residências

Poucas coisas são tão boas quanto um banho de piscina refrescante em um dia quente de verão. Por conta disso, quem vive em zonas de clima tropical (como é o caso de boa parte da população brasileira) costuma investir em uma estrutura do tipo para as residências.

Entretanto, nem todos sabem que há uma série de modelos disponíveis no mercado, que têm diferentes efeitos sobre a estética do local e, claro, faixas de custo distintas.

Assim, é muito difícil que uma pessoa não encontre um tipo ideal tanto para o seu orçamento quanto para o espaço que irá recebê-lo.

Quer aprender mais a respeito dos tipos de piscinas disponíveis para a sua casa? Então continue lendo o artigo e confira algumas informações importantes a respeito das opções.

Piscina desmontável

Em muitos casos, uma pessoa quer ter uma piscina em residências, mas não pode investir o valor necessário para a obra. Da mesma forma, há a possibilidade de não existir espaço suficiente no imóvel para acomodá-la.

A boa notícia é que nenhum desses casos é suficiente para impedir que uma pessoa tenha um item do tipo em casa. Para isso, basta optar pelas piscinas desmontaveis.

Como o seu próprio nome diz, elas podem ser desmontadas e guardadas quando não estiverem em uso, permitindo que o espaço antes ocupado por ela fique livre.

Vale ressaltar que nem todos os modelos dessa piscina são iguais. É possível optar tanto por uma versão inflável quanto por um item armado.

Nesse último caso, por mais que a piscina em si seja feita de uma camada de PVC flexível, ela contém tubos rígidos que passam por dentro dela, fazendo com que a sua estrutura seja mais robusta.

Consequentemente, ela tem tamanho e formato pré definidos, permitindo que o comprador avalie se o modelo em questão é adequado para o seu espaço.

Piscina com borda infinita

Em grande parte dos casos, as piscinas instaladas em residências ocupam apenas uma parcela do terreno do jardim.

Entretanto, quando a paisagem favorece, é possível investir em um modelo diferenciado, que cria um efeito muito particular sobre o local. Para quem gosta dessa variedade a piscina com borda infinita é a melhor opção.

Como o seu próprio nome dá a entender, a estrutura e a paisagem trabalham juntas para criar uma ilusão de ótica, como se a piscina, na verdade, não tivesse borda. Por conta disso, esse estilo construtivo costuma ser muito usado em hotéis e spas que têm uma localização privilegiada.

Apesar das vantagens oferecidas por ela, é preciso ter em mente que a piscina borda infinita tem um custo de instalação muito superior ao de um modelo regular, mesmo que o material usado seja o mesmo.

O motivo por trás disso é que, como a água precisa transbordar para criar a ilusão de ótica em questão, há a necessidade de se criar uma estrutura de drenagem para levá-la de volta ao reservatório, algo que exige um investimento extra.

Piscina de canto

Da mesma forma, nada impede que a piscina aproveite uma quina esquecida do quintal da casa, que não tem nenhuma finalidade. Nesse caso, é realizada a instalação de uma piscina de canto.

Esse modelo tem um formato diferenciado e tem como objetivo aproveitar o espaço esquecido e torná-lo útil.

Vale ressaltar que, caso a ideia seja construir uma estrutura desse tipo, é mais interessante que ela seja feita de alvenaria.

O motivo por trás disso é a possibilidade de personalização, que é muito superior ao modelo feito em fibra de vidro, permitindo que os donos contem com uma estrutura que aproveita cada centímetro do local.

Piscina com deck para residências

Outra coisa que nem todas as pessoas consideram é que, quando uma piscina é instalada em um local, ele passa a ter uma atmosfera de socialização. Consequentemente, é interessante que haja uma infraestrutura mínima para tal.

Por conta disso, boa parte dos proprietários de imóveis optam por fazer a construção de uma piscina com deck. Trata-se de uma estrutura feita com tábuas de madeira justapostas e que recebem um tratamento especial para serem mais resistentes.

Nesse momento, há quem relute em contar com uma estrutura desse tipo, temendo o alto custo de aquisição da madeira. No entanto, existem modelos que são confeccionados em outros materiais, tais como:

  • Madeiras tratadas para ficarem ao ar livre;

  • Polímeros plásticos (como o PVC);

  • Deck para piscina de porcelanato;

  • Decks modulados.

Assim, cabe ao proprietário do local verificar qual é a opção que melhor se encaixa em seu orçamento e à decoração do espaço.