consultório

Montar uma ambientação de um consultório pode ser uma ferramenta de grande ajuda em um Tratamento para estresse ou de outro tipo.

Tudo que faz parte de um consultório pode afetar o paciente de algum modo, por isso, o profissional da saúde ou estética precisa planejar muito bem o espaço e, ainda, mentalizar que será também um cartão de visita.

Dessa forma, o ambiente precisa ser bem organizado, limpo e ter móveis funcionais, pois esse conjunto faz toda a diferença tanto para realizar uma terapia como receber um futuro cliente. Partindo desse ponto, é necessário pensar em características importantes como:

  • Tamanho do local;

  • Direção e tamanho das janelas;

  • Localização dos móveis;

  • Áreas de ventilação.

Ao elaborar o projeto vise as demandas do negócio e dos clientes, apostar num ambiente mais aconchegante pode trazer mais benefícios ou optar por colocar móveis visando uma otimização de espaço e, ainda, harmonizando tudo.

Outra dica é colocar flores naturais ou artificiais em mesas de centro, quadros ou papéis de paredes para incrementar a decoração, nada exagerado.

Com um consultório é sinônimo de pessoas variadas, pense em uma cortina para sala discreta e que combine com outros objetos.

Enfeitar o consultório com quadros que exponham diplomas e certificados de pós-graduação e cursos avançados na área podem ser uma ótima ideia, pois assim o paciente terá a certeza de que o profissional é qualificado e muito eficiente. Retratos da família também passam a ideia de valorização na questão familiar.

Tais ações na decoração, de modo sutil, pode fortalecer a relação de médico-paciente, porque consegue trazer ao consultório conforto e familiaridade.

Descubra outras cores que podem ser aplicadas em consultórios

A psicologia das cores demonstra que o cérebro reage de modo sensorial quando vê determinadas cores. Muitos “marketeiros” utilizam esse recurso para chamar atenção para um produto, serviço ou campanha.

Mas elas também ajudam a criar ambientes mais agradáveis passando uma sensação boa, que pode auxiliar no tratamento de ansiedade.

Os tons variados do branco são considerados uma escolha tradicional e mais acertada em muitos locais que mexem com a saúde, justamente por ser uma cor neutra e passar a imagem de limpeza e higiene.

Se o consultório tiver cores frias, como azul, verde ou violeta, trazem equilíbrio com utensílios de cores quentes, vermelho, laranja e amarelo, nos objetos quadros e almofadas, por exemplo.

Agregar as cores azul e verde resulta em calma benéfica aos pacientes e acompanhantes, dão ideia de sofisticação, higiene e um nível maior de cuidados.

As cores escuras (cinza, marrom e preto) agregam um tom sóbrio e elegante, mas desde que use com moderação para não deixar o ambiente escuro.

De modo geral, as cores fortes quebram a sobriedade da decoração; os tons mais quentes precisam ser aplicados em pequenos detalhes. Organizando o ambientes adequadamente, os pacientes e acompanhantes ficarão à vontade e se sentirão mais confortáveis.

Dicas de móveis para o consultório

Para adquirir móveis e itens para o consultório, como Persiana sob medida, é preciso escolher com bastante atenção, devem ser produtos de qualidade, tons neutros e com revestimentos impermeáveis ou com fácil limpeza.

No momento das escolhas dos itens, preste atenção em formatos dos móveis, cores, estampas e no conforto que eles podem agregar ao consultório, pense nos acompanhantes dos pacientes também.

Por exemplo, a madeira é uma matéria-prima natural que transmite calor, podendo ser utilizada em papéis de parede, persianas e móveis, entre outros dando equilíbrio. Agora, se o consultório recebe crianças, o indicado é investir em objetos/móveis para crianças.

Persiana double vision é uma alternativa, pois tem o tecido sobreposto com listras horizontais, assim, possibilitando uma visualização externa sem precisar abri-la completamente, controlando a luminosidade de acordo com o que deseja.

A persiana é fabricada por duas telas de tecidos paralelas, unida em um trilho superior, com fechamento completo das listras, o que proporciona privacidade e um local escuro, mas isso dependerá do tecido.

Preocupe-se também com a acessibilidade do consultório, pois poderá ter pacientes com dificuldade de mobilidade e que dependa de cadeiras de rodas, andadores ou muletas.

Deixe espaços abertos para acessos livre aos consultórios e demais salas, visando a segurança das pessoas. Evite objetos pontiagudos, principalmente, com crianças que podem se machucar.

Pense em um ambiente que possa entreter o paciente, se tiver crianças, o ideal é espaço para elas com jogos e brinquedos; para adultos pode optar por revistas ou livros. Pequenos detalhes podem fazer uma grande diferença.