A estrutura de madeira pode apresentar diversas vantagens, como resistência e durabilidade. Além disso, trata-se de um material versátil, que dá origem aos mais variados produtos.

Por esse motivo, é interessante que as madeireiras tenham preocupação com um procedimento de segurança, o que inclui cortes, armazenamentos, tratamentos e finalizações.

Entre os produtos, é possível citar o rodapé de madeira, que promove proteção para as bases de paredes, juntamente ao piso.

Os rodapés podem ser compostos por materiais variados, sendo o de madeira um dos mais tradicionais. É importante citar que embora sejam aplicados essencialmente como proteção e acabamento, há diversos modelos que são empregados como itens decorativos. Afinal, há grande variedade de cores e texturas.

Em relação a sua instalação e opções disponibilizadas, há possibilidade de encontrar rodapés com alturas que podem variar de 10 cm a 25 cm ou até superiores a esses valores.

No entanto, é recomendado que quanto mais alto for o rodapé, que o pé-direito também seja maior, ou seja, a altura entre o piso e o teto.

É indispensável que a instalação seja efetuada por um profissional qualificado, principalmente quando se considera a possibilidade de passagem de cabos de fiação elétrica, telefone e televisão, o que de certa forma também contribui de maneira significativa com a organização, segurança e decoração do local.

Não é recomendado que seja colocado em área externa ou com muita umidade, devido a possibilidade de apodrecimento.

De qualquer maneira, é fundamental que o rodapé tenha um acabamento adequado, principalmente para garantir a durabilidade e evitar problemas com potencial para causar grandes prejuízos. No caso da decoração, caso o piso tenha acabamento de madeira, é preciso ter cautela com os tons para obter um resultado harmonioso.

O uso da prancha de madeira

A procura prancha de madeira preço é muito comum nas madeireiras, assim como o de tábua deste material, são opções comumente aplicadas em estruturas de cobertura.

Enquanto as pranchas são submetidas a cortes ao longo da extensão, com faces paralelas, as tábuas são produzidas por meio  destes itens. Além disso, se apresentam de maneira retangular, de comprimento variável.

No caso das pranchas, a largura é acima de 200 mm, já a espessura apresentada é de 40 mm a 70 mm. Há também a variação que recebe o nome de pranchão, apresentando espessura superior a 70 mm e a largura se enquadra na mesma situação das pranchas, assim como o comprimento, que pode variar.

sarrafo de madeira também é comumente aplicado como um elemento da cobertura, tendo como principal função o suporte da telha.

Trata-se de um item disponibilizado nas mais diversas espessuras, larguras e alturas. No entanto, assim como ripas, caibros e os elementos anteriormente citados,  contam com aplicações diversas, por exemplo, na fabricação de móveis.

Neste cenário, é interessante abordar que pequenos quadrados são variações de sarrafos com dimensões inferiores e são usados comumente para a produção de pincéis e vassouras.

Vantagens das portas e janelas de madeira

A escolha de portas e janelas é fundamental para qualquer tipo de ambiente. No caso desses itens compostos por madeira, é interessante abordar que apresentam grande versatilidade, pois podem apresentar diversos tipos de acabamentos. De forma geral, é um tipo de material que pode apresentar os seguintes atributos:

  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Beleza;
  • Custo/benefício positivo.

É considerado um material com uma facilidade relativa para ser trabalhado e, por esse motivo, ao contar com os profissionais certos, há possibilidade de solicitar projetos personalizados, principalmente no que diz respeito a decoração e formas de acabamento.

No entanto, para que seja possível usufruir de tais benefícios, é fundamental que o material receba o devido tratamento, principalmente contra a umidade e cupins.

Por essa razão, é fundamental evitar itens porosos e a exposição a chuva. Há possibilidade de combinação com outros materiais, por exemplo, com o vidro, que pode conferir um acabamento mais moderno e facilitar o momento de higienização das portas e das janelas.

Se pode concluir com as informações apresentadas ao longo do texto que a madeira é amplamente utilizada das mais variadas formas, porém, é interessante que exista a consciência de que o dimensionamento adequado do projeto tem grande importância para evitar perdas devido aos cortes desnecessários, ou seja, desperdício de material.

Afinal, é uma forma de contribuir com a sustentabilidade e aproveitar ao máximo da matéria-prima.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>