quarto

Ter um quarto do jeitinho que imaginamos é o sonho de qualquer pessoa, não acha? Móveis planejados, tudo se encaixando e combinando como manda o figurino, ou melhor, o projeto.

No entanto, muita gente acredita que para montar um quarto planejado o investimento precisa ser alto, o que não é verdade.

Se souber pesquisar e escolher os móveis certos para o ambiente, no fim das contas, o projeto ficará pronto por um ótimo custo benefício.

Além disso, planejar um ambiente não é tarefa tão complicada como você deve imaginar, e mostraremos isso agora. Continue a leitura e confira a melhor maneira de ter um quarto planejado.

Primeiro passo: análise de ambiente

Antes de sair pelas lojas escolhendo os móveis que vão compor o quarto, a primeira coisa a ser feita é analisar o ambiente em questão. Ou seja, pegue fita métrica e tire as medidas de todo o quarto.

A partir daí será possível saber a dimensão do local e quantos móveis poderão fazer parte do espaço. Além disso, o ambiente deve falar a língua do proprietário.

Isso significa que se a pessoa que for abrigar o quarto é um homem de meia idade, por exemplo, o ambiente deve corresponder com o perfil dele. Móveis mais neutros se encaixam perfeitamente nessa ocasião.

Entretanto, se o quarto for planejado para uma menina de 10 anos, no caso, o ideal seriam cores mais suaves, móveis mais delicados, uma cama menor, porém aconchegante.

Todavia, o gosto de cada pessoa terá uma influência durante a montagem do projeto. Portanto, cada detalhe deve ser levado em consideração, para que no fim tudo dê certo.

Mas é essencial tomar cuidado com os excessos, pois o ambiente pode virar uma salada de frutas, e esse não é o objetivo.

Segundo passo: escolhendo os móveis

Já com o ambiente dimensionado, chegou a hora de escolher os móveis que farão parte do espaço.

Para ter um quarto harmonioso, com a estética limpa e confortável, o ideal é listar os objetos que não podem faltar em um quarto. São eles:

O último item da lista é uma tendência que está dando muito certo em ambientes decorados: a troca da antiga cabeceira por prateleiras.

Elas ficam perfeitamente harmoniosas se o ambiente for mais sério, como num quarto de casal, por exemplo.

Para quartos com cores voltadas ao branco, um criado mudo retrô, com pernas de madeira e também na cor branca ou creme, faria uma composição completamente clean, deixando o ambiente muito mais leve e com um toque a mais de sofisticação.

No quesito guarda-roupas, a escolha depende da necessidade do proprietário. Se o quarto é destinado para uma pessoa solteira, o recomendado é um móvel menor, mas que dê conta do recado.

Para um casal, um guarda-roupas maior atenderia as necessidades de armazenamento de ambos e com a estética do ambiente.

O mesmo vale para cama, uma vez que o tamanho dela tem influência direta na dimensão do guarda-roupas e dos demais móveis.

Não adianta querer colocar uma cama imensa em um quarto de solteiro, bem como uma pequenina em um de casal.

A iluminação também tem grande importância na composição do ambiente. Um local bem iluminado destaca positivamente cada objeto do quarto, assim como uma luminosidade baixa tem a capacidade de deixar o clima negativo e baixo astral.

Por fim, o tapete é capaz de deixar o quarto muito mais aconchegante, mas se for o certo. A escolha de um tapete muito grande e com cor forte pode estragar todo o ambiente.

Em contraponto, o tapete tem o poder de deixar o local com um toque sofisticado de conforto. Um modelo que está muito em alta e combina praticamente com todos os ambientes é o tapete shaggy pelo alto.

Dica para quarto:

Para encerrar com as dicas de como montar um quarto planejado com as próprias mãos, vai uma que combina bastante com pessoas que procuram dar um acabamento especial no ambiente: pedra decorativa para parede.

O acessório possui vários tipos de texturas e fica muito bem harmonioso logo atrás da cabeceira da cama.

A pedra decorativa é capaz de mudar um ambiente por completo, proporcionando aspecto fino e elegante para o local.