As colunas e vigas metálicas tem se tornado cada vez mais comuns no universo da construção civil. Isso porque ela reúne aspectos de sustentabilidade e eficiência da construção.

Antigamente, elas eram estruturas usadas em obras comerciais, como depósitos, galpões e alguns tipos de edifícios corporativos, mas, hoje em dia, já são utilizadas em diversos tipos de construções.

A utilização deste tipo de estrutura pode ter um custo mais alto. No entanto, como há uma infinidade de vantagens seu custo-benefício pode ser equiparado ao investimento desempenhado.

Entre os benefícios pode-se destacar a redução do prazo da obra, já que se utiliza de estruturas prontas que são encaixadas de acordo com o planejado no projeto.

Um outro ponto é a flexibilização do projeto, à medida em que a readequação da estrutura se torna mais fácil, por ser menos complexo trabalhar com as estruturas metálicas do que eliminar ou demolir uma coluna, por exemplo.

Ainda mais, a estrutura metálica apresenta organização e limpeza para a obra. Isso se deve ao fato de o material ser reduzido assim gerando menos entulhos e/ou rejeitos. Tal fator também implica na redução dos impactos ambientais gerados pela construção.

A laje é uma estrutura que faz a interface entre os pavimentos de uma construção, servindo como suporte para os contrapisos. Ela ainda pode ter a função de teto.

Normalmente, uma laje se apoia em vigas, que se apoiam em pilares. Esses últimos distribuem a carga da edificação.

Existem diversos tipos de materiais, como a Treliça para laje que podem ser utilizadas em sua construção.

As lajes pré moldadas são indicadas para construir estruturas firme, tornando a obra mais econômica e também garantindo a qualidade do resultado final.

Elas são compostos por placas de cimento em forma de treliça, ou seja, possuem uma estrutura de metal sobre elas. Essa estrutura permite ainda o encaixe de tijolos ou placas de isopor.

Quando optar por um mezanino metálico?

Ao invés de construir uma laje em alvenaria, que demanda um projeto de construção feito por engenheiros ou arquitetos, o cálculo da conta de materiais que vão ser utilizados e a compra desses materiais, além de contratar a mão de obra para executar o serviço, uma boa alternativa é a montagem de um Mezanino metálico.

Esse processo de montagem é rápido e simples, eliminando todas essas etapas citadas acima.

Ao instalar um mezanino metálico, você passa a ter uma nova área útil dentro do seu estabelecimento, seja ele comercial ou residencial. Segue abaixo uma lista com algumas opções de ambientes que podem ser criados pelo mezanino:

  • Sala de televisão;
  • Dormitório extra;
  • Sala de descanso;
  • Escritório;
  • Estúdio;
  • Salão de jogos.

Já se for para um estabelecimento comercial, o mezanino pode ser utilizado para abrigar um refeitório, criar novas salas, ser depósito de mercadorias.

Enfim, o que a criatividade permitir. Se a sua edificação possui um pé-direito alto, criar um ambiente a mais que você deseja ter no seu espaço, fica ainda mais fácil.

O mezanino metálico é formado por uma estrutura feita com vigas de aço do tipo “I” ou “W” e perfis dobrados do tipo “U” ou tubulares, dependendo da necessidade do seu uso e da carga que o piso vai receber.

A estrutura pode ser pintada da cor que você desejar com esmalte sintético, enquanto o piso pode ser feito de vários materiais.

Conheça as opções de portões de garagem

Existem diversos portões que podem ser instalados em garagem, seja ela de estabelecimentos residenciais ou comerciais, podendo ser portão de ferro, de madeira, alumínio, lata e também pode ser no modelo basculante, de abrir, de correr ou eletrônico.

O portão basculante possui abertura na vertical e a base de sustentação dele corre dentro de uma espécie de trilho tanto do lado direito quanto esquerdo, permitindo assim a sua abertura e fechamento. Ele é indicado em casos que não dão para fazer uma abertura horizontal devido ao espaço.

O portão de correr é o mais utilizado, pois pode abrir na horizontal, podendo utilizar materiais mais pesados e resistentes, dando maior segurança. Como esse modelo corre paralelamente ao muro, ele não ocupa espaço extra.

Já o portão de abrir, um outro modelo bastante comum, só é possível para modelos menores, pois ele é fixado na parede e não pode sobrecarregar de peso.

O Portão de garagem preço varia de acordo com o modelo, tamanho, material e necessidades específicas de instalação.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>