros possuem dióxido de carbono e outros componentes químicos.

Para realizar a recarga é muito simples, basta consultar uma empresa para realizar o serviço. Ela deve seguir as regras e normas de segurança. Isso pode ser estabelecido da seguinte forma:

  • Por meio dos contratos;
  • Por meio de análise e avaliação da qualidade da empresa;
  • A empresa precisa ter certificação na ABNT;
  • É importante que um técnico marque uma visita;
  • É importante realizar a avaliação do equipamento.

Ou seja, seguindo essas dicas de segurança e realizando a instalação de placa de sinalização em pontos estratégicos do prédio, é bem provável evitar acidentes e ter mais qualidade de vida e segurança.