itens

De nada seriam as obras da atualidade sem a utilização de equipamentos e itens capazes de facilitar a vida dos trabalhadores. Pensando nessa questão, o texto a seguir irá falar sobre itens que não podem faltar dentro de uma obra feita com qualidade e agilidade.

O martelete perfurador

O martelete perfurador é um tipo especial de britadeira. Ele tem a função de perfurar ou até mesmo romper superfícies, tais como cerâmica e concreto, dentro das obras de construção ou de manutenção.

O fato interessante é que este equipamento é utilizado tanto em serviço grandes quanto pequenos. Portanto, o martelete pode ser usado para trabalhos de demolição de colunas de concreto, remoção de vigas e pisos, abertura de canaletas para tubulação ou até mesmo para a perfuração de asfalto.Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os marteletes perfuradores não são a mesma ferramenta (ou possuem a mesma função) que uma furadeira.

Isso porque o martelete é muito mais indicado para perfuração de concreto, atividade que furadeiras comuns não são capazes de desempenhar.

Além disso, o funcionamento desses dois equipamentos é diferente: o martelete atua a partir de um mecanismo elétrico pneumático. Assim, um pistão sofre uma força de uma compressão de ar e transfere este impacto para a broca.

Dessa maneira, o martelete permite que o equipamento absorva o impacto provocado pelo pelo furo, diminuindo a necessidade de se usar tanta força durante o trabalho de construção.Diferentemente do outro tipo do martelete, o martelete perfurador é mais leve e mais adequado para a realização de furos. Já o martelete rompedor, como o seu nome indica, é mais pesado e, portanto, é capaz de romper o concreto com mais facilidade.

A parafusadeira

Uma parafusadeira nada mais é do que um equipamento capaz de parafusar itens diversos com muito mais potência e velocidade. Isso porque, ao parafusar parafusos à mão, há muito gasto de tempo e de esforço físico, já que é necessário girar constantemente a chave que está sendo utilizada.

Além disso, existem momentos em que os parafusos simplesmente não entram ou saem, independentemente da força empregada. Por essa razão, as parafusadeiras são os equipamentos ideais para quem trabalha com instalação de móveis ou equipamentos, como é o caso de armários, prateleiras, televisores de parede, suportes, entre outras inúmeras atividades.

Além disso, existem modelos de parafusadeiras que também podem realizar furos. Mesmo que com uma potência menor, uma parafusadeira, quando equipada com a broca específica, pode ser capaz de furar aço, madeira, ferro, alumínio, etc.

A lixadeira

Eis aqui outro equipamento capaz de reduzir drasticamente o trabalho empregado em um serviço: a lixadeira.

Este item é muito utilizado por pintores profissionais ou por trabalhadores do setor de construção civil. As lixadeiras podem eliminar irregularidades de superfícies sejam elas tetos ou paredes contendo massa corrida, gesso ou reboco. Isso permite que o posterior trabalho de pintura fique mais acabado e com uma qualidade ainda maior.Dentre as vantagens ofertadas pelo uso de lixadeiras, têm-se: a agilidade do serviço, tendo em vista que as lixadeiras são equipamentos totalmente automatizados; a diminuição da sujeira, pois a maioria das lixadeiras possuem um coletor de pó ou uma espécie de aspirador; e funcionam em diversos tipos de superfícies.

As molas de compressão

As molas de compressão, também conhecidas como molas helicoidais de compressão, tratam-se de itens usados em uma série de aplicações. No caso, as molas helicoidais de compressão podem ser consideradas as mais comuns dentro do segmento de molas. Em geral, as molas nada mais são do que um fio feito de algum tipo de metal enrolado em torno do seu eixo. Assim, esses itens são capazes de serem esticados e depois retornarem ao seu estado de equilíbrio (ou como estava antes do esticamento).

Devido a tal capacidade, as molas podem servir para várias ocasiões, como:

  • Suspensão de veículos;
  • Próteses ortopédicas;
  • Colchões;
  • Relógios;
  • Fechaduras;
  • Celulares;
  • Elevadores;
  • Eletrodomésticos;
  • Máquinas industriais;
  • Impressoras;
  • Computadores;
  • Equipamentos em geral.

A principal diferença entre uma mola de compressão preço e outros tipos de mola é que ela se enrola em um movimento helicoidal, ou seja, de caracol.

Pensando nessa questão, as molas helicoidais podem ser divididas em vários formatos diferentes, como:

  • Mola paralela;
  • Mola cônica;
  • Mola bi-cônica;
  • Mola convexa;
  • Mola retangular.

Dessa maneira, cada tipo de mola é usada de acordo com a necessidade do comprador e do sistema em que deverá ser implementada.