Seja para conter as grandes quantidades de pó ou para evitar acidentes, os tapetes são partes que, algumas vezes, podem parecer insignificantes, mas acabam sendo muito importantes na decoração de uma casa.

As técnicas de tapeçaria podem ser datadas de milênios atrás. A tecelagem destes objetos eram feitos a mão, de modo que bastava apenas que os profissionais responsáveis por essa tarefa fizessem o entrelaçamento dos fios que eram utilizados para a sua confecção.

Ainda que essa prática seja muito antiga, houve um ápice em sua utilização na Europa durante os séculos XIV e XVIII.

Em geral, os tapetes eram feitos para contar narrativas, geralmente com temáticas religiosas, pois eram as igrejas e os conventos que faziam o seu uso. Entretanto, não demorou muito para que a nobreza começasse a encomendar tapetes para enfeitar castelos.

Nos dias de hoje, a tapeçaria permanece sendo uma forte indústria. Entretanto, não é mais necessário pensar em temáticas ou em estruturas elaboradas.

Ainda que muitos tapetes sejam utilizados para enfeitar ambientes e compor parte da decoração, muitos têm como principal função proteger as pessoas de lugares escorregadios ou cheios de pó. As vantagens de colocar tapetes pela casa são

  • Segurança

  • Conforto e aconchego

  • Retoque na decoração

  • Simples manutenção

Veja só algumas modalidades de tapete simples que podem ser adaptadas à sua casa!

Na cozinha

tapete para cozinha é importante porque este é um cômodo que pode acabar sendo escorregadio.

Próximo à região da pia, principalmente, deve ser colocado um destes, pois lavar a louça pode acabar salpicando água no chão, deixando-o molhado.

Além disso, ao cozinhar, é possível que você derrube pedaços de comida, que acabariam deixando o chão sujo. Por conta disso, o tapete evita o contato dos alimentos com o piso, pois eles estarão no tecido.

Por se tratar de um item que poderá sujar bastante, você pode buscar por tapetes baratos, pois eles servirão apenas para não deixar que o chão não fique cheio de comida ou água.

Entretanto, se você quiser, é possível encontrar modelos bastante decorados e que poderão combinar com o estilo da sua casa.

Na sala

Geralmente, na sala são escolhidos modelos mais sofisticados e que tenham a ver com a decoração. Escolher o tapete de sala ideal pode ser difícil, pois deve ser levado em conta os itens que já estão dispostos naquele lugar.

É preciso encontrar o tapete ideal para combinar com o sofá, mesa, cadeiras, entre outras coisas que compõem o ambiente. Também é necessário decidir se será usado um tamanho grande, médio ou pequeno.

São várias as possibilidades e tudo vai variar de acordo com o seu gosto pessoal.

Em geral, é bastante comum que sejam comprados os modelos persas. Ele ficaram bastante populares, mas também não são os únicos que podem ser utilizados.

Um tapete peludo pode ser bastante estiloso e, dependendo da decoração que você tem em sua casa, ele dará um toque mais sofisticado e interessante para o local.

No banheiro

Este é, sem dúvidas, um dos cômodos da cara que mais requerem o uso de um tapete. Isso porque, a todo momento, o chão estará úmido ou molhado, o que causaria acidentes caso alguém ande com os pés descalços por ele.

tapete para banheiro deve ser colocado próximo ao box, pois quando a pessoa sair do banho ela não tem o perigo de escorregar.

Também é possível colocar conjuntos de tapetes próximos ao vaso sanitário e à pia.

Esta é uma outra questão que também dependerá do gosto pessoal de cada um, além de o quanto de espaço está disponível naquele lugar, pois muitos banheiros contam com espaços tão reduzidos que é provável que caiba apenas um tapete.

O tapete antiderrapante para banheiro é confeccionado com uma camada feita de borracha na parte de baixo. Esta é uma tecnologia bastante simples, porém, ao mesmo tempo, eficaz.

Por se tratar de um cômodo que fica molhado de modo constante, este material é bastante útil para evitar escorregões.

Na parte de cima desse item, entretanto, é colocado um pano estofado, que irá armazenar a água do corpo.

Assim, é possível pisar no tapete e sair com os pés um pouco mais secos, o que também acaba evitando pequenos acidentes dentro do banheiro.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>