A infraestrutura de prédios podem ter muitas formas de se editar, fazendo alterações em basicamente tudo, desde a questão de segurança até a parte visual, de forma que ela entregue mais facilidade para quem irá utilizar a edificação.

Nesse sentido, é possível identificar corretamente as necessidades de um prédio ao observar as principais modificações feitas e os sinais que a própria estrutura apresenta, facilitando a implementação de um projeto correto.

Vamos entender durante este artigo quais são essas modificações que podem agregar muito aos prédios abordando essas melhorias a partir da estrutura e da parte estética, mais voltada para entregar uma elegância e conforto ao local.

O mais importante: Segurança

Em um primeiro momento, é preciso compreender que toda e qualquer edificação precisa de permissões e vistorias para funcionar adequadamente. Isso porque um imóvel residencial oferece uma formatação estrutural e riscos distintos de um prédio comercial ou industrial.

Desse modo, é preciso compreender os riscos que podem ocorrer nesses locais para proporcionar a segurança adequada e formas de prevenir quaisquer acidentes.

Nesse sentido, é possível investir em um projeto AVCB adequado para o seu prédio. Isso porque, independente de qual função o prédio terá é necessário certificar as formas de combate a incêndio.

O AVCB (Auto de Vistoria de Corpo de Bombeiros) é, basicamente, um conjunto de normas estruturais e organizacionais que um prédio precisa seguir para funcionar de acordo com a lei e sem oferecer riscos para aqueles que frequentarão o local.

Também conhecido como CLCB (Certificado de Licença do Corpo de Bombeiros) é um laudo obrigatório para comércios e indústrias. No entanto, é uma vistoria recomendada para qualquer edificação de forma a garantir os itens de combate a incêndio específicos para aquele local.

Isso sem mencionar que será estruturado um plano de fuga para o caso de incêndios e as sinalizações adequadas para evacuação.

Ainda considerando a segurança estrutural do ambiente, é interessante realizar modificações e usar um material eletrico específico, que auxilie a estrutura a ter um melhor desempenho.

Um dos principais equipamentos nesse contexto é o DPS (Dispositivo Protetor de Surto) que fica na parte interna do prédio e oferece maior segurança em caso de problemas de alta tensão, fazendo com que descargas elétricas inesperadas não interfiram nos equipamentos.

O grande problema de não usar esse equipamento é que, além do risco financeiro, é possível ter curtos que fomentem um incêndio, sendo além de tudo um dispositivo de segurança geral.

Estruturando o imóvel

O uso de itens como a cantoneira pode deixar o ambiente mais agradável, bonito, além de valorizar o imóvel.

Elas podem ser instaladas em diversos setores, e tem como principal função acertar quinas matrizes em paredes ou divisórias.

Um outro uso muito comum é em prateleiras, sendo um material de apoio. Caso seja fabricada em forma extensa pode cumprir uma função muito importante na parte arquitetônica de um prédio.

Outro material com aplicação diversa dentro de estruturas é o perfilado, podendo fazer parte da elétrica ou até mesmo da construção de forros. Existem muitos tipos de perfilados, como:

  • Perfilados lisos;

  • Perfilados de 2 furos;

  • Perfilado de vertical;

  • Perfilado horizontal;

O que tem mais uso na infraestrutura é o perfilado perfurado, que tem sua base constituída de furos sem prejudicar a rigidez do produto, fazendo com que sua aplicação seja extremamente diversa.

Sua principal função é auxiliar na ventilação e na passagem de cabeamento, facilitando a manutenção desses produtos que ficam em uma parte interna da estrutura e por isso são de difícil acesso.

Um outro benefício que vale destacar é que por se tratar de peças padronizadas elas podem se encaixar e montar uma rede conforme a necessidade do lugar, sendo prático e eficaz.

Melhorando o visual

Além de ter um ambiente eficiente, uma das preocupações de qualquer proprietário é ter um lugar elegante, com um visual moderno e limpo. Por este motivo, iremos abordar algumas melhorias possíveis para agregar a eficiência com elegância e sofisticação.

Uma forma de alcançar esses aspectos é investir no design e na decoração do ambiente com itens como o Led.

Esse item tem tomado conta das tendências nos últimos tempos, sendo aplicado em várias partes de prédios e residências.

A principal utilização é como fita de LED para sanca, tornando o ambiente mais aconchegante e com iluminação diversificada. A sanca é uma sobreposição que fica no teto para a iluminação, é muito elegante e quando casada com o uso do LED fica ainda mais bonita.

Já contar com o uso de hidrantes traz para o ambiente mais personalidade, além de aliar segurança.

Para se ter uma ideia, muitos prédios têm optado por utilizar terminal hidráulico de forma personalizada, como item decorativo. Já que o hidrante irá estar ali de qualquer forma, porque não aproveitar para usá-lo a favor do ambiente?

Nesse sentido, é possível pintar, desenhar e usar outras formas para que ele agregue mais ao ambiente.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>